Recursos didáticos interativos e atrativos aplicados no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica.
Recursos didáticos interativos e atrativos aplicados no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica.
<carlathayse97@gmail.com>
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre metodologias não
convencionais de ensino, bem como identificar práticas docentes, tais como a utilização de
métodos interativos e atrativos como histórias em quadrinho e jogos educativos, que facilitam,
motivam e tornam mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem de Ciências
(Química/Física) no Ensino Fundamental e Médio. Para isso, foi realizado levantamento
bibliográfico sobre práticas docentes que colaboram para que o ensino de Ciências se torne mais
interessante, motivador e eficaz. Foi realizada uma pesquisa sobre trabalhos publicados
envolvendo, metodologias e recursos que auxiliem no ensino de Ciências (Química/Física).
Assim foi construída uma listagem, categorizada, dos trabalhos encontrados com o objetivo de
facilitar o acesso a professores e profissionais da área. Com relação aos resultados da utilização
das metodologias criativas de ensino, foi verificado, de forma geral, que os pontos positivos
obtidos foram as participações ativas dos alunos, os trabalhos em equipe e o engajamento
durante as atividades desenvolvidas. Já como pontos negativos, conforme as análises dos
artigos foi possível perceber que os discentes sentiram dificuldades no início da aplicação das
metodologias. Espera-se que este trabalho seja uma contribuição para a educação no sentido de
fornecer um estudo preliminar para a utilização de métodos interativos, atrativos, criativos e
mais eficientes que os métodos convencionais utilizados para o aprendizado das Ciências Física
e Química que já são consideradas difíceis, o que por si só já é razão de desmotivação dos
alunos. Espera-se, também, que este trabalho enriqueça a literatura apresentando experiências
construtivas que poderão resultar no despertar da curiosidade e da criatividade dos estudantes.
This work aims to present some theoretical reflections on unconventional teaching methodologies, as well as to identify teaching practices, such as the use of interactive and attractive methods such as comic books and educational games, which facilitate, motivate and make the process of teaching more efficient. teaching-learning of Science (Chemistry/Physics) in Elementary and High School. For this, a bibliographic survey was carried out on teaching practices that contribute to making the teaching of science more interesting, motivating and effective. Research was carried out on published works involving methodologies and resources that help in the teaching of Science (Chemistry/Physics). Thus, a categorized list of the works found was built with the aim of facilitating access to teachers and professionals in the field. Regarding the results of the use of creative teaching methodologies, it was found, in general, that the positive points obtained were the active participation of students, teamwork and engagement during the developed activities. As negative points, according to the analysis of the articles, it was possible to notice that the students felt difficulties in the beginning of the application of the methodologies. It is expected that this work is a contribution to education in the sense of providing a preliminary study for the use of interactive, attractive, creative and more efficient methods than the conventional methods used for learning Physical and Chemical Sciences, which are already considered difficult, which in itself is a reason for students' lack of motivation. It is also hoped that this work will enrich the literature by presenting constructive experiences that may result in awakening students' curiosity and creativity.
Nunes, Marcos André.
Jogos educativos.
Ensino de ciências.