A herança secular da educação tipificada no ambiente de ensino: um estudo da Escola Estadual Adriano Jorge em Arapiraca - AL
A herança secular da educação tipificada no ambiente de ensino: um estudo da Escola Estadual Adriano Jorge em Arapiraca - AL
<claris1695@gmail.com>
O trabalho presente
trata-se de um estudo de caso que tem como objeto a Escola Adriano Jorge,
inaugurada na década de 1930 e localizada no Centro do município de
Arapiraca-AL. A referida instituição foi escolhida por ter sido a primeira
escola pública do município. Este estudo pretende fazer uma análise tipológica,
trazendo um aparato da educação e seus espaços físicos dentro de um recorte
histórico, amparado na influência clássica e com foco nos expoentes militares e
na igreja. É posta, mais adiante, uma leitura caracterizante do objeto de
estudo, a Escola Estadual Adriano Jorge, a partir de sua inclusão geográfica e
sua disposição na malha urbana da cidade, seguida de uma análise de entorno
imediato e arquitetônica. Aborda-se então, questões acerca da
instrumentalização do poder no espaço de forma repressora e hierárquica e como
a Tipologia-Pátio pode ser usada como contraponto a favor de práticas
pedagógicas contemporâneas. Assim, tem-se o objetivo um estudo tipológico
analisar a arquitetura interseccional do ambiente de ensino, a partir de dados
históricos gerais e locais, compondo uma narrativa de conexão com o contexto
vigente. Propondo uma análise da matéria e dos processos que culminaram na
concretização da Escola Adriano Jorge, o que se justifica não apenas por lançar
luz à herança cultural de muitas gerações, mas por protagonizar o próprio
espaço que as formou, transformando o que significa lugar de ensino. Para a
produção dos trabalhos foram realizadas pesquisas bibliográficas qualitativas,
utilizando livros e artigos, além da pesquisa de campo na escola objeto de estudo.
The present work is a case study that has as its
object the Adriano Jorge State School, inaugurated in the 1930s and located in
the center of the city of Arapiraca-AL. This institution was chosen because it
was the first public school in the city. This study intends to make a
typological analysis, bringing forward an apparatus of educational and physical
spaces within a historical framework, supported by the classical influence and
with a focus on military and clerical exponents. Further on, bringing a characterizing
reading of the case study, the Adriano Jorge State School, is presented, based
on its geographic inclusion and its disposition in the city’s urban fabric,
followed by an analysis of the immediate and architectural surroundings. It
then addresses issues regarding the instrumentalization of power in space, in a
repressive and hierarchical way and how the Courtyard Typology can be used as a
counterpoint in favor of contemporary pedagogical practices. Thus, the
objective is a typological study to analyze the intersectional architecture of
the teaching environment, from general and local historical data, composing a
narrative of connection with the current context. Proposing an analysis of the
material and processes that culminated in the realization of the Adriano Jorge
School, which is justified not only to shed light on the cultural heritage of
many generations, but for taking the lead in the space that formed them,
transforming what means to be a learning place. For the production of the
works, qualitative bibliographic research was carried out, using books and
articles, in addition to field research in the school chosen as study object.
Ma. Rodrigues, Rosemary Lopes.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Arquitetura educacional - História.
Escola-pátio.