O uso de jogos como ferramenta didática para uma aprendizagem significativa no ensino de eletromagnetismo: uma revisão da literatura

O uso de jogos como ferramenta didática para uma aprendizagem significativa no ensino de eletromagnetismo: uma revisão da literatura

Autor(a)
Pereira, Yolanda Aparecida da Silva.
<yoli10gt@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
03/02/2022
Curso/Outros
Física
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Nos dias atuais, há diversas discussões sobre qual método de ensino é apropriado para ensinar física de forma significativa. Este é um dos maiores desafios dos professores dessa área que se preocupam com um ensino de qualidade. Nesse sentido, este trabalho trata-se de uma revisão de literatura sobre o uso de jogos como ferramenta didática para uma aprendizagem significativa no ensino do eletromagnetismo. O objetivo é fazer um apanhado do que é conhecido na literatura   a respeito da eficácia dos jogos no contexto do ensino de física, especialmente sobre o eletromagnetismo. Utilizando uma metodologia bibliográfica, dando respaldo a pesquisa através de uma análise qualitativa dos trabalhos estudados. Assim, as contribuições proporcionadas pelo uso de atividades planejadas com jogos são resultado de uma busca de melhores resultados na qualidade da aprendizagem educacional tendo como aporte, a teoria da aprendizagem significativa.

Abstract

These days, there are several discussions about which teaching method is appropriate to teach physics in a meaningful way. This is one of the biggest challenges for teachers in this area who are concerned with quality teaching. In this sense, this work is a literature review on the use of games as a didactic tool for a meaningful learning in the teaching of electromagnetism. The objective is to make an overview of what is known in the literature about the effectiveness of games in the context of teaching physics, especially about electromagnetism. Working from a bibliographic methodology, enabling the work to expose research and experiences on the subject, supporting the research through a qualitative analysis. Thus, the contributions provided by the use of planned activities with games are the result of a search for better results in the quality of educational learning, having as input, the theory of meaningful learning.

Orientador(a)
Dr. Leão Neto, José Pereira.
Banca Examinadora
Dr. Moura, André de Lima.
Dr. Andrade, José Henrique Araújo Lopes de.
Palavras-chave
Jogos e brincadeiras.
Educação.
Ensino de física.
Prática pedagógica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
547
Observações


Não foi possível exibir o PDF