Mídia social Instagram e a ciência: explorando contas que veiculam conteúdos científicos
Mídia social Instagram e a ciência: explorando contas que veiculam conteúdos científicos
<kalianemayra@gmail.com>
Nas últimas décadas, a divulgação
científica vem crescendo no Brasil, assim como seus meios, especialmente a
partir da transformação digital em todos os setores da sociedade. O mundo se
tornou uma aldeia global conectada à Internet. Criar conteúdo digital e
divulgá-lo em sites, blogs e redes sociais tem se tornado uma estratégia de
diversas esferas. No meio acadêmico por outro lado, muitos pesquisadores não
utilizam as redes sociais como ferramenta de divulgação de seus projetos e
pesquisas, por isso perdem a oportunidade de captar recursos, popularizar a
ciência e se tornarem referências sociais e de mercado em suas respectivas
áreas. Neste contexto presente, o trabalho discutiu a utilização do aplicativo
Instagram por profissionais acadêmicos que utilizaram as redes sociais como
oportunidade de divulgação da ciência. A pesquisa fundamentou-se na perspectiva
metodológica da etnografia ou etnografia virtual. O uso dessa rede
social tem se mostrado muito útil para atingir um determinado público e ou no
geral abrange uma maior parcela da população que busca conhecimento cientifico,
de maneira rápida e pratica e de fácil acesso, o objetivo desse trabalho e saber
se as divulgações estão sendo realizadas conforme as contas se propõem a
divulgar em suas biografias.
In recent
decades, Brazil has been expanding its scientific communication channels and
has been driven by the digital transformation taking place in all sectors of
society. The world has become an Internet-connected global village. Creating
content and disseminating it on websites, blogs and social networks has become
an effective strategy for professionals from all walks of life. In present,
many researchers do not use social networks as a tool for disseminating their
projects and research, so they lose the opportunity to raise funds, popularize
science and become social and market references in their respective areas. In
this case, the work discussed the use of the application by academic
professionals who used social networks as an opportunity to disseminate
science.The research
was based on the methodological perspective of ethnography or virtual
ethnography. The use of this network has been shown to be very useful to reach
a certain audience and or in general it covers a larger portion of the
population that seeks scientific knowledge, in a quick, practical and
easy-to-access manner.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Internet.
Divulgação científica.
Criadores de conteúdo .
Instagram (Rede social on-line).