As características do ensino remoto de física em tempos de pandemia

As características do ensino remoto de física em tempos de pandemia 

Autor(a)
Silva Neto, Antonio Matias da.
<antonio.matias@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
21/03/2022
Curso/Outros
Física
Número de folhas
28
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como se deu as aulas de física a partir das necessidades educacionais devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) que contaminou grande parte da população. Isso demandou o isolamento social visando a proteção da saúde de toda comunidade escolar o que necessitou adaptações no ensino de física. Todos os cursos tiveram suas limitações com relação ao ensino, porém, a física por ser uma disciplina que exige um pouco mais de atenção por envolver muitos conceitos e cálculos, apresentou uma maior dificuldade de adaptação a essa nova modalidade de ensino na área de ciências exatas . Com todo o processo tecnólogico no ensino, os professores tivrem que se adaptar, até mesmo aprender a usar ferramentas digitais como computadores, softwares, sites entre outras ferramentas para lecionar de forma remota. De modo geral, entendemos que o ensino de física durante a pandemia foi um grande desafio para os professores de física e também para os alunos, demandando total apoio do das tecnologias digitais para o ensino.

Abstract

The present work aims to analyze how needs such as physics classes were given from the educational needs due to the new coronavirus pandemic that contaminated a large part of the population community, with this occasionally social isolation to protect school health, studying how announced and as characteristics of physics teaching. All courses maintained, however, with their teaching modalities, but with greater difficulty for higher education, with a greater difficulty in discipline, with a greater difficulty, with a greater difficulty, with a greater teaching modality in the area of ​​teaching. With the whole process of technology in remote teaching, teachers have to adapt, even learning to use digital tools such as software, computers, websites and other tools to be able to read in a way. In general, we understand that teaching physics during the pandemic was a great challenge for physics teachers and also for students, a teaching that sought full support from digital technologies for teaching.

 

Orientador(a)
Dr. Moura, André de Lima.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Askery Alexandre Canabarro Barbosa da.
Dr. Lima, Emerson de.
Palavras-chave
Ensino de física.
Pandemia.
Ensino remoto.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
397
Observações


Não foi possível exibir o PDF