Categorização das imagens presentes nos livros do PNLD - 2018 de química sobre isomeria
Categorização das imagens presentes nos livros do PNLD - 2018 de química sobre isomeria
<driele.santos@arapiraca.ufal.br>
Esta pesquisa apresenta uma análise a respeito das imagens
presentes nos capítulos de isomeria em livros didáticos do Ensino Médio aprovados
pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Esse estudo fez-se necessário
para identificar quais são as tendências que a utilização das imagens nos
livros de Química do Ensino Médio selecionado nesse programa segue. Para
entender como elas estão dispostas na sequência didática, se há relação texto e
imagem e qual é a funcionalidade que ela expressa. Dessa forma, a metodologia
deste estudo foi pautada na aplicação na taxonomia proposta por Perales
Palacios e Jiménez Valladares (2002) na qual subsidiou alguns requisitos que as
imagens devem ter para atingir o seu correto processamento na leitura. Dessa
forma foram selecionadas cinco categorias de análise desta taxonomia (função da
sequência didática, grau de iconicidade, funcionalidade das imagens, relação
das imagens com o texto principal e as etiquetas verbais). A partir disso,
foram identificados alguns pontos pertinentes da utilização das imagens nestes
capítulos, presentes nos livros destinados aos alunos do 3º ano em todas as
coleções. A escolha por esse tema, isomeria, foi escolhido por ser considerado
de difícil compreensão, abstrato e teórico. Logo, esta pesquisa contribuiu para
entender as tendências que essas imagens seguiram de acordo com a categorização
proposta. Em cada página destinada à discussão deste assunto as imagens ocupam
um espaço significativo. Desse modo, observou-se que as imagens presentes na
sequência didática foram majoritariamente de aplicação e definição. O grau de
iconicidade apresentou uma maior importância de desenhos figurativos com signos
normalizados. A funcionalidade em sua grande maioria foi sintática. A relação
com o texto principal foi praticamente homogênea. E, por fim, as etiquetas
verbais se destacaram como relacionáveis. O resultado desta pesquisa também
indicou que há vasta diversidade de como as imagens são apresentadas nos livros
de Química. Além disso, observou-se que é necessário haver cuidado com a
qualidade da relação textos e imagens presentes nesse recurso didático, visto
que desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem. Com
isso, essa análise almeja contribuir para dar subsídios sólidos para a escolha
dos livros didáticos. Com base na sequência didática proposta e seus recursos
visuais.
This research presents an analysis of the images present in the isomerism
chapters in high school textbooks approved by the National Textbook Program of
2018. This study was necessary to identify the trends that the use of images in
textbooks High School Chemistry selected in this program follows. To understand
how they are arranged in the didactic sequence, if there is a relationship
between text and image and what is the functionality that it expresses. Thus,
the methodology of this study was based on the application of the taxonomy
proposed by Perales Palacios and Jiménez Valladares (2002) in which he
subsidized some requirements that images must have to achieve their correct
processing in reading. Thus, five analysis categories of this taxonomy were
selected (didactic sequence function, degree of iconicity, image functionality,
relationship of images with the main text and verbal labels). From this, some
pertinent points of the use of images in these chapters were identified,
present in books intended for 3rd year students in all collections. The choice
for this theme, isomerism, was chosen because it is considered difficult to
understand, abstract and theoretical. Therefore, this research contributed to
understanding the trends that these images followed according to the proposed
categorization. On each page dedicated to the discussion of this subject,
images occupy a significant space. Thus, it was observed that the images
present in the didactic sequence were mostly of application and definition. The
degree of iconicity showed a greater importance of figurative drawings with
normalized signs. Most of the functionality was syntactic. The relationship
with the main text was practically homogeneous. And finally, verbal tags stood
out as relatable. The result of this research also indicated that there is a
vast diversity of how images are presented in Chemistry books. In addition, it
was observed that care must be taken with the quality of the relationship
between texts and images present in this didactic resource, since they play an
important role in the teaching and learning process. Thus, this analysis aims
to contribute to provide solid subsidies for the choice of textbooks. Based on
the proposed didactic sequence and its visual resources
Dr. Del Colle, Vinícius.
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Isomeria .
Livro didático - Imagens - Análise.