Microempreendedor individual e a estratégia de vendas com o uso das redes sociais na pandemia (COVID-19)
Microempreendedor individual e a estratégia de vendas com o uso das redes sociais na pandemia (COVID-19)
<kescia.macedo@gmail.com>
O acentuado
crescimento do número de registro de MEI’s além do crescimento do uso da
internet no último ano foram impulsionadas pela pandemia do COVID-19,
evidenciando-se assim a quantidade de conhecimento difuso, bem como o
crescimento do número de ofertas no mercado digital, e das vendas através das
redes sociais. Essa monografia tem por objetivo estudar o uso das redes sociais
como estratégia de vendas e entender como os Microempreendedores individuais (MEI’s)
pertencentes esse seguimento foram afetados pela pandemia do COVID-19; para
isso foram aplicados questionários por meio de formulários eletrônicos, criados
com o auxílio da ferramenta de Formulários do Google, para 40 empresas da
cidade de Arapiraca, os quais vieram a fundamentar esta pesquisa
quali-quantitativa; a pesquisa apontou que 45,7% dos entrevistados comprovaram
aumento de lucratividade após o início da pandemia, sendo o Instagram, o que
tem as postagens mais frequentes, e o WhatsApp e o Facebook as ferramentas de
vendas mais utilizadas.
The sharp growth in the number of MEI's registrations, in addition to
the growth in internet use in the last year, were driven by the COVID-19
pandemic, thus highlighting the amount of diffused knowledge as well as the
growth in the number of offers in the digital and sales through social media.
This monograph aims to study the use of social networks as a sales strategy and
understand how Individual
Micro-Entrepreneur (IME) belonging to this segment were affected by
the COVID-19 pandemic; for this, questionnaires were applied through electronic
forms, created with the help of the Google Forms tool, to 40 companies in the
city of Arapiraca, which came to support this qualitative-quantitative survey.
The survey showed that 45,7% of respondents demonstrated an increase in
profitability after the start of the pandemic, with Instagram being the most
frequent posts, WhatsApp and Facebook being the most used sales tools.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Microempreendedor Individual (MEI).
Pandemia - COVID-19 (Doença).