A utilização dos jogos e ludicidade como alternativa didática no ensino de química
A utilização dos jogos e ludicidade como alternativa didática no ensino de química
<laianysantos749@gmail.com>
O
presente trabalho trata-se de uma análise acerca dos estudos que tematizam a
utilização dos jogos e atividades lúdicas no ensino de Química. Partindo da
problemática: É possível utilizar jogos e a ludicidade como alternativa didática no
ensino de Química? Buscaremos trazer subsídios que justifiquem a
pertinência desses recursos. Pois, considera-se que os jogos podem desempenhar
um papel relevante como mediador no processo da construção do ensino de
Química. Entendemos que os jogos estão presentes no nosso dia a dia, e fazem
parte do início do nosso desenvolvimento. Objetivando com isso realizar um
levantamento bibliográfico sobre ludicidade no processo de ensino e legitimar o
emprego dos jogos e das atividades lúdicas como uma importante alternativa no
ensino e aprendizagem de Química. E especificadamente, compreender o conceito de jogos
e ludicidade, reconhecer os elementos essenciais dos
jogos, identificar os conhecimentos referentes aos jogos didáticos e as
atividades lúdicas, analisando a aplicabilidade destes no ensino de Química. É
fundamental que os educadores utilizem os jogos e as atividades lúdicas como um
instrumento de ensino, pois assim o aluno aprenderá de maneira lúdica e
satisfatória.
This present
work is an analysis of the studies that thematize the use of games and
recreational activities in the teaching of Chemistry. Starting from the
problem: Is it possible to use games and playfulness as a didactic alternative
in the teaching of Chemistry? We will seek to bring subsidies that justify the
relevance of these resources. Therefore, it is considered that games can play a
relevant role as a mediator in the process of building the teaching of
Chemistry. We understand that games are present in our daily lives and are part
of the beginning of our development. Aiming with this to carry out a
bibliographic survey on playfulness in the teaching process and to legitimize
the use of games and playful activities as an important alternative in the teaching
and learning of Chemistry. And specifically, understand the concept of games
and playfulness, recognize the essential elements of games, identify the
knowledge related to didactic games and playful activities, analyzing the
applicability of these in the teaching of Chemistry. It is essential that
educators use games and playful activities as a teaching tool, so that the
student will learn in a playful and satisfactory way.
Dr. Silva, Eid Cavalcante da.
Dr.ª Silva, Monique Gabriella Ângelo da.
Recursos pedagógicos .
Jogos didáticos .