Práticas de benzeduras e rezas no Brasil intermediadas por plantas: uma revisão sistemática.
Práticas de benzeduras e rezas no Brasil intermediadas por plantas: uma revisão sistemática.
<mirelysantos240@gmail.com>
Os benzedores surgiram no Brasil a partir do século XVII e com suas práticas de rezas e
benzeduras contribuíram e contribuem com a medicina popular, levando o bem-estar físico e
espiritual às pessoas. Para a realização das benzeções as benzedeiras fazem uso de elementos
como ramos verdes, gestos em cruz, agulha, linha, pano, água benta e reza. Esta pesquisa teve
como objetivo realizar uma revisão sistemática a respeito das práticas de benzeção intermediada
por plantas no Brasil, bem como, fazer o levantamento das plantas utilizadas pelas benzedeiras;
listar os sintomas e doenças que as benzedeiras realizam a prática de cura e comparar as
especificidades das práticas de rezas das benzedeiras em diferentes locais do Brasil. Para isso
foram utilizadas as bases de dados LILACS, SCOPUS, Web of Science e Medline com a
palavra-chave em português “benzedeira” e inglês “healer”. Através da busca foram
encontrados17.371 resultados e posteriormente foi feita a leitura dos títulos dos estudos
encontrados e na incerteza foram analisados os Abstract, que resultou na exclusão de 17.317
publicações que não possuíam relação com o estudo das rezadeiras/benzedeiras. Os 27 trabalhos
restantes foram lidos na íntegra e a partir dos critérios de inclusão, que se tratam de trabalhos
que citam as práticas de benzeção e cura no Brasil, foram selecionados 4 artigos. Através dos
resultados obtidos verificou-se que as plantas mais utilizadas pelas benzedeiras foram: arruda
(Ruta graveolens L.) e vassourinha (Scoparia dulcis L.); e as doenças/sintomas que as
benzedeiras mais realizam benzeções foram o mau-olhado e o quebranto, que alguns estudos
considera-os como a mesma doença. É necessário que as benzedeiras sejam reconhecidas,
valorizadas e incentivadas, a fim de que seus conhecimentos e práticas sobre as plantas e rezas
não sejam extintas e sim preservadas para que as futuras gerações também possam conhecer,
pois a prática de benzeções pode sofrer uma queda no número de benzedeiras, uma vez que
elas, em sua maioria são mulheres, com idade avança e com a saúde debilitada, mas que se
dispõem a transmitir seus conhecimentos, porém dificilmente encontram pessoas interessadas
em aprender.
Traditional healers appeared in Brazil in the XVII century. With their practices of prayers and blessings they contributed to popular medicine, bringing physical and spiritual well-being to people. To perform the blessings, the healers make use of elements such as fresh branches, gestures in the form of the cross, needle work, weaving, cloth, the use of holy water and prayer. This research aimed to carry out a systematic review of practices in the utilization of plants in Brazil, as well as to conduct a survey on the plants themselves. We enumerate symptoms and diseases that the healers treat and compare specific instances of the healers' practices in prayer around Brazil. For that, LILACS, SCOPUS, Web of Science and Medline databases were used with the Portuguese keyword “benzedeira” - “healer”, in English. Through the search, 17,371 results were found. Subsequently, the titles of the studies found were read and the Abstracts were tested for correspondence, which resulted in the exclusion of 17,317 publications that were not related to the study of prayer / healing. The remaining 27 works were read in full and based on the inclusion criteria, which are works that mention the practices of shamanism and healing in Brazil, 4 articles were selected. Through the obtained results it was verified that the plants most used by the healers were: arruda (Ruta graveolens L.) and vassourinha (Scoparia dulcis L.); and the diseases / symptoms that the healers most often perform blessings on were the evil eye and breakdown, which some studies to be the same disease. It is necessary for the healers to be recognized, valued and encouraged, so that their knowledge and practices about plants and prayers are not extinguished, but preserved so that future generations can also share the knowledge, as the practice of blessings can suffer with a drop in the number of healers, since they are mostly women, advancing in age and also subject to health issues, but who are willing to transmit their knowledge, but find few people interested in learning.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Cultura popular.
Benzedeiras.
Plantas de Reza.
Benzeções.