Uma ferramenta para apoiar generalização de feedback em disciplinas de programação introdutória
Uma ferramenta para apoiar generalização de feedback em disciplinas de programação introdutória
<luiz.fernando@arapiraca.ufal.br>
Os
conceitos básicos de programação fazem parte das disciplinas de programação
introdutória, sendo de grande importância para a formação dos estudantes. Geralmente
para avaliar o entendimento destes conceitos, os professores adotam atividades
práticas de codificação, o que pode ser uma tarefa difícil, caso o feedback do
professor não esteja em tempo adequado, podendo levar o aluno a desconhecer se
o seu entendimento é correto. Para minimizar dificuldades desta natureza,
diversos recursos computacionais são buscados pelos docentes. Portanto, o
presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ferramenta, que
auxilie na generalização de feedback por meio de agrupamentos de códigos
baseados em métricas de software.
The
basic concepts programming are part of introductory programming disciplines,
being of great importance for training the students. Generally, to assess the
understanding of these concepts, teachers adopt practical coding activities,
which can be a difficult task, if the feedback from the teacher isn't in due
time, and may lead the student to not know if their understanding is correct.
To minimize difficulties of this nature, several computational resources are
sought by teachers. Thus, this work aims to present a tool proposal, which
helps in generalizing feedback through code groupings based on software
metrics.
Me. Silva, Tércio de Morais Sampaio.
Métricas de software.
Programação (Computadores).