A importância das microaulas para futuros professores de português

A importância das microaulas para futuros professores de português

Autor(a)
Alves, Maria de Lourdes do Nascimento.
<lourdeswely1@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
04/02/2022
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
64
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho analisa se as microaulas desenvolvidas no Estágio Supervisionado I proporcionam atividades equivalentes à prática docente real, no curso de Letras (Português) na modalidade presencial da Universidade Federal de Alagoas, a fim de comprovar a hipótese de que as microaulas contribuem na formação dos futuros professores. Além disso, analisa-se como as microaulas se enquadram no processo de formação dos discentes, se capacitam, de fato, os graduandos para o exercício da profissão docente e se, talvez por ser o momento em que é colocada em prática toda a teoria estudada no percorrer do curso, ou por apresentar estudos profundos sobre planejamento e ministração da aula, isso seja relevante para a formação docente. O pensamento de teóricos como Pimenta (1995), Freire (1996) e Antunes (2003) embasa esta pesquisa, caracterizada como qualitativa, pois oportuniza conhecer o que os sujeitos pesquisados pensam, partindo das respostas dadas a questões elaboradas para o tema. Como resultados, concluímos que as microaulas podem mesmo colaborar com o desenvolvimento de saberes formativos no que se refere às práticas docentes, acarretando, assim, várias experiências sólidas para a formação de professores.

Abstract

This paper analyzes whether the microclasses developed in Supervised Practice I provide activities equivalent to the real teaching practice, in the Letters Corse (Portuguese) in the Federal University of Alagoas, in order to prove the hypothesis that microclasses contribute to the training of future teachers.In addition, we will analyze how the microclasses fit into the students' training process, whether the microclasses in fact enable students to exercise the teaching profession, and whether, perhaps because it is the moment when all the theory studied during the course is put into practice, or because it presents in-depth studies on lesson planning and delivery, it is relevant for training. Based on what theorists such as Pimenta (1995), Freire(1996) and Antunes (2003) think, this research is based on this study, which is characterized as qualitative, because it provides the opportunity to know what the researched subjects think, based on the answers given to questions designed specifically for the theme. As a result, we conclude that the microclasses can even collaborate with the development of formative knowledge in relation to the practices.

 

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Dr.ª Berto, Jane Cristina Beltramini.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Palavras-chave
Formação de professores .
Estágio supervisionado.
Educação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
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