A herança secular da educação tipificada no ambiente de ensino: um estudo da Escola Estadual Adriano Jorge em Arapiraca - AL

A herança secular da educação tipificada no ambiente de ensino: um estudo da Escola Estadual Adriano Jorge em Arapiraca - AL

Autor(a)
Santos, Clarissa Lira.
<claris1695@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
17/12/2021
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
103
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O trabalho presente trata-se de um estudo de caso que tem como objeto a Escola Adriano Jorge, inaugurada na década de 1930 e localizada no Centro do município de Arapiraca-AL. A referida instituição foi escolhida por ter sido a primeira escola pública do município. Este estudo pretende fazer uma análise tipológica, trazendo um aparato da educação e seus espaços físicos dentro de um recorte histórico, amparado na influência clássica e com foco nos expoentes militares e na igreja. É posta, mais adiante, uma leitura caracterizante do objeto de estudo, a Escola Estadual Adriano Jorge, a partir de sua inclusão geográfica e sua disposição na malha urbana da cidade, seguida de uma análise de entorno imediato e arquitetônica. Aborda-se então, questões acerca da instrumentalização do poder no espaço de forma repressora e hierárquica e como a Tipologia-Pátio pode ser usada como contraponto a favor de práticas pedagógicas contemporâneas. Assim, tem-se o objetivo um estudo tipológico analisar a arquitetura interseccional do ambiente de ensino, a partir de dados históricos gerais e locais, compondo uma narrativa de conexão com o contexto vigente. Propondo uma análise da matéria e dos processos que culminaram na concretização da Escola Adriano Jorge, o que se justifica não apenas por lançar luz à herança cultural de muitas gerações, mas por protagonizar o próprio espaço que as formou, transformando o que significa lugar de ensino. Para a produção dos trabalhos foram realizadas pesquisas bibliográficas qualitativas, utilizando livros e artigos, além da pesquisa de campo na escola objeto de estudo.

Abstract

The present work is a case study that has as its object the Adriano Jorge State School, inaugurated in the 1930s and located in the center of the city of Arapiraca-AL. This institution was chosen because it was the first public school in the city. This study intends to make a typological analysis, bringing forward an apparatus of educational and physical spaces within a historical framework, supported by the classical influence and with a focus on military and clerical exponents. Further on, bringing a characterizing reading of the case study, the Adriano Jorge State School, is presented, based on its geographic inclusion and its disposition in the city’s urban fabric, followed by an analysis of the immediate and architectural surroundings. It then addresses issues regarding the instrumentalization of power in space, in a repressive and hierarchical way and how the Courtyard Typology can be used as a counterpoint in favor of contemporary pedagogical practices. Thus, the objective is a typological study to analyze the intersectional architecture of the teaching environment, from general and local historical data, composing a narrative of connection with the current context. Proposing an analysis of the material and processes that culminated in the realization of the Adriano Jorge School, which is justified not only to shed light on the cultural heritage of many generations, but for taking the lead in the space that formed them, transforming what means to be a learning place. For the production of the works, qualitative bibliographic research was carried out, using books and articles, in addition to field research in the school chosen as study object.

Orientador(a)
Me. Silva, João Paulo Omena.
Banca Examinadora
Dr.ª Barros, Alice de Almeida.
Ma. Rodrigues, Rosemary Lopes.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Palavras-chave
Arquitetura escolar.
Arquitetura educacional - História.
Escola-pátio.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
413
Observações


Não foi possível exibir o PDF