Microempreendedor individual e a estratégia de vendas com o uso das redes sociais na pandemia (COVID-19)

Microempreendedor individual e a estratégia de vendas com o uso das redes sociais na pandemia (COVID-19)

Autor(a)
Silva, Késcia Karla Macedo da.
<kescia.macedo@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
02/12/2021
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O acentuado crescimento do número de registro de MEI’s além do crescimento do uso da internet no último ano foram impulsionadas pela pandemia do COVID-19, evidenciando-se assim a quantidade de conhecimento difuso, bem como o crescimento do número de ofertas no mercado digital, e das vendas através das redes sociais. Essa monografia tem por objetivo estudar o uso das redes sociais como estratégia de vendas e entender como os Microempreendedores individuais (MEI’s) pertencentes esse seguimento foram afetados pela pandemia do COVID-19; para isso foram aplicados questionários por meio de formulários eletrônicos, criados com o auxílio da ferramenta de Formulários do Google, para 40 empresas da cidade de Arapiraca, os quais vieram a fundamentar esta pesquisa quali-quantitativa; a pesquisa apontou que 45,7% dos entrevistados comprovaram aumento de lucratividade após o início da pandemia, sendo o Instagram, o que tem as postagens mais frequentes, e o WhatsApp e o Facebook as ferramentas de vendas mais utilizadas.

Abstract

The sharp growth in the number of MEI's registrations, in addition to the growth in internet use in the last year, were driven by the COVID-19 pandemic, thus highlighting the amount of diffused knowledge as well as the growth in the number of offers in the digital and sales through social media. This monograph aims to study the use of social networks as a sales strategy and understand how Individual Micro-Entrepreneur (IME) belonging to this segment were affected by the COVID-19 pandemic; for this, questionnaires were applied through electronic forms, created with the help of the Google Forms tool, to 40 companies in the city of Arapiraca, which came to support this qualitative-quantitative survey. The survey showed that 45,7% of respondents demonstrated an increase in profitability after the start of the pandemic, with Instagram being the most frequent posts, WhatsApp and Facebook being the most used sales tools.

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Palavras-chave
Redes sociais.
Microempreendedor Individual (MEI).
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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