Caminhabilidade: diretrizes para o Centro de Arapiraca / AL
Caminhabilidade: diretrizes para o Centro de Arapiraca / AL
<sarah.silva@arapiraca.ufal.br>
A
forma como muitas cidades foram e vem sendo planejadas privilegiam os
automóveis, colocando-os como protagonistas nas ruas. A escala humana vem sendo desrespeitada com infraestrutura que não permite uma
boa experiência ao caminhar, junto a insegurança, comprometendo a vitalidade
urbana. Nesse âmbito, a promoção da mobilidade a pé torna-se uma alternativa
para mitigar parte dos efeitos negativos do carrocentrismo. Em Arapiraca, principal cidade do Agreste
alagoano, é notório o espaço que os veículos automotores ocupam nas ruas da
cidade, principalmente no Centro, causando uma intensa disputa pelo espaço
entre carros, motocicletas e pessoas. Dentre outras causas, isto se deve à
ausência de um planejamento adequado ao crescimento urbano que se proponha a
reduzir esses conflitos. Assim, o objetivo central do trabalho é
apresentar diretrizes para a melhoria do desenho urbano do Centro da cidade de
Arapiraca/AL, a fim de estimular o andar a pé com conforto e segurança. Para tanto,
são apresentados os resultados de uma pesquisa feita com a população fixa e
flutuante sobre o Centro afim de compreender suas percepções de caminhabilidade
no bairro, seguida da aplicação do Índice de Caminhabilidade do ITDP em trecho da
Avenida Rio Branco, como objeto
de estudo devido à impossibilidade de contemplar toda a extensão do Centro de
Arapiraca. O resultado o iCam 2.0 mensurou as características do
ambiente, possibilitando a apresentação de diretrizes com foco no pedestre por
meio da qualificação dos seus espaços de circulação cotidiana. Por fim,
destaca-se que essas diretrizes podem ser adaptadas às especificidades de
outras vias urbanas, além da Av. Rio Branco, e consideradas pela gestão
municipal no planejamento urbano da cidade.
The way many cities have been
and has been planned favor cars, placing them as protagonists on the streets.
The human scale has been disrespected with infrastructure that does not allow a
good experience when walking, along with insecurity, compromising urban
vitality. In this context, the promotion of walking mobility becomes an
alternative to mitigate part of the negative effects of carrocentrism. In
Arapiraca, the main city of Agreste alagoano, it is notorious the space that
motor vehicles occupy in the streets of the city, especially in the center,
causing an intense dispute for space between cars, motorcycles and people.
Among other causes, this is due to the lack of adequate planning for urban
growth that proposes to reduce these conflicts. Thus, the main objective of the
work is to present guidelines for the improvement of the urban design of the
Arapiraca/AL downtown, in order to stimulate walking with comfort and safety. To
this end, the results of a research done with the fixed and floating population
on the downtown in order to understand their perceptions of walkingability in
the neighborhood are presented, followed by the application of the ITDP
Walkability Score in a stretch of Avenida Rio Branco, as an object of study due
to the impossibility of contemplating the entire length of the Arapiraca downtown.
The result of iCam 2.0 measured the characteristics of the environment,
enabling the presentation of guidelines focused on the pedestrian through the
qualification of their spaces of daily circulation. Finally, it is noteworthy
that these guidelines can be adapted to the specificities of other urban roads
besides Rio Branco avenue, and considered by the municipal management in the
urban planning of the city.
Dr.ª Barros, Alice de Almeida.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Calçadas.
Vitalidade urbana.