O uso de jogos como ferramenta didática para uma aprendizagem significativa no ensino de eletromagnetismo: uma revisão da literatura
O uso de jogos como ferramenta didática para uma aprendizagem significativa no ensino de eletromagnetismo: uma revisão da literatura
<yoli10gt@gmail.com>
Nos dias atuais, há diversas
discussões sobre qual método de ensino é apropriado para ensinar física de
forma significativa. Este é um dos maiores desafios dos professores dessa área
que se preocupam com um ensino de qualidade. Nesse sentido, este trabalho trata-se de uma revisão de literatura sobre o
uso de jogos como ferramenta didática para uma aprendizagem significativa no
ensino do eletromagnetismo. O objetivo é fazer um apanhado do que é conhecido
na literatura a respeito da eficácia
dos jogos no contexto do ensino de física, especialmente sobre o
eletromagnetismo. Utilizando uma metodologia bibliográfica, dando respaldo a
pesquisa através de uma análise qualitativa dos trabalhos estudados. Assim, as contribuições proporcionadas pelo uso de
atividades planejadas com jogos são resultado de uma busca de melhores
resultados na qualidade da aprendizagem educacional tendo como aporte, a teoria
da aprendizagem significativa.
These days, there are several
discussions about which teaching method is appropriate to teach physics in a
meaningful way. This is one of the biggest challenges for teachers in this area
who are concerned with quality teaching. In this sense, this work is a
literature review on the use of games as a didactic tool for a meaningful
learning in the teaching of electromagnetism. The objective is to make an
overview of what is known in the literature about the effectiveness of games in
the context of teaching physics, especially about electromagnetism. Working
from a bibliographic methodology, enabling the work to expose research and
experiences on the subject, supporting the research through a qualitative
analysis. Thus, the contributions provided by the use of planned activities
with games are the result of a search for better results in the quality of
educational learning, having as input, the theory of meaningful learning.
Dr. Andrade, José Henrique Araújo Lopes de.
Educação.
Ensino de física.
Prática pedagógica.