Alfabetização científica e o ensino inclusivo de ciências da natureza para estudantes autistas: breve revisão bibliográfica.

Alfabetização científica e o ensino inclusivo de ciências da natureza para estudantes autistas: breve revisão bibliográfica.

Autor(a)
Silva, Emilly Tamires Alves Araújo.
<emilly.bio@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
23/02/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado principalmente por dificuldade de interação social e estereotipias. Há três espectros determinantes da condição da pessoa autista, o leve, o moderado e o severo, cada um necessita de uma intervenção diferente de ensino. O autismo pode ainda estar associado a outras comorbidades do neurodesenvolvimento, o que torna a aprendizagem mais lenta em virtude do desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Em vista disso, o ensino de Ciências da Natureza precisa dispor de estratégias de inclusão no cotidiano do processo educacional dos alunos autistas, sendo imprescindível que o educador promova a alfabetização científica de maneira clara e simples, garantindo assim o direito de aprender de acordo com a subjetividade e o próprio ritmo de seus alunos. Este trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, objetivou analisar publicações acerca das estratégias de ensino no campo das Ciências Naturais que propõem a alfabetização científica a estudantes autistas. O recorte temporal adotado foi de 2007 a 2021 e neste intervalo localizamos apenas 5 (cinco) estudos; isso nos conduziu para a primeira constatação desta pesquisa, que é a escassez de estudos acerca da temática, alertando para a necessidade de implementação de mais trabalhos que aprofundem os meios didáticos para conduzir estudantes autistas na alfabetização científica dentro das Ciências Naturais. A análise dos trabalhos levantados evidenciou principalmente o grande êxito das estratégias lúdicas no ensino/aprendizagem de crianças autistas, pois, através da ludicidade, o aprendizado se torna dinâmico, muitas das vezes até palpável, levando-as a uma melhor compreensão do conteúdo estudado. 

Abstract

 Autism is a pervasive developmental disorder characterized primarily by difficulty in social interaction and stereotypies. There are three spectra that determine the condition of the autistic person, mild, moderate and severe, each one requiring a different teaching intervention. Autism may also be associated with other neurodevelopmental comorbidities, which makes learning slower due to the individual's cognitive development. In view of this, the teaching of Natural Sciences needs to have strategies of inclusion in the daily educational process of autistic students, being essential that the educator promotes scientific literacy in a clear and simple way, thus guaranteeing the right to learn according to the subjectivity and the rhythm of their students. This qualitative and bibliographic research work aimed to analyze publications about teaching strategies in the field of Natural Sciences that propose scientific literacy to autistic students. The time frame adopted was from 2007 to 2021 and in this interval we found only 5 (five) studies; This led us to the first finding of this research, which is the scarcity of studies on the subject, alerting to the need to implement more works that deepen the didactic means to lead autistic students in scientific literacy within the Natural Sciences. The analysis of the works raised showed mainly the great success of the playful strategies in the teaching/learning of autistic children, because, through playfulness, learning becomes dynamic, often even palpable, leading them to a better understanding of the studied content.

Orientador(a)
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Banca Examinadora
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Dr.ª Alves, Júlia Mayra Duarte.
Palavras-chave
Autismo.
Alfabetização científica.
Educação inclusiva.
Ensino de ciências.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
571
Observações


Não foi possível exibir o PDF