A afetividade na educação de jovens e adultos como possibilidade da ação pedagógica: um olhar sobre uma experiência formativa no município de Penedo

A afetividade na educação de jovens e adultos como possibilidade da ação pedagógica: um olhar sobre uma experiência formativa no município de Penedo

Autor(a)
Goes, Laura Cristina Belo.
<laura.cbg@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
19/11/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O objetivo deste trabalho está centrado na discussão a respeito da afetividade como possibilidade de ação pedagógica, em especial junto aos alunos da Educação de jovens e adultos (EJA), que favorece a receptividade ao aprendizado. A fim de subsidiar nosso estudo teoricamente abordamos a afetividade na perspectiva de estudiosos que trouxeram importantes contribuições à questão, a saber: Vygotsky (1999), Piaget (1962), Wallon(1975), Freire (1974), Maturana (2008), Leite (2012) e Tassoni (2013). Descrevemos aqui, dados oriundos da pesquisa realizada na EJA, em uma escola da rede pública no município de Penedo, na qual foram realizadas observações que permitiram identificar a relação próxima entre professor e aluno como um diferencial na mediação e construção do conhecimento. Ao utilizar a afetividade, o professor faz com que os alunos sintam-se aceitos, receptivos ao aprendizado e ao convívio social. Os referenciais teóricos que subsidiaram este estudo, possibilitaram a reflexão a respeito da realidade observada durante a pesquisa, evidenciando que a experiência positiva no que diz respeito ao favorecimento da ação pedagógica a partir da afetividade, propiciaram a construção de um ambiente acolhedor, que promove a segurança e a confiança dos sujeitos da aprendizagem, tornando os avanços significativos dentro daquela realidade. Entretanto, a experiência percebida não inviabiliza que pensemos as salas de aula que não dispõem desse ambiente de diálogo e acolhimento, nas quais ainda são latentes os paradigmas de uma prática meramente tecnicista, baseada na transmissão eficiente e produtiva de conteúdos. Como resultado de nossa pesquisa pontuamos que embora a EJA tenha trilhado uma longa trajetória que está relacionada ao próprio processo de democratização da educação, ainda há um caminho a ser percorrido no que diz respeito a priorizar ações pedagógicas centradas nos princípios do interacionismo, utilizando a afetividade como possibilidade de fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Abstract


Orientador(a)
Dr.ª Cardeal, Janine Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Guedes, Lívia Couto.
Me. Santos, Reinaldo Batista dos.
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ensino e aprendizagem.
Afetividade.
Ação pedagógica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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