Caminhabilidade: diretrizes para o Centro de Arapiraca / AL

Caminhabilidade: diretrizes para o Centro de Arapiraca / AL

Autor(a)
Silva, Sarah Farias.
<sarah.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
13/12/2021
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
168
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A forma como muitas cidades foram e vem sendo planejadas privilegiam os automóveis, colocando-os como protagonistas nas ruas. A escala humana vem sendo desrespeitada com infraestrutura que não permite uma boa experiência ao caminhar, junto a insegurança, comprometendo a vitalidade urbana. Nesse âmbito, a promoção da mobilidade a pé torna-se uma alternativa para mitigar parte dos efeitos negativos do carrocentrismo. Em Arapiraca, principal cidade do Agreste alagoano, é notório o espaço que os veículos automotores ocupam nas ruas da cidade, principalmente no Centro, causando uma intensa disputa pelo espaço entre carros, motocicletas e pessoas. Dentre outras causas, isto se deve à ausência de um planejamento adequado ao crescimento urbano que se proponha a reduzir esses conflitos. Assim, o objetivo central do trabalho é apresentar diretrizes para a melhoria do desenho urbano do Centro da cidade de Arapiraca/AL, a fim de estimular o andar a pé com conforto e segurança. Para tanto, são apresentados os resultados de uma pesquisa feita com a população fixa e flutuante sobre o Centro afim de compreender suas percepções de caminhabilidade no bairro, seguida da aplicação do Índice de Caminhabilidade do ITDP em trecho da Avenida Rio Branco, como objeto de estudo devido à impossibilidade de contemplar toda a extensão do Centro de Arapiraca. O resultado o iCam 2.0 mensurou as características do ambiente, possibilitando a apresentação de diretrizes com foco no pedestre por meio da qualificação dos seus espaços de circulação cotidiana. Por fim, destaca-se que essas diretrizes podem ser adaptadas às especificidades de outras vias urbanas, além da Av. Rio Branco, e consideradas pela gestão municipal no planejamento urbano da cidade. 

Abstract

The way many cities have been and has been planned favor cars, placing them as protagonists on the streets. The human scale has been disrespected with infrastructure that does not allow a good experience when walking, along with insecurity, compromising urban vitality. In this context, the promotion of walking mobility becomes an alternative to mitigate part of the negative effects of carrocentrism. In Arapiraca, the main city of Agreste alagoano, it is notorious the space that motor vehicles occupy in the streets of the city, especially in the center, causing an intense dispute for space between cars, motorcycles and people. Among other causes, this is due to the lack of adequate planning for urban growth that proposes to reduce these conflicts. Thus, the main objective of the work is to present guidelines for the improvement of the urban design of the Arapiraca/AL downtown, in order to stimulate walking with comfort and safety. To this end, the results of a research done with the fixed and floating population on the downtown in order to understand their perceptions of walkingability in the neighborhood are presented, followed by the application of the ITDP Walkability Score in a stretch of Avenida Rio Branco, as an object of study due to the impossibility of contemplating the entire length of the Arapiraca downtown. The result of iCam 2.0 measured the characteristics of the environment, enabling the presentation of guidelines focused on the pedestrian through the qualification of their spaces of daily circulation. Finally, it is noteworthy that these guidelines can be adapted to the specificities of other urban roads besides Rio Branco avenue, and considered by the municipal management in the urban planning of the city.

Orientador(a)
Me. Santos, Edler Oliveira.
Banca Examinadora
Brito, Alaí Miller da Silva.
Dr.ª Barros, Alice de Almeida.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Palavras-chave
Mobilidade urbana.
Calçadas.
Vitalidade urbana.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
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