Produção de material didático para os alunos indígenas do 5º ano na Aldeia Parakotó Plaki-ô voltado para o ensino de ciências

Produção de material didático para os alunos indígenas do 5º ano na Aldeia Parakotó Plaki-ô voltado para o ensino de ciências

Autor(a)
Santos, Maria Fernanda Barnabé dos.
<fernandabarnabe50@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
04/03/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
57
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este país encontra-se completamente despreparado para atender às necessidades educativas e sociais de sua população multicultural de estudantes. Como resultado da escassez de professores multiculturais, os professores recebem referências de emergência para lecionar não tento tempo de se especializar adequadamente para trabalhar em comunidade tradicionais. Portanto, faz-se necessário cada vez mais contextualizar o ensino de ciências às salas de aula brasileiras, com ênfase às indígenas, com capacitação do corpo docente para trabalhar com alunos em tais contextos e produzir materiais didáticos que tragam exemplos locais e as experiências prévias de seus alunos. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo verificar a carência das salas de aula e a produção de material didático e formação de professores em educação indígena. O trabalho foi realizado na aldeia, objeto de estudo, que fica localizada no estado de Alagoas, na Reserva Indígena Karapotó, com cerca de 1.810 ha. de área, reservada e registrada no CRI, entre a rodovia BR 101 e o riacho Boacica, possuindo um total de 1.088 Karapotó. Na aldeia há uma escola, essa conta com duas salas de aula, uma copa e banheiros. São sete turmas, e um total de 85 estudantes, sendo todos do ensino fundamental, contando apenas com uma turma de 5° ano. Para coleta de dados necessários à produção de materiais didáticos contextualizados através de uma oficina participativa foi solicitado aos alunos e professores de ciências que elaborassem uma lista livre com todas as plantas e animais conhecidos por eles. Também foi solicitado aos alunos que respondessem algumas perguntas que foram elaboradas com o conteúdo do livro didático usados por eles. Foi utilizada a tabela de cognição contextual, que se trata de uma ferramenta para a pesquisa e um modelo para facilitar o diálogo intercultural com a ciência da educação em escolas. A partir disso foram produzidos planos de aulas com ideias de aulas mais práticas que poderiam ser realizados pelos professores, de acordo com o tema discutido de cada assunto, legislação voltada a educação indígena bem como informações úteis ao ensino de ciências voltado aos professores de ciências da Escola Estadual Indígena Itapó. Diante disso, concluiu-se que os alunos têm conhecimento prévio a respeito do local onde vivem os quais foram adquiridos pela vivência com seus familiares no dia a dia ou através de histórias contadas pelos membros mais velhos da aldeia, além disso, esses conhecimentos podem ajudar no processo de aprendizagem escolar dos alunos.

Abstract

This country is completely unprepared to meet the educational and social needs of its multicultural student population.As a result of the shortage of multicultural teachers, teachers are given emergency referrals to teach without taking the time to properly specialize in working in traditional communities.Therefore, it is increasingly necessary to contextualize science teaching in Brazilian classrooms, with an emphasis on indigenous peoples, with faculty training to work with students in such contexts and produce teaching materials that bring local examples and previous experiences of your students.Therefore, the present work aims to verify the lack of classrooms and the production of didactic material and teacher training in indigenous education. The work was carried out in the village, object of study, which is located in the state of Alagoas, in the Karapotó Indigenous Reserve, with about 1,810 ha. of area, reserved and registered in CRI, between the BR 101 highway and the Boacica stream, with a total of 1,088 Karapotó.In the village there is a school, this one has two classrooms, a pantry and bathrooms. There are seven classes, and a total of 85 students, all of them from elementary school, with only one class of 5th year. To collect the necessary data for the production of contextualized teaching materials through a participatory workshop, science students and teachers were asked to draw up a free list with all the plants and animals known to them.The students were also asked to answer some questions that were elaborated with the content of the textbook used by them. The contextual cognition table was used, which is a tool for research and a model to facilitate intercultural dialogue with the science of education in schools.From this, lesson plans were produced with ideas for more practical classes that could be carried out by teachers, according to the topic discussed in each subject, legislation aimed at indigenous education as well as useful information for science teaching aimed at science teachers in the Itapó Indigenous State School.Therefore, it was concluded that the students have prior knowledge about the place where they live, which were acquired by living with their families on a daily basis or through stories told by the older members of the village, in addition, this knowledge can help in the students' school learning process.

Orientador(a)
Dr. Silva, Henrique Costa Hermenegildo da.
Banca Examinadora
Me. Silva, Jonathan Garcia.
Dr.ª Silva, Marcia Cristina da.
Palavras-chave
Conhecimento tradicional .
Educação indígena.
Indígenas - Educação.
Comunidades indígenas - Alagoas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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Observações


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