Estudo da anatomia no livro didático do 8º ano do ensino fundamental – reflexões a partir da BNCC.
Estudo da anatomia no livro didático do 8º ano do ensino fundamental – reflexões a partir da BNCC.
<janinhapulquerio@gmail.com>
Neste trabalho trazemos uma análise do livro didático de Ciências: O Corpo Humano,
utilizado no 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, do município de Penedo/Alagoas.
Trazemos como objetivo avaliar até que ponto os conteúdos expostos no referido livro estão
em alinhamento com as indicações da BNCC, 2017. O foco central desta análise fixou-se no
conteúdo Anatomia Humana. É sabido que ensinar Biologia é mais que promover a fixação
dos termos científicos; é presenciar situações de aprendizagem que possibilitem ao estudante
a ampliação de saberes sobre a vida. No entanto, compreende-se que muitas escolas de
Penedo/AL não possibilitam o pleno desenvolvimento do estudante do Ensino Fundamental
na área de Ciências, considerando a ausência de recursos apropriados para o melhor
entendimento dos conteúdos, como por exemplo, laboratórios de Ciências, que possibilitem
aos estudantes ver, tocar e aprender fazendo, bem como a ausência de formação de
professores na área o que impedem que muitos ampliem sua metodologia de trabalho, dentro
deste contexto ressalta a relevância do Livro didático. Como metodologia, recorremos a uma
Análise Documental. Nossa análise demonstrou que o livro didático em questão não
corresponde as indicações contidas na BNCC, 2017, sobretudo no que diz respeito a
ampliação do senso crítico e social do jovem e a sexualidade humana. Apresentando
conteúdos fragmentados, muito resumido e pouco contextualizado, o que impede a ampliação
dos conhecimentos sobre Anatomia Humana. A análise comparativa teve como base os
disposto na Base Nacional Comum Curricular, 2017 e como parâmetro analítico a o livro
didático do 8º ano, buscou-se no livro conteúdos pertinentes ao estudo da anatomia humana
como prevê a BNCC.
In this work, it brings an analysis of the Science textbook: The Human Body, used in the 8th
year of Elementary School Anos Finals, in the municipality of Penedo / Alagoas. We aim to
assess the extent to which the contents exposed are not referred to as aligned with the BNCC's
2017 indications. The central focus of this analysis is not available in the Human Anatomy
content. It is known that the teaching of biology is more what promotes the fixation of
scientific terms; is to witness learning situations that enable students to expand their
knowledge about life. However, it is understood that many schools in Penedo / AL do not
allow the full development of the student in the area of Fundamental Sciences, considering the
absence of appropriate resources for a better understanding of the contents, such as Science
laboratories, which enable students students see, touch and learn to do, as well as the lack of
training of teachers in the area or prevent many from expanding their work methodology,
within this context, except for the relevance of the Didactic Book. As a methodology, perform
a Document Analysis. Our analysis showed that the textbook in question does not correspond
to the indications contained in the BNCC, 2017, mainly with regard to the increase in the
youth´s sensory and social perception and human sexuality. Featuring fragmented content,
very summarized and little contextualized, which prevents an expansion of knowledge about
Human Anatomy. . The comparative analysis was based on the provisions of the Common
Base National Curriculum, 2017 and as an analytical parameter to the 8th grade textbook, the
book sought content relevant to the study of human anatomy as provided by the BNCC.
Dr.ª Souza, Lucyana Sobral de.
Livro Didático – Estudo da Anatomia.
Ensino de ciências (Ensino fundamental).