Residência pedagógica: expectativas na formação do professor de matemática

Residência pedagógica: expectativas na formação do professor de matemática

Autor(a)
Silva, Mylena Barbosa da.
<mylena.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
17/02/2022
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os programas governamentais associados a formação de professores têm agregado mais qualidade e valor à carreira docente. O presente trabalho tem por objetivo analisar contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação do professor de Matemática. A metodologia empregada estrutura uma pesquisa de campo de cunho qualiquantitativa que visa identificar e analisar contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação acadêmica do professor de Matemática. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário semiestruturado (apêndice A) contendo 20 questões, das quais 8 são abertas e 12 fechadas e a observação direta extensiva com o intuito de traçar o perfil do residente. Segundo Knechtel (2014) a pesquisa qualiquantitativa interpreta as informações quantitativas por meio de símbolos numéricos e os dados qualitativos mediante a observação, a interação participativa e a interpretação do discurso dos sujeitos. Está pesquisa foi desenvolvida com a primeira turma de residentes pedagógicos da Universidade Federal de Alagoas – UFAL Campus de Arapiraca do curso de licenciatura em Matemática, foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2020. Durante a pesquisa foram observadas significativas contribuições para a formação docente dos licenciados em Matemática. Segundo os participantes da pesquisa, eles desenvolveram mais produção acadêmica, bom vínculo com a escola devido ao tempo, oportunidade de autonomia em sala de aula e melhoria no método de ensino. Mas também se verificaram algumas sugestões de melhorias para o programa apontadas pelos sujeitos: maior participação do preceptor nas aulas e agilizar as partes mais demoradas e burocráticas do edital, como por exemplo, disponibilização de materiais pedagógicos e aumento da bolsa. Foi possível concluir que participando do PRP o estudante desenvolve mais produção acadêmica, bom vínculo com a escola devido ao tempo, com oportunidade de autonomia em sala de aula e melhoria no método de ensino, que segundo Pinto, Fernandes e Silva, Castro e Costa, Etcheverri e Felicetti são fatores essenciais para enriquecer a formação docente dos professores.

Abstract

Government programs associated with teacher training have added more quality and value to the teaching career. The present work aims to analyze contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) for the formation of the Mathematics teacher. The methodology used structures a qualitative-quantitative field research that aims to identify and analyze contributions from the Pedagogical Residency Program to the academic training of Mathematics teachers. Two instruments were used for data collection: a semi-structured questionnaire (Appendix A) containing 20 questions, of which 8 are open and 12 closed, and extensive direct observation with the aim of tracing the resident's profile. According to Knechtel (2014), qualiquantitative research interprets quantitative information through numerical symbols and qualitative data through observation, participatory interaction and interpretation of the subjects' discourse. This research was developed with the first class of pedagogical residents at the Federal University of Alagoas - UFAL Campus de Arapiraca of the Mathematics degree course, it was carried out between the months of September and October 2020. During the research, significant contributions were observed for the formation teacher of graduates in Mathematics. According to the research participants, they developed more academic production, a good bond with the school due to time, opportunity for autonomy in the classroom and improvement in the teaching method. But there were also some suggestions for improvements to the program pointed out by the subjects: greater participation of the preceptor in classes and speeding up the most time-consuming and bureaucratic parts of the public notice, such as, for example, making teaching materials available and increasing the scholarship. It was possible to conclude that by participating in the PRP the student develops more academic production, a good bond with the school due to time, with the opportunity for autonomy in the classroom and improvement in the teaching method, which according to Pinto, Fernandes e Silva, Castro e Costa, Etcheverri and Felicetti are essential factors to enrich the teacher training of teachers.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Me. Silva, Messias Antônio da.
Palavras-chave
Formação docente.
Matemática - Licenciatura (UFAL).
Programa Residência Pedagógica (PRP).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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