Produção de material didático para os alunos indígenas do 5º ano na Aldeia Parakotó Plaki-ô voltado para o ensino de ciências
Produção de material didático para os alunos indígenas do 5º ano na Aldeia Parakotó Plaki-ô voltado para o ensino de ciências
<fernandabarnabe50@gmail.com>
Este país
encontra-se completamente despreparado para atender às necessidades educativas
e sociais de sua população multicultural de estudantes. Como resultado da
escassez de professores multiculturais, os professores recebem referências de
emergência para lecionar não tento tempo de se especializar adequadamente para
trabalhar em comunidade tradicionais. Portanto, faz-se necessário cada vez mais
contextualizar o ensino de ciências às salas de aula brasileiras, com ênfase às indígenas, com
capacitação do corpo docente para trabalhar com alunos em tais contextos e
produzir materiais didáticos que tragam exemplos locais e as experiências
prévias de seus alunos. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo verificar
a carência das salas de aula e a produção de material didático e formação de professores
em educação indígena. O trabalho foi realizado na aldeia, objeto de estudo, que
fica localizada no estado de Alagoas, na Reserva Indígena Karapotó, com cerca de
1.810 ha. de área, reservada e registrada no CRI, entre a rodovia BR 101 e o
riacho Boacica, possuindo um total de 1.088 Karapotó. Na
aldeia há uma escola, essa conta com duas salas de aula, uma copa e banheiros. São
sete turmas, e um total de 85 estudantes, sendo todos do ensino fundamental, contando
apenas com uma turma de 5° ano. Para coleta de dados necessários à produção de
materiais didáticos contextualizados através de uma oficina participativa foi
solicitado aos alunos e professores de ciências que elaborassem uma lista livre
com todas as plantas e animais conhecidos por eles. Também foi solicitado aos
alunos que respondessem algumas perguntas que foram elaboradas com o conteúdo
do livro didático usados por eles. Foi utilizada a tabela de cognição
contextual, que se trata de uma ferramenta para a pesquisa e um modelo para
facilitar o diálogo intercultural com a ciência da educação em escolas. A
partir disso foram produzidos planos de aulas com ideias de aulas mais práticas
que poderiam ser realizados pelos professores, de acordo com o tema discutido
de cada assunto, legislação voltada a educação indígena bem como informações
úteis ao ensino de ciências voltado aos professores de ciências da Escola
Estadual Indígena Itapó. Diante disso, concluiu-se que os alunos têm
conhecimento prévio a respeito do local onde vivem os quais foram adquiridos
pela vivência com seus familiares no dia a dia ou através de histórias contadas
pelos membros mais velhos da aldeia, além disso, esses conhecimentos podem
ajudar no processo de aprendizagem escolar dos alunos.
This country is completely unprepared to meet
the educational and social needs of its multicultural student population.As a result of the shortage
of multicultural teachers, teachers are given emergency referrals to teach
without taking the time to properly specialize in working in traditional
communities.Therefore, it is increasingly
necessary to contextualize science teaching in Brazilian classrooms, with an
emphasis on indigenous peoples, with faculty training to work with students in
such contexts and produce teaching materials that bring local examples and
previous experiences of your students.Therefore, the present work aims to verify the lack of classrooms and the
production of didactic material and teacher training in indigenous education.
The work was carried out in the village, object of study, which is located in
the state of Alagoas, in the Karapotó Indigenous Reserve, with about 1,810 ha.
of area, reserved and registered in CRI, between the BR 101 highway and the
Boacica stream, with a total of 1,088 Karapotó.In the village there is a school, this one has
two classrooms, a pantry and bathrooms. There are seven classes, and a total of
85 students, all of them from elementary school, with only one class of 5th
year. To collect the necessary data for the production of contextualized
teaching materials through a participatory workshop, science students and
teachers were asked to draw up a free list with all the plants and animals
known to them.The students were also asked
to answer some questions that were elaborated with the content of the textbook
used by them. The contextual cognition table was used, which is a tool for
research and a model to facilitate intercultural dialogue with the science of
education in schools.From this, lesson plans were
produced with ideas for more practical classes that could be carried out by teachers,
according to the topic discussed in each subject, legislation aimed at
indigenous education as well as useful information for science teaching aimed
at science teachers in the Itapó Indigenous State School.Therefore, it was concluded
that the students have prior knowledge about the place where they live, which
were acquired by living with their families on a daily basis or through stories
told by the older members of the village, in addition, this knowledge can help
in the students' school learning process.
Dr.ª Silva, Marcia Cristina da.
Educação indígena.
Indígenas - Educação.
Comunidades indígenas - Alagoas.