A utilização dos jogos e ludicidade como alternativa didática no ensino de química

A utilização dos jogos e ludicidade como alternativa didática no ensino de química 

Autor(a)
Santos, Laiany Wanessa da Silva.
<laianysantos749@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
05/02/2022
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
33
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho trata-se de uma análise acerca dos estudos que tematizam a utilização dos jogos e atividades lúdicas no ensino de Química. Partindo da problemática: É possível utilizar jogos e a ludicidade como alternativa didática no ensino de Química?  Buscaremos trazer subsídios que justifiquem a pertinência desses recursos. Pois, considera-se que os jogos podem desempenhar um papel relevante como mediador no processo da construção do ensino de Química. Entendemos que os jogos estão presentes no nosso dia a dia, e fazem parte do início do nosso desenvolvimento. Objetivando com isso realizar um levantamento bibliográfico sobre ludicidade no processo de ensino e legitimar o emprego dos jogos e das atividades lúdicas como uma importante alternativa no ensino e aprendizagem de Química. E especificadamente, compreender o conceito de jogos e ludicidade, reconhecer os elementos essenciais dos jogos, identificar os conhecimentos referentes aos jogos didáticos e as atividades lúdicas, analisando a aplicabilidade destes no ensino de Química. É fundamental que os educadores utilizem os jogos e as atividades lúdicas como um instrumento de ensino, pois assim o aluno aprenderá de maneira lúdica e satisfatória.

Abstract

This present work is an analysis of the studies that thematize the use of games and recreational activities in the teaching of Chemistry. Starting from the problem: Is it possible to use games and playfulness as a didactic alternative in the teaching of Chemistry? We will seek to bring subsidies that justify the relevance of these resources. Therefore, it is considered that games can play a relevant role as a mediator in the process of building the teaching of Chemistry. We understand that games are present in our daily lives and are part of the beginning of our development. Aiming with this to carry out a bibliographic survey on playfulness in the teaching process and to legitimize the use of games and playful activities as an important alternative in the teaching and learning of Chemistry. And specifically, understand the concept of games and playfulness, recognize the essential elements of games, identify the knowledge related to didactic games and playful activities, analyzing the applicability of these in the teaching of Chemistry. It is essential that educators use games and playful activities as a teaching tool, so that the student will learn in a playful and satisfactory way.

Orientador(a)
Ma. Telles, Nadjane Leite dos Santos.
Coorientador(a)
Dr. Silva, Eid Cavalcante da.
Banca Examinadora
Dr.ª Lima, Cinthia Costa de.
Dr. Silva, Eid Cavalcante da.
Dr.ª Silva, Monique Gabriella Ângelo da.
Palavras-chave
Atividades lúdicas.
Recursos pedagógicos .
Jogos didáticos .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
459
Observações


Não foi possível exibir o PDF