Efeitos da ansiedade no processo de aprendizagem do estudante universitário.
Efeitos da ansiedade no processo de aprendizagem do estudante universitário.
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O meio acadêmico pode ser assustador para muitos estudantes, sejam eles calouros ou
veteranos, pois gera ansiedade e medo. tendo como principais motivações os
relacionamentos, a alta carga de trabalho acadêmico, a competitividade, o Burnout, a
vaidade, a pressão para o sucesso, o perfeccionismo, falta de tempo para o lazer e família,
além de preocupações com o futuro; gerando muitas dúvidas sobre o futuro profissional.
Pensando nessa situação, este trabalho busca analisar as ações da Universidade Federal
de Alagoas (UFAL) para acolher os estudantes de licenciatura que apresentam tais
dificuldades, cuja intensidade interfere de forma negativa no seu processo de
aprendizagem. A metodologia se apoiou na pesquisa documental e utilizamos como dados
os documentos emitidos pela universidade acerca da promoção da qualidade de vida
acadêmica através do Programa Integrado de Atenção à Saúde do Estudante (PIASE) e
do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico ao Estudante (PAAPE). Os
resultados indicaram que o PIASE apresenta algumas ações, mas essas estão restritas ao
campus A.C Simões e o PAAPE contempla todos os discentes em relação ao apoio
financeiro, mas não há ações referentes ao desempenho acadêmico. Concluímos
afirmando que as ações dos dois programas precisam contemplar todos os estudantes da
universidade e não apenas os estudantes matriculados no campus A.C Simões, tendo em
vista que as dificuldades enfrentadas pelos discentes é independente do local de estudo.
El entorno académico puede asustar a muchos estudiantes, ya sean de primer año o veteranos, ya que genera ansiedad y miedo. teniendo como principales motivaciones las relaciones, alta carga académica, competitividad, Burnout, vanidad, presión por el éxito, perfeccionismo, falta de tiempo para el ocio y la familia, además de preocupaciones sobre el futuro; generando muchas dudas sobre el futuro profesional. Pensando en esta situación, este trabajo busca analizar las acciones de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL) para acoger a estudiantes de pregrado que tienen tales dificultades, cuya intensidad interfiere negativamente en su proceso de aprendizaje. La metodología se apoyó en una investigación documental y se utilizaron como datos los documentos emitidos por la universidad sobre la promoción de la calidad de vida académica a través del Programa Integrado de Atención a la Salud del Estudiante (PIASE) y el Programa Pedagógico de Apoyo y Seguimiento al Estudiante (PAAPE). Los resultados indicaron que PIASE tiene algunas acciones, pero estas están restringidas al campus A.C Simões y PAAPE contempla a todos los estudiantes en relación al apoyo económico, pero no hay acciones en cuanto al rendimiento académico. Concluimos señalando que las acciones de los dos programas deben incluir a todos los estudiantes de la universidad y no solo a los estudiantes matriculados en el campus A.C Simões, considerando que las dificultades que enfrentan los estudiantes son independientes del lugar de estudio.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Ansiedade.
Ensino e aprendizagem.