Residência pedagógica: expectativas na formação do professor de matemática
Residência pedagógica: expectativas na formação do professor de matemática
<mylena.silva@arapiraca.ufal.br>
Os programas governamentais associados a formação de professores têm
agregado mais qualidade e valor à carreira docente. O presente trabalho tem por
objetivo analisar contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP)
para a formação do professor de Matemática. A metodologia empregada estrutura
uma pesquisa de campo de cunho qualiquantitativa que visa identificar e
analisar contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação acadêmica do professor de Matemática.
Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário
semiestruturado (apêndice A) contendo 20 questões, das quais 8 são abertas e 12
fechadas e a observação direta extensiva com o intuito de traçar o perfil do
residente. Segundo Knechtel (2014) a pesquisa qualiquantitativa interpreta as
informações quantitativas por meio de símbolos numéricos e os dados
qualitativos mediante a observação, a interação participativa e a interpretação
do discurso dos sujeitos. Está pesquisa foi desenvolvida com a primeira turma
de residentes pedagógicos da Universidade Federal de Alagoas – UFAL Campus de Arapiraca do curso de
licenciatura em Matemática, foi realizada entre os meses de setembro e outubro
de 2020. Durante a pesquisa foram observadas significativas contribuições para a formação docente dos licenciados em
Matemática. Segundo os participantes da pesquisa, eles desenvolveram
mais produção acadêmica, bom vínculo com a escola devido ao tempo, oportunidade
de autonomia em sala de aula e melhoria no método de ensino. Mas também se verificaram algumas sugestões
de melhorias para o programa apontadas pelos sujeitos: maior
participação do preceptor nas aulas e agilizar as partes mais demoradas e
burocráticas do edital, como por exemplo, disponibilização de materiais
pedagógicos e aumento da bolsa. Foi
possível concluir que participando do PRP o estudante desenvolve mais
produção acadêmica, bom vínculo com a escola devido ao tempo, com oportunidade
de autonomia em sala de aula e melhoria no método de ensino, que segundo Pinto,
Fernandes e Silva, Castro e Costa, Etcheverri
e Felicetti são fatores essenciais para enriquecer a
formação docente dos professores.
Government
programs associated with teacher training have added more quality and value to
the teaching career. The present work aims to analyze contributions of the
Pedagogical Residency Program (PRP) for the formation of the Mathematics
teacher. The methodology used structures a qualitative-quantitative field
research that aims to identify and analyze contributions from the Pedagogical
Residency Program to the academic training of Mathematics teachers. Two
instruments were used for data collection: a semi-structured questionnaire (Appendix
A) containing 20 questions, of which 8 are open and 12 closed, and extensive
direct observation with the aim of tracing the resident's profile. According to
Knechtel (2014), qualiquantitative research interprets quantitative information
through numerical symbols and qualitative data through observation,
participatory interaction and interpretation of the subjects' discourse. This
research was developed with the first class of pedagogical residents at the
Federal University of Alagoas - UFAL Campus de Arapiraca of the Mathematics
degree course, it was carried out between the months of September and October
2020. During the research, significant contributions were observed for the
formation teacher of graduates in Mathematics. According to the research participants,
they developed more academic production, a good bond with the school due to
time, opportunity for autonomy in the classroom and improvement in the teaching
method. But there were also some suggestions for improvements to the program
pointed out by the subjects: greater participation of the preceptor in classes
and speeding up the most time-consuming and bureaucratic parts of the public
notice, such as, for example, making teaching materials available and
increasing the scholarship. It was possible to conclude that by participating
in the PRP the student develops more academic production, a good bond with the
school due to time, with the opportunity for autonomy in the classroom and
improvement in the teaching method, which according to Pinto, Fernandes e
Silva, Castro e Costa, Etcheverri and Felicetti are essential factors to enrich
the teacher training of teachers.
Me. Silva, Messias Antônio da.
Matemática - Licenciatura (UFAL).
Programa Residência Pedagógica (PRP).