Mídia social Instagram e a ciência: explorando contas que veiculam conteúdos científicos

Mídia social Instagram e a ciência: explorando contas que veiculam conteúdos científicos

Autor(a)
Santos, Mayra Kaliane Silva dos.
<kalianemayra@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
16/12/2021
Curso/Outros
Química
Número de folhas
39
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Nas últimas décadas, a divulgação científica vem crescendo no Brasil, assim como seus meios, especialmente a partir da transformação digital em todos os setores da sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global conectada à Internet. Criar conteúdo digital e divulgá-lo em sites, blogs e redes sociais tem se tornado uma estratégia de diversas esferas. No meio acadêmico por outro lado, muitos pesquisadores não utilizam as redes sociais como ferramenta de divulgação de seus projetos e pesquisas, por isso perdem a oportunidade de captar recursos, popularizar a ciência e se tornarem referências sociais e de mercado em suas respectivas áreas. Neste contexto presente, o trabalho discutiu a utilização do aplicativo Instagram por profissionais acadêmicos que utilizaram as redes sociais como oportunidade de divulgação da ciência. A pesquisa fundamentou-se na perspectiva metodológica da etnografia ou etnografia virtual. O uso dessa rede social tem se mostrado muito útil para atingir um determinado público e ou no geral abrange uma maior parcela da população que busca conhecimento cientifico, de maneira rápida e pratica e de fácil acesso, o objetivo desse trabalho e saber se as divulgações estão sendo realizadas conforme as contas se propõem a divulgar em suas biografias.

Abstract

In recent decades, Brazil has been expanding its scientific communication channels and has been driven by the digital transformation taking place in all sectors of society. The world has become an Internet-connected global village. Creating content and disseminating it on websites, blogs and social networks has become an effective strategy for professionals from all walks of life. In present, many researchers do not use social networks as a tool for disseminating their projects and research, so they lose the opportunity to raise funds, popularize science and become social and market references in their respective areas. In this case, the work discussed the use of the application by academic professionals who used social networks as an opportunity to disseminate science.The research was based on the methodological perspective of ethnography or virtual ethnography. The use of this network has been shown to be very useful to reach a certain audience and or in general it covers a larger portion of the population that seeks scientific knowledge, in a quick, practical and easy-to-access manner.

Orientador(a)
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Banca Examinadora
Me. Silva, Erasmo Móises dos Santos.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Palavras-chave
Redes sociais.
Internet.
Divulgação científica.
Criadores de conteúdo .
Instagram (Rede social on-line).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
341
Observações


Não foi possível exibir o PDF