Contribuições das tecnologias assistivas para o ensino de ciências da natureza.
Contribuições das tecnologias assistivas para o ensino de ciências da natureza.
<danig22121991@gmail.com>
O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as contribuições das
Tecnologias Assistivas (TA) para o ensino de Ciências da Natureza considerando as
demandas dos estudantes com deficiência. Como referencial teórico utilizaremos os
estudos da área de TA, como Rita Bersch (2005, 2017), Eduardo Manzini (2005), Elizabete Ceru (2019), dentre outros; bem como da área de ensino de Ciências. A
metodologia seguiu o estudo qualitativo e bibliográfico, em que foram realizadas buscas
de experiências práticas de criação, aplicação e avaliação de recursos pedagógicos
adaptados para o ensino de Ciências em artigos publicados e disponibilizados nas bases
de dados do Scielo Brasil e no Google Acadêmico. Esperamos que essa pesquisa possa
contribuir com a prática pedagógica de professores inclusivos de Ciências da Natureza
atuantes nas escolas públicas de Penedo/AL.
The present work has as main objective to reflect on the contributions of Assistive Technologies (TA) for the teaching of Natural Sciences considering the demands of students with disabilities. As a theoretical framework, we will use studies in the field of AT, such as Rita Bersch (2005, 2017), Eduardo Manzini (2005), Elizabete Ceru (2019), among others; as well as in the area of science teaching. The methodology followed the qualitative and bibliographic study, in which searches for practical experiences of creation, application and evaluation of pedagogical resources adapted for the teaching of Sciences were carried out in published articles and made available in the Scielo Brasil and Google Scholar databases. We hope that this research can contribute to the pedagogical practice of inclusive teachers of Natural Sciences working in public schools
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Educação inclusiva.
Ensino de ciências.