Ensino de ciências e a pandemia: a perspectiva docente da rede pública em Cacimbinhas, Alagoas

Ensino de ciências e a pandemia: a perspectiva docente da rede pública em Cacimbinhas, Alagoas

Autor(a)
Santos, José Arthur da Silva.
<arthur.ufal1@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
14/02/2022
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

No ano de 2020, o mundo inteiro foi impactado pela pandemia e de forma inesperada as escolas tiveram suas portas fechadas, a imposição ao ensino remoto foi inevitável. As competências dos docentes, a estrutura das escolas e a adaptabilidade dos discentes foram testadas mediante uma circunstância emergencial. A indagação que se faz, portanto, é se o ensino remoto se mostra como uma metodologia de ensino-aprendizagem favorável ao ensino de ciências? Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 no ensino de Ciências da Rede Municipal e Estadual nas escolas do município de Cacimbinhas-AL sob a perspectiva de docentes da etapa final do Ensino Fundamental, assim como do Ensino Médio. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória básica, de abordagem dialética-sistêmica, na qual se fez uso da aplicação de questionário on-line para com 14 participantes, que através dos dados coletados é possível ver além das dificuldades, insatisfação e insegurança por partes dos professores(a) em relação ao ensino remoto no Município de Cacimbinhas (AL). 

Abstract

In the year 2020, the whole world was impacted by the pandemic and unexpectedly schools had their doors closed, the imposition of remote teaching was inevitable. The skills of teachers, the structure of schools and the adaptability of students were tested under an emergency circumstance. The question that arises, therefore, is whether remote teaching proves to be a teaching-learning methodology favorable to science teaching? In this sense, the objective of this study was to evaluate the impact of the Covid-19 pandemic on the teaching of Sciences in the Municipal and State Network in schools in the municipality of Cacimbinhas (AL) from the perspective of teachers in the final stage of Elementary School, as well as High School. It was a qualitative-quantitative, basic exploratory research, with a dialectical-systemic approach, in which an on-line questionnaire was used with 14 participants, which through the collected data it is possible to see beyond the difficulties, dissatisfaction and insecurity on the part of teachers in relation to remote teaching in the Municipality of Cacimbinhas (AL).

 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Monique Gabriella Ângelo da.
Coorientador(a)
Me. Lima, Wagner Soares de.
Banca Examinadora
Teixeira, Andréa Cristhina Barndão.
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Me. Lima, Wagner Soares de.
Palavras-chave
Ensino de ciências.
Pandemia.
Rede pública de ensino - Cacimbinhas, AL.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
213
Observações


Não foi possível exibir o PDF