Análise do perfil dos estudantes da Universidade Federal de Alagoas: após a Lei de Cotas

Análise do perfil dos estudantes da Universidade Federal de Alagoas: após a Lei de Cotas

Autor(a)
Português, Layzze da Silva.
<layzzeportugues@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
24/02/2022
Curso/Outros
Administração Pública
Número de folhas
54
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho se propõe a realizar uma análise descritiva do perfil dos alunos da Universidade Federal de Alagoas, após a lei de cotas, visando evidenciar as principais características influenciadoras do processo de implementação de políticas públicas de cotas. A política pública de cotas configura-se como uma importante ação afirmativa, a qual visa garantir acesso dos alunos menos favorecidos às universidades federais e em particular a Ufal, adotando como critérios a raça, a renda familiar e os egressos do ensino público. Analisaremos de forma descritiva e em números como a lei de cotas alterou o perfil dos alunos da Universidade Federal de Alagoas. O estudo teve como base os dados coletados da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das Ifes – 2018, artigos, livros, dissertações, teses e leis que regulamentam a matéria, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica e a análise descritiva. A metodologia utilizada foi a revisão dos principais elementos desse estudo e uma revisão bibliográfica aprofundada, a qual serviu de base para que se chegasse a um entendimento dos fatores históricos que possibilitaram o surgimento e aprimoramento das políticas públicas de cotas e como sua implementação alterou o perfil dos alunos das universidades federais. Conclui-se, portanto, que a lei de cotas se configura como uma importante ferramenta, a qual busca democratizar o acesso às universidades federais pelos alunos menos favorecidos. Essas políticas públicas buscam manter a igualdade material, garantida no texto constitucional, entre aqueles que estão em situações distintas na sociedade.

Abstract

This work aims to perform a descriptive analysis of the profile of students of the Federal University of Alagoas, after the quota law, aiming to highlight the main influencing characteristics of the process of implementation of public quota policies. The public quota policy is an important affirmative action, which aims to guarantee access for less favored students to federal universities and in particular Ufal, adopting as criteria race, family income and graduates of public education. We will analyze descriptively and in numbers how the quota law changed the profile of students of the Federal University of Alagoas. The study was based on the data collected from the V National Survey of Socioeconomic and Cultural Profile of undergraduate students of ifes - 2018, articles, books, dissertations, theses and laws that regulate the subject, using as methodology the bibliographic review and descriptive analysis. The methodology used was the review of the main elements of this study and an in-depth bibliographic review, which served as a basis for an understanding of the historical factors that enabled the emergence and improvement of public quota policies and how its implementation changed the profile of students from federal universities. It is concluded, therefore, that the quota law is an important tool, which seeks to democratize access to federal universities by the less favored students. These public policies seek to maintain material equality, guaranteed in the constitutional text, among those who are in different situations in society.

Orientador(a)
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Banca Examinadora
Ma. Silva, Fabiana de Cássia de Araújo.
Me. Muniz, Lucas Maciel .
Palavras-chave
Desigualdade social.
Políticas públicas - Cotas raciais.
Educação superior - Universidade Federal de Alagoas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
465
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