Ensino de ciências e a pandemia: a perspectiva docente da rede pública em Cacimbinhas, Alagoas
Ensino de ciências e a pandemia: a perspectiva docente da rede pública em Cacimbinhas, Alagoas
<arthur.ufal1@gmail.com>
No ano de 2020, o mundo inteiro foi
impactado pela pandemia e de forma inesperada as escolas tiveram suas portas
fechadas, a imposição ao ensino remoto foi inevitável. As competências dos
docentes, a estrutura das escolas e a adaptabilidade dos discentes foram
testadas mediante uma circunstância emergencial. A indagação que se faz,
portanto, é se o ensino remoto se mostra como uma metodologia de
ensino-aprendizagem favorável ao ensino de ciências? Nesse sentido, o objetivo
deste trabalho foi avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 no ensino de
Ciências da Rede Municipal e Estadual nas escolas do município de
Cacimbinhas-AL sob a perspectiva de docentes da etapa final do Ensino Fundamental, assim como do Ensino Médio.
Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória básica, de abordagem
dialética-sistêmica, na qual se fez uso da aplicação de questionário on-line
para com 14 participantes, que através dos dados coletados é possível ver além
das dificuldades, insatisfação e insegurança por partes dos professores(a) em
relação ao ensino remoto no Município de Cacimbinhas (AL).
In the year 2020, the
whole world was impacted by the pandemic and unexpectedly schools had their
doors closed, the imposition of remote teaching was inevitable. The skills of
teachers, the structure of schools and the adaptability of students were tested
under an emergency circumstance. The question that arises, therefore, is
whether remote teaching proves to be a teaching-learning methodology favorable
to science teaching? In this sense, the objective of this study was to evaluate
the impact of the Covid-19 pandemic on the teaching of Sciences in the Municipal
and State Network in schools in the municipality of Cacimbinhas (AL) from the
perspective of teachers in the final stage of Elementary School, as well as
High School. It was a qualitative-quantitative, basic exploratory research,
with a dialectical-systemic approach, in which an on-line questionnaire was
used with 14 participants, which through the collected data it is possible to
see beyond the difficulties, dissatisfaction and insecurity on the part of
teachers in relation to remote teaching in the Municipality of Cacimbinhas
(AL).
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Me. Lima, Wagner Soares de.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Rede pública de ensino - Cacimbinhas, AL.