O ensino da matemática na pandemia: ensino híbrido

O ensino da matemática na pandemia: ensino híbrido

Autor(a)
Santos, Elias Lau dos.
<eliaslau2010@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
17/03/2022
Curso/Outros
Matemática (EaD)
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo reunir informações de como está sendo o ensino da matemática em tempo de pandemia, as dificuldades encontradas pelos professores e, principalmente, os métodos de ensino utilizados para repassar os conteúdos aos educandos. Com as aulas presenciais suspensas, foi preciso pensar em novas ferramentas pedagógicas exaradas pelos recursos tecnológicos. A internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e minimizar os impactos na aprendizagem infligida pela COVID19. Os espaços de aprendizagem tiveram que ser repensados, o currículo adaptado e as presenças físicas dos professores e alunos marcadas pelo meio digital. A vida humana, consequentemente, foram afetada na esfera social, educacional, e econômica, sendo necessário recorrer a novas estratégias de trabalho. Algumas escolas demoraram a encontrar um caminho mais eficiente nisso, porque não se muda sem prejuízo e abruptamente de um plano de ensino pensado para aulas presenciais para uma prática de atividades que preza pelo distanciamento social. Nesse contexto de mudança da maneira de ensinar, o presente estudo vem com o intuito de analisar as metodologias do ensino da matemática, posteriormente de um questionamento que embasou o desenvolvimento do mesmo emergir: quais os impactos ocasionados pela COVID-19 na aprendizagem em matemática?

Abstract

The present work aims to gather information on how the teaching of mathematics is being in a time of pandemic, the difficulties encountered by teachers and, mainly, the teaching methods used to pass on the content to the students. With face-to-face classes suspended, it was necessary to think about new pedagogical tools created by technological resources. The internet was the means of interceding with the offer of education and minimizing the impacts on learning inflicted by COVID19. The learning spaces had to be rethought, the curriculum adapted and the physical presence of teachers and students marked by the digital environment. Human life, consequently, was affected in the social, educational, and economic spheres, making it necessary to resort to new work strategies. Some schools took a while to find a more efficient way to do this, because one does not change without prejudice and abruptly from a teaching plan designed for face-to-face classes to a practice of activities that values ​​social distancing. In this context of change in the way of teaching, the present study aims to analyze the methodologies of teaching mathematics, after a question that based its development emerge: what are the impacts caused by COVID-19 on learning in mathematics?

Orientador(a)
Dr. Barbosa, Isnaldo Isaac.
Banca Examinadora
Me. Gomes, Luiz Gabriel dos Santos.
Me. Macena, Micael Dantas.
Me. Silva, Tiago Marinho da.
Palavras-chave
Inclusão.
Educação.
Internet.
Pandemia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
276
Observações


Não foi possível exibir o PDF