Categorização das imagens presentes nos livros do PNLD - 2018 de química sobre isomeria

Categorização das imagens presentes nos livros do PNLD - 2018 de química sobre isomeria

Autor(a)
Santos, Driele Crispiniano.
<driele.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
16/03/2022
Curso/Outros
Química
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise a respeito das imagens presentes nos capítulos de isomeria em livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Esse estudo fez-se necessário para identificar quais são as tendências que a utilização das imagens nos livros de Química do Ensino Médio selecionado nesse programa segue. Para entender como elas estão dispostas na sequência didática, se há relação texto e imagem e qual é a funcionalidade que ela expressa. Dessa forma, a metodologia deste estudo foi pautada na aplicação na taxonomia proposta por Perales Palacios e Jiménez Valladares (2002) na qual subsidiou alguns requisitos que as imagens devem ter para atingir o seu correto processamento na leitura. Dessa forma foram selecionadas cinco categorias de análise desta taxonomia (função da sequência didática, grau de iconicidade, funcionalidade das imagens, relação das imagens com o texto principal e as etiquetas verbais). A partir disso, foram identificados alguns pontos pertinentes da utilização das imagens nestes capítulos, presentes nos livros destinados aos alunos do 3º ano em todas as coleções. A escolha por esse tema, isomeria, foi escolhido por ser considerado de difícil compreensão, abstrato e teórico. Logo, esta pesquisa contribuiu para entender as tendências que essas imagens seguiram de acordo com a categorização proposta. Em cada página destinada à discussão deste assunto as imagens ocupam um espaço significativo. Desse modo, observou-se que as imagens presentes na sequência didática foram majoritariamente de aplicação e definição. O grau de iconicidade apresentou uma maior importância de desenhos figurativos com signos normalizados. A funcionalidade em sua grande maioria foi sintática. A relação com o texto principal foi praticamente homogênea. E, por fim, as etiquetas verbais se destacaram como relacionáveis. O resultado desta pesquisa também indicou que há vasta diversidade de como as imagens são apresentadas nos livros de Química. Além disso, observou-se que é necessário haver cuidado com a qualidade da relação textos e imagens presentes nesse recurso didático, visto que desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, essa análise almeja contribuir para dar subsídios sólidos para a escolha dos livros didáticos. Com base na sequência didática proposta e seus recursos visuais.

Abstract

This research presents an analysis of the images present in the isomerism chapters in high school textbooks approved by the National Textbook Program of 2018. This study was necessary to identify the trends that the use of images in textbooks High School Chemistry selected in this program follows. To understand how they are arranged in the didactic sequence, if there is a relationship between text and image and what is the functionality that it expresses. Thus, the methodology of this study was based on the application of the taxonomy proposed by Perales Palacios and Jiménez Valladares (2002) in which he subsidized some requirements that images must have to achieve their correct processing in reading. Thus, five analysis categories of this taxonomy were selected (didactic sequence function, degree of iconicity, image functionality, relationship of images with the main text and verbal labels). From this, some pertinent points of the use of images in these chapters were identified, present in books intended for 3rd year students in all collections. The choice for this theme, isomerism, was chosen because it is considered difficult to understand, abstract and theoretical. Therefore, this research contributed to understanding the trends that these images followed according to the proposed categorization. On each page dedicated to the discussion of this subject, images occupy a significant space. Thus, it was observed that the images present in the didactic sequence were mostly of application and definition. The degree of iconicity showed a greater importance of figurative drawings with normalized signs. Most of the functionality was syntactic. The relationship with the main text was practically homogeneous. And finally, verbal tags stood out as relatable. The result of this research also indicated that there is a vast diversity of how images are presented in Chemistry books. In addition, it was observed that care must be taken with the quality of the relationship between texts and images present in this didactic resource, since they play an important role in the teaching and learning process. Thus, this analysis aims to contribute to provide solid subsidies for the choice of textbooks. Based on the proposed didactic sequence and its visual resources

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Dr. Del Colle, Vinícius.
Palavras-chave
Livro didático.
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Isomeria .
Livro didático - Imagens - Análise.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
750
Observações


Não foi possível exibir o PDF