Análise de sentimentos de reviews de produtos de e-commerces brasileiros

Análise de sentimentos de reviews de produtos de e-commerces brasileiros

Autor(a)
Carmo Neto, Francisco Vieira do.
<francisco.neto@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
25/02/2022
Curso/Outros
Ciência da Computação
Número de folhas
33
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Vendas online são muito comuns hoje em dia. Pela facilidade de acesso à tecnologia muitas pessoas podem fazer suas compras sem precisar sair de casa. Porém, com este novo método de venda surgem novos problemas para os consumidores na hora de efetuar sua compra, como por exemplo: risco de serem enganados pelo vendedor, risco de o produto vir danificado ou até mesmo do produto não atender a expectativa do cliente. Com o objetivo de reduzir tais problemas, este trabalho propõe sumarizar as opiniões de clientes sobre determinado produto, e classificar o sentimento dos clientes com relação a sua experiência na compra e uso deste produto. Tais sentimentos são classificados a partir dos textos de clientes que fizeram a compra deste produto e deixaram sua opinião sobre ele. Para o processo de classificação dos sentimentos foram utilizadas técnicas de pré-processamento de texto e treinamento de modelos em redes LSTM (Long short-term memory), um tipo especial de rede neural recorrente muito utilizada em soluções que precisam de Deep Learning para classificação de textos.

 

Abstract

Online sales are very common nowadays. Due to the ease of access to technology, many people can do their shopping without leaving home. However, with the new sales method, there are problems for the consumer at the time of purchase, for example: risk of being deceived by the seller, risk of the product being damaged or even the product does not meet the customer's expectation. In order to reduce such problems, this work summarizes customer opinions about a particular product and classifies customer’s feelings regarding their experience in purchasing and using this product. Such feelings are classified in the texts of customers who have made the purchase of this product and left their opinion about it. For the sentiment classification process were used text pre-processing techniques and model training with LSTM (Long short-term memory) networks, a special type of recurrent neural network widely used in solutions that require Deep Learning to classify texts.

Orientador(a)
Dr. Cavalcante, Rodolfo Carneiro.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Elthon Allex da Silva.
Dr. Neves, Tácito Trindade de Araújo Tiburtino.
Palavras-chave
Análise de sentimentos.
Framework.
Word embedding.
Deep learning.
Reviews de produtos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
315
Observações


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