Efeitos da ansiedade no processo de aprendizagem do estudante universitário.

Efeitos da ansiedade no processo de aprendizagem do estudante universitário.

Autor(a)
Lima, Quitéria dos Santos.
<quiteriasantos2016ajlr@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
12/11/2020
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O meio acadêmico pode ser assustador para muitos estudantes, sejam eles calouros ou veteranos, pois gera ansiedade e medo. tendo como principais motivações os relacionamentos, a alta carga de trabalho acadêmico, a competitividade, o Burnout, a vaidade, a pressão para o sucesso, o perfeccionismo, falta de tempo para o lazer e família, além de preocupações com o futuro; gerando muitas dúvidas sobre o futuro profissional. Pensando nessa situação, este trabalho busca analisar as ações da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para acolher os estudantes de licenciatura que apresentam tais dificuldades, cuja intensidade interfere de forma negativa no seu processo de aprendizagem. A metodologia se apoiou na pesquisa documental e utilizamos como dados os documentos emitidos pela universidade acerca da promoção da qualidade de vida acadêmica através do Programa Integrado de Atenção à Saúde do Estudante (PIASE) e do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico ao Estudante (PAAPE). Os resultados indicaram que o PIASE apresenta algumas ações, mas essas estão restritas ao campus A.C Simões e o PAAPE contempla todos os discentes em relação ao apoio financeiro, mas não há ações referentes ao desempenho acadêmico. Concluímos afirmando que as ações dos dois programas precisam contemplar todos os estudantes da universidade e não apenas os estudantes matriculados no campus A.C Simões, tendo em vista que as dificuldades enfrentadas pelos discentes é independente do local de estudo. 

Abstract

 El entorno académico puede asustar a muchos estudiantes, ya sean de primer año o veteranos, ya que genera ansiedad y miedo. teniendo como principales motivaciones las relaciones, alta carga académica, competitividad, Burnout, vanidad, presión por el éxito, perfeccionismo, falta de tiempo para el ocio y la familia, además de preocupaciones sobre el futuro; generando muchas dudas sobre el futuro profesional. Pensando en esta situación, este trabajo busca analizar las acciones de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL) para acoger a estudiantes de pregrado que tienen tales dificultades, cuya intensidad interfiere negativamente en su proceso de aprendizaje. La metodología se apoyó en una investigación documental y se utilizaron como datos los documentos emitidos por la universidad sobre la promoción de la calidad de vida académica a través del Programa Integrado de Atención a la Salud del Estudiante (PIASE) y el Programa Pedagógico de Apoyo y Seguimiento al Estudiante (PAAPE). Los resultados indicaron que PIASE tiene algunas acciones, pero estas están restringidas al campus A.C Simões y PAAPE contempla a todos los estudiantes en relación al apoyo económico, pero no hay acciones en cuanto al rendimiento académico. Concluimos señalando que las acciones de los dos programas deben incluir a todos los estudiantes de la universidad y no solo a los estudiantes matriculados en el campus A.C Simões, considerando que las dificultades que enfrentan los estudiantes son independientes del lugar de estudio. 

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Janayna Paula Lima de Souza.
Banca Examinadora
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Palavras-chave
Saúde mental.
Ansiedade.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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