Recursos didáticos interativos e atrativos aplicados no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica.

Recursos didáticos interativos e atrativos aplicados no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. 

Autor(a)
Alves, Carla Thayse dos Santos.
<carlathayse97@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
10/12/2021
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre metodologias não convencionais de ensino, bem como identificar práticas docentes, tais como a utilização de métodos interativos e atrativos como histórias em quadrinho e jogos educativos, que facilitam, motivam e tornam mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem de Ciências (Química/Física) no Ensino Fundamental e Médio. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico sobre práticas docentes que colaboram para que o ensino de Ciências se torne mais interessante, motivador e eficaz. Foi realizada uma pesquisa sobre trabalhos publicados envolvendo, metodologias e recursos que auxiliem no ensino de Ciências (Química/Física). Assim foi construída uma listagem, categorizada, dos trabalhos encontrados com o objetivo de facilitar o acesso a professores e profissionais da área. Com relação aos resultados da utilização das metodologias criativas de ensino, foi verificado, de forma geral, que os pontos positivos obtidos foram as participações ativas dos alunos, os trabalhos em equipe e o engajamento durante as atividades desenvolvidas. Já como pontos negativos, conforme as análises dos artigos foi possível perceber que os discentes sentiram dificuldades no início da aplicação das metodologias. Espera-se que este trabalho seja uma contribuição para a educação no sentido de fornecer um estudo preliminar para a utilização de métodos interativos, atrativos, criativos e mais eficientes que os métodos convencionais utilizados para o aprendizado das Ciências Física e Química que já são consideradas difíceis, o que por si só já é razão de desmotivação dos alunos. Espera-se, também, que este trabalho enriqueça a literatura apresentando experiências construtivas que poderão resultar no despertar da curiosidade e da criatividade dos estudantes. 

Abstract

This work aims to present some theoretical reflections on unconventional teaching methodologies, as well as to identify teaching practices, such as the use of interactive and attractive methods such as comic books and educational games, which facilitate, motivate and make the process of teaching more efficient. teaching-learning of Science (Chemistry/Physics) in Elementary and High School. For this, a bibliographic survey was carried out on teaching practices that contribute to making the teaching of science more interesting, motivating and effective. Research was carried out on published works involving methodologies and resources that help in the teaching of Science (Chemistry/Physics). Thus, a categorized list of the works found was built with the aim of facilitating access to teachers and professionals in the field. Regarding the results of the use of creative teaching methodologies, it was found, in general, that the positive points obtained were the active participation of students, teamwork and engagement during the developed activities. As negative points, according to the analysis of the articles, it was possible to notice that the students felt difficulties in the beginning of the application of the methodologies. It is expected that this work is a contribution to education in the sense of providing a preliminary study for the use of interactive, attractive, creative and more efficient methods than the conventional methods used for learning Physical and Chemical Sciences, which are already considered difficult, which in itself is a reason for students' lack of motivation. It is also hoped that this work will enrich the literature by presenting constructive experiences that may result in awakening students' curiosity and creativity.

Orientador(a)
Dr.ª Lopes, Adriana Carla de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Dourado, Auceia Matos.
Nunes, Marcos André.
Palavras-chave
Recursos didáticos.
Jogos educativos.
Ensino de ciências.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
383
Observações


Não foi possível exibir o PDF