Levantamento do componente arbóreo-arbustivo da vegetação urbana em espaços públicos de Piaçabuçu e seu uso como ferramentas para prática botânica na educação básica.
Levantamento do componente arbóreo-arbustivo da vegetação urbana em espaços públicos de Piaçabuçu e seu uso como ferramentas para prática botânica na educação básica.
<jonathan.gomes@arapiraca.ufal.br>
O ensino de Botânica nas escolas tem sido um desafio antigo, que exige a adoção de novas
abordagens dos conteúdos e uso de materiais que tornem o processo de ensino-aprendizagem
mais produtivo e que promova a participação efetiva dos sujeitos durante este processo. Dessa
forma, a adoção de estratégias didáticas pertinentes e condições para desenvolvimento de aulas
práticas simples e efetivas é essencial, principalmente considerando a baixa infraestrutura das
escolas do sistema público de ensino básico do Brasil. Embora os espaços públicos, em geral,
apresentam componentes arbóreo-arbustivos bem estabelecidos, os conhecimentos e as práticas
de estudos de Botânica na educação básica utilizando esses espaços como locais de prática
pedagógica não parecem consolidados e nem atraentes para alunos e professores. O objetivo
deste trabalho foi realizar um levantamento da diversidade de espécies arbóreas e arbustivas
dos espaços públicos de Piaçabuçu - AL e posteriormente desenvolver estratégias para a
utilização dessas espécies e espaços como ferramentas de práticas pedagógicas, a fim de
familiarizar e aproximar os alunos desse componente da diversidade biológica. Para isso, o
levantamento ocorreu em duas de três praças do município, que apresentam as características
que mais se aproximam as necessárias na construção da cartilha. Nesses levantamentos, foram
levantados os espécimes e a partir da lista de espécies, confeccionada uma cartilha digital
contendo informações chave das espécies e propostas para a utilização delas em aulas práticas
de Botânica e as possibilidades do seu uso como uma ferramenta de uso prático em um ensino
contextualizado.
The implementation of Botany in schools has been an old challenge, which requires the adoption of new teaching methods and use of materials that make the teaching-learning process more productive and that promote the participation of subjects during this process. In this way, the adoption of relevant didactic development strategies and the conditions for classes of simple and effective practices are essential, especially considering the low infrastructure of schools in the public basic education system in Brazil. Although public spaces, in general, present well-chosen tree-bush components for basic education, the knowledge and practices of local teachers of pedagogical practice are not consolidated or attractive to students and students. The objective of this work was to survey the diversity of tree and shrub species in the public spaces of Piaçabuçu - AL and later to develop strategies for the use of these species and spaces as tools for pedagogical practices, in order to achieve family diversity and bring students closer to these areas. components of biological diversity. For this, the survey took place in two of three squares in the municipality, which present as characteristics that are closest as characteristics in the construction of the booklet. In these surveys, practical tools were raised and based on the species, a digital booklet containing the keys of the species and proposals for their use in Botanical practices and as possibilities for their use as a teaching tool of use list in a contextualized.
Dr.ª Silva, Milena Dutra da.
Recursos didáticos.
Ensino de ciências.
Aula de campo .
Ensino prático.