Avaliar a influência da utilização de metodologias ativas no ensino de química nas instituições de Ensino médio de Viçosa / AL, durante o período pandêmico

Avaliar a influência da utilização de metodologias ativas no ensino de química nas instituições de Ensino médio de Viçosa / AL, durante o período pandêmico

Autor(a)
Ventura, Glauco Soares.
<glaucospfc3@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
04/02/2022
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
41
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa pode ser vista como um estudo de campo, onde buscamos informações reais com professores de química com o objetivo de investigar através de coleta de dados a utilização de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem no período pandêmico. Além disso, foi realizado um estudo bibliográfico para dar subsídios na investigação, análise e interpretação das informações obtidas. Foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados e aplicados a professores de ensino de química do município de Viçosa/AL. Após o tratamento desses dados, ficou evidente a falta de apropriação do conhecimento sobre as metodologias ativas e com isso a necessidade de uma formação continuada dos professores. Vale ressaltar, o potencial e empenho dos docentes que enfrentaram todas as adversidades em um momento crítico e tentaram oferecer um ensino aprendizagem com excelência, mesmo com poucas condições e recursos, com a intenção de minimizar os impactos ocasionados pela pandemia. 

Abstract

This research can be seen as a field study, where we seek real information with chemistry teachers in order to investigate through data collection the use of active methodologies in the teaching-learning process in the pandemic period. In addition, a bibliographic study was carried out to support the investigation, analysis and interpretation of the information obtained. A questionnaire was used as a data collection instrument and applied to chemistry teachers in the city of Viçosa/AL. After processing these data, it was evident the lack of appropriation of knowledge about active methodologies and with that the need for continuing education. It is worth mentioning the potential and commitment of the teachers who faced all adversities at a critical moment and tried to offer a teaching-learning process with excellence, even with few conditions and resources, with the intention of minimizing the impacts caused by the pandemic.

Orientador(a)
Ma. Telles, Nadjane Leite dos Santos.
Coorientador(a)
Dr. Silva, Eid Cavalcante da.
Banca Examinadora
Dr.ª Lima, Cinthia Costa de.
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Palavras-chave
Metodologias ativas.
Educação - Pandemia.
Aluno protagonista.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
346
Observações


Não foi possível exibir o PDF