A afetividade na educação de jovens e adultos como possibilidade da ação pedagógica: um olhar sobre uma experiência formativa no município de Penedo
A afetividade na educação de jovens e adultos como possibilidade da ação pedagógica: um olhar sobre uma experiência formativa no município de Penedo
<laura.cbg@hotmail.com>
O
objetivo deste trabalho está centrado na discussão a respeito da afetividade
como possibilidade de ação pedagógica, em especial junto aos alunos da Educação
de jovens e adultos (EJA), que favorece a receptividade ao aprendizado. A fim
de subsidiar nosso estudo teoricamente abordamos a afetividade na perspectiva
de estudiosos que trouxeram importantes contribuições à questão, a saber:
Vygotsky (1999), Piaget (1962), Wallon(1975), Freire (1974), Maturana (2008),
Leite (2012) e Tassoni (2013). Descrevemos aqui, dados oriundos da pesquisa
realizada na EJA, em uma escola da rede pública no município de Penedo, na qual
foram realizadas observações que permitiram identificar a relação próxima entre
professor e aluno como um diferencial na mediação e construção do conhecimento.
Ao utilizar a afetividade, o professor faz com que os alunos sintam-se aceitos,
receptivos ao aprendizado e ao convívio social. Os referenciais teóricos que
subsidiaram este estudo, possibilitaram a reflexão a respeito da realidade
observada durante a pesquisa, evidenciando que a experiência positiva no que
diz respeito ao favorecimento da ação pedagógica a partir da afetividade,
propiciaram a construção de um ambiente acolhedor, que promove a segurança e a
confiança dos sujeitos da aprendizagem, tornando os avanços significativos
dentro daquela realidade. Entretanto, a experiência percebida não inviabiliza
que pensemos as salas de aula que não dispõem desse ambiente de diálogo e
acolhimento, nas quais ainda são latentes os paradigmas de uma prática
meramente tecnicista, baseada na transmissão eficiente e produtiva de
conteúdos. Como resultado de nossa pesquisa pontuamos que embora a EJA tenha
trilhado uma longa trajetória que está relacionada ao próprio processo de
democratização da educação, ainda há um caminho a ser percorrido no que diz
respeito a priorizar ações pedagógicas centradas nos princípios do
interacionismo, utilizando a afetividade como possibilidade de fortalecimento
do processo de ensino-aprendizagem.
Me. Santos, Reinaldo Batista dos.
Ensino e aprendizagem.
Afetividade.
Ação pedagógica.