Contribuições das tecnologias assistivas para o ensino de ciências da natureza.

 Contribuições das tecnologias assistivas para o ensino de ciências da natureza.

Autor(a)
Santos, Daniela Gomes dos.
<danig22121991@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
31/05/2021
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
19
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as contribuições das Tecnologias Assistivas (TA) para o ensino de Ciências da Natureza considerando as demandas dos estudantes com deficiência. Como referencial teórico utilizaremos os estudos da área de TA, como Rita Bersch (2005, 2017), Eduardo Manzini (2005), Elizabete Ceru (2019), dentre outros; bem como da área de ensino de Ciências. A metodologia seguiu o estudo qualitativo e bibliográfico, em que foram realizadas buscas de experiências práticas de criação, aplicação e avaliação de recursos pedagógicos adaptados para o ensino de Ciências em artigos publicados e disponibilizados nas bases de dados do Scielo Brasil e no Google Acadêmico. Esperamos que essa pesquisa possa contribuir com a prática pedagógica de professores inclusivos de Ciências da Natureza atuantes nas escolas públicas de Penedo/AL. 

Abstract

The present work has as main objective to reflect on the contributions of Assistive Technologies (TA) for the teaching of Natural Sciences considering the demands of students with disabilities. As a theoretical framework, we will use studies in the field of AT, such as Rita Bersch (2005, 2017), Eduardo Manzini (2005), Elizabete Ceru (2019), among others; as well as in the area of science teaching. The methodology followed the qualitative and bibliographic study, in which searches for practical experiences of creation, application and evaluation of pedagogical resources adapted for the teaching of Sciences were carried out in published articles and made available in the Scielo Brasil and Google Scholar databases. We hope that this research can contribute to the pedagogical practice of inclusive teachers of Natural Sciences working in public schools 

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Janayna Paula Lima de Souza.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Lucyana Sobral de.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Palavras-chave
Tecnologias assistivas.
Educação inclusiva.
Ensino de ciências.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
385
Observações


Não foi possível exibir o PDF