Avaliar a influência da utilização de metodologias ativas no ensino de química nas instituições de Ensino médio de Viçosa / AL, durante o período pandêmico
Avaliar a influência da utilização de metodologias ativas no ensino de química nas instituições de Ensino médio de Viçosa / AL, durante o período pandêmico
<glaucospfc3@hotmail.com>
Esta pesquisa pode ser vista como um estudo de campo, onde buscamos informações reais com
professores de química com o objetivo de investigar através de coleta de dados
a utilização de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem no
período pandêmico. Além disso, foi realizado um estudo bibliográfico para dar
subsídios na investigação, análise e interpretação das informações obtidas. Foi
utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados e aplicados a
professores de ensino de química do município de Viçosa/AL. Após o tratamento
desses dados, ficou evidente a falta de apropriação do conhecimento sobre as
metodologias ativas e com isso a necessidade de uma formação continuada dos
professores. Vale
ressaltar, o potencial e empenho dos docentes que enfrentaram todas as
adversidades em um momento crítico e tentaram oferecer um ensino aprendizagem
com excelência, mesmo com poucas condições e recursos, com a intenção de
minimizar os impactos ocasionados pela pandemia.
This research can be seen as a field study,
where we seek real information with chemistry teachers in order to investigate
through data collection the use of active methodologies in the
teaching-learning process in the pandemic period. In addition, a bibliographic
study was carried out to support the investigation, analysis and interpretation
of the information obtained. A questionnaire was used as a data collection
instrument and applied to chemistry teachers in the city of Viçosa/AL. After processing
these data, it was evident the lack of appropriation of knowledge about active
methodologies and with that the need for continuing education. It is worth
mentioning the potential and commitment of the teachers who faced all
adversities at a critical moment and tried to offer a teaching-learning process
with excellence, even with few conditions and resources, with the intention of
minimizing the impacts caused by the pandemic.
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Educação - Pandemia.
Aluno protagonista.