A importância das microaulas para futuros professores de português
A importância das microaulas para futuros professores de português
<lourdeswely1@gmail.com>
O
presente trabalho analisa se as microaulas desenvolvidas no Estágio
Supervisionado I proporcionam atividades equivalentes à prática docente real,
no curso de Letras (Português) na modalidade presencial da Universidade Federal
de Alagoas, a fim de comprovar a hipótese de que as microaulas contribuem na
formação dos futuros professores. Além disso, analisa-se como as microaulas se
enquadram no processo de formação dos discentes, se capacitam, de fato, os
graduandos para o exercício da profissão docente e se, talvez por ser o momento
em que é colocada em prática toda a teoria estudada no percorrer do curso, ou
por apresentar estudos profundos sobre planejamento e ministração da aula, isso
seja relevante para a formação docente. O pensamento de teóricos como Pimenta
(1995), Freire (1996) e Antunes (2003) embasa esta pesquisa, caracterizada como
qualitativa, pois oportuniza conhecer o que os sujeitos pesquisados pensam,
partindo das respostas dadas a questões elaboradas para o tema. Como
resultados, concluímos que as microaulas podem mesmo colaborar com o desenvolvimento
de saberes formativos no que se refere às práticas docentes, acarretando, assim,
várias experiências sólidas para a formação de professores.
This
paper analyzes whether the microclasses developed in Supervised Practice I
provide activities equivalent to the real teaching practice, in the Letters
Corse (Portuguese) in the Federal University of Alagoas, in order to prove the
hypothesis that microclasses contribute to the training of future teachers.In
addition, we will analyze how the microclasses fit into the students' training
process, whether the microclasses in fact enable students to exercise the teaching
profession, and whether, perhaps because it is the moment when all the theory
studied during the course is put into practice, or because it presents in-depth
studies on lesson planning and delivery, it is relevant for training. Based on
what theorists such as Pimenta (1995), Freire(1996) and Antunes (2003) think,
this research is based on this study, which is characterized as qualitative,
because it provides the opportunity to know what the researched subjects think,
based on the answers given to questions designed specifically for the theme. As
a result, we conclude that the microclasses can even collaborate with the
development of formative knowledge in relation to the practices.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Estágio supervisionado.
Educação.