Ensino de ciências da natureza e suas tecnologias para o estudante surdo e para o estudante com deficiência auditiva.

Ensino de ciências da natureza e suas tecnologias para o estudante surdo e para o estudante com deficiência auditiva.

Autor(a)
Silva, David Farias da.
<davidfarias_14@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
29/07/2021
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o meio de comunicação legal do aluno surdo. No entanto, o acesso ao seu ensino, apesar dos avanços conquistados pela comunidade surda e pela lei n. 10.436/2002, ainda é restrita. O termo surdo é utilizado para as pessoas que nasceram sem ouvir, e aceitaram a cultura surda. As pessoas com deficiência auditiva são definidas pessoas que adquiriram a surdez através de um fator externo. Nossa intenção com esse trabalho é refletir sobre as dificuldades dos professores de Biologia em aplicar atividades didáticas adaptadas em Libras para os estudantes surdos ou com deficiência auditiva, partindo da seguinte questão de pesquisa: como ensinar Biologia seguindo a perspectiva da Alfabetização Científica para os estudantes surdos na sala de aula regular sem excluí-lo? Dessa forma, o ensino de Ciências tem um papel transformador em sala de aula, o aluno com contato com o saber científico, seguem as orientações de um sujeito crítico, nessa área do conhecimento é realizada a transformação dos saberes, pois questiona as formas que nos relacionamos com a natureza e nosso meio social. Discute-se neste trabalho, a necessidade de compreender como a literatura apresenta o Ensino de Biologia para surdos e analisar as possibilidades de ensino de Biologia para os estudantes surdos em sala de aula regular. Para os procedimentos de coleta dos dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica Marconi (2001). Foram utilizadas bases de dados disponíveis nas plataformas Google Acadêmico e Scielo Brasil. Como referencial teórico, utilizamos os trabalhos de Hermes (2019), Krasilchik (2000) Quadros (2004), com palavras chave surdez, surdo, educação/ ensino, biologia, ciências biológicas. As pesquisas apontam para a falta de intérprete na disciplina de Biologia, além disso, a não formação dos professores para atuação com este público. Além disso, identificou-se a ausência de metodologias específicas e as barreiras de comunicação, uma vez que os professores não são fluentes em Libras. Observou-se que, dos 25 textos analisados as estratégias didáticas do ensino de Biologia estão organizadas a partir da perspectiva tradicional, as aulas não são adaptadas e não favorecem aprendizado dos alunos surdo ou dos estudantes com deficiência auditiva. 

Abstract

The Brazilian Sign Language (Libras) is the deaf student's legal means of communication. However, access to their education, despite the advances made by the deaf community and by law n. 10,436/2002, is still restricted. The term deaf is used for people who were born without hearing and accepted the deaf culture. People with hearing impairment are defined as people who acquired deafness through an external factor. Our intention with this work is to reflect on the difficulties of Biology teachers in applying didactic activities adapted in Libras for deaf or hearing impaired students, starting from the following research question: how to teach Biology following the perspective of Scientific Literacy for deaf students in the regular classroom without deleting it? In this way, the teaching of Science has a transforming role in the classroom, the student with contact with scientific knowledge, follows the guidelines of a critical subject, in this area of knowledge the transformation of knowledge is carried out, as it questions the ways in which we we relate to nature and our social environment. This work discusses the need to understand how the literature presents Biology Teaching for the deaf and to analyze the possibilities of teaching Biology to deaf students in the regular classroom. For data collection procedures, the bibliographic research Marconi (2001) was used. Databases available on the Google Academic and Scielo Brasil platforms were used. As a theoretical framework, we use the works of Hermes (2019), Krasilchik (2000) Quadros (2004), with key words deafness, deaf, education/teaching, biology, biological sciences. Research points to the lack of interpreter in the discipline of Biology, in addition to the lack of training of teachers to work with this audience. In addition, the absence of specific methodologies and communication barriers were identified, since teachers are not fluent in Libras. It was observed that, of the 25 texts analyzed, the didactic strategies of teaching Biology are organized from the traditional perspective, the classes are not adapted and do not favor the learning of deaf students or students with hearing impairment. 

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Janayna Paula Lima de Souza.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Lucyana Sobral de.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Palavras-chave
Surdos.
Educação inclusiva.
Ensino de ciências.
Ensino médio.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
251
Observações


Não foi possível exibir o PDF