O ensino da matemática na pandemia: ensino híbrido
O ensino da matemática na pandemia: ensino híbrido
<eliaslau2010@gmail.com>
O
presente trabalho tem como objetivo reunir informações de como está sendo o
ensino da matemática em tempo de pandemia, as dificuldades encontradas pelos
professores e, principalmente, os métodos de ensino utilizados para repassar os
conteúdos aos educandos. Com as aulas presenciais suspensas, foi preciso pensar
em novas ferramentas pedagógicas exaradas pelos recursos tecnológicos. A
internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e minimizar os impactos na
aprendizagem infligida pela COVID19. Os espaços de aprendizagem tiveram que ser
repensados, o currículo adaptado e as presenças físicas dos professores e
alunos marcadas pelo meio digital. A vida humana, consequentemente, foram
afetada na esfera social, educacional, e econômica, sendo necessário recorrer a
novas estratégias de trabalho. Algumas escolas demoraram a encontrar um caminho
mais eficiente nisso, porque não se muda sem prejuízo e abruptamente de um
plano de ensino pensado para aulas presenciais para uma prática de atividades
que preza pelo distanciamento social. Nesse contexto de mudança da maneira de
ensinar, o presente estudo vem com o intuito de analisar as metodologias do
ensino da matemática, posteriormente de um questionamento que embasou o
desenvolvimento do mesmo emergir: quais os impactos ocasionados pela COVID-19
na aprendizagem em matemática?
The
present work aims to gather information on how the teaching of mathematics is
being in a time of pandemic, the difficulties encountered by teachers and,
mainly, the teaching methods used to pass on the content to the students. With
face-to-face classes suspended, it was necessary to think about new pedagogical
tools created by technological resources. The internet was the means of
interceding with the offer of education and minimizing the impacts on learning
inflicted by COVID19. The learning spaces had to be rethought, the curriculum
adapted and the physical presence of teachers and students marked by the
digital environment. Human life, consequently, was affected in the social,
educational, and economic spheres, making it necessary to resort to new work
strategies. Some schools took a while to find a more efficient way to do this,
because one does not change without prejudice and abruptly from a teaching plan
designed for face-to-face classes to a practice of activities that values
social distancing. In this context of change in the way of teaching, the present
study aims to analyze the methodologies of teaching mathematics, after a
question that based its development emerge: what are the impacts caused by
COVID-19 on learning in mathematics?
Me. Macena, Micael Dantas.
Me. Silva, Tiago Marinho da.
Educação.
Internet.
Pandemia.