Limites e possibilidades da educação para as relações étnico-raciais no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas - _Campus_ Arapiraca

Limites e possibilidades da educação para as relações étnico-raciais no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

Autor(a)
Lima, Amanda Raquel de Oliveira.
<amanda.lima@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
29/03/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
67
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa apresenta uma discussão acerca do estado da arte na que diz respeito às questões étnico raciais, com recorte, no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca (Unidade Sede). Questionamos como o aparato jurídico-normativo que delineia a inserção da educação étnico-racial no ensino superior vem oportunizando uma formação docente que contribua para uma abordagem crítica em torno da temática e com ampliação do foco dos currículos. O objetivo central dessa pesquisa foi investigar e discutir a formação docente no ensino superior, no que se refere à temática étnico racial, bem como sua relação com a inserção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais no campo das Licenciaturas, em específico, no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca (Unidade Sede). Para tanto foram realizadas análises dos conteúdos curriculares do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, com ênfase nas temáticas das políticas das ações afirmativas, a política curricular e a lei nº 10.639/2003, além de levantamentos de eventos, artigos, projetos de extensão e produções acadêmicas produzidas tanto pelos docentes quanto pelos discentes da Universidade, visando compreender: de que forma a educação étnico-racial está se desenvolvendo nas Licenciaturas do Campus Arapiraca (Unidade Sede)e como está sendo posta a discussão étnico racial no curso de Ciências Biológicas? E quais são os possíveis impactos causados por esta limitação na formação dos graduandos/as? Neste trabalho utilizou-se a abordagem quantitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. A metodologia será a tendência para estudo de análise de Estado de Arte. A partir dos estudos realizados, observou-se um distanciamento em relação às discussões étnico-raciais dentro do Campus Arapiraca e no curso de ciências biológicas, no período de 2006 a 2020, no entanto, com a inserção da nova grade nos cursos de licenciatura da Unidade em 2018, inclusive no curso de licenciatura de Ciências Biológicas, notou-se um grande avanço no que diz respeito às questões étnico-raciais nos currículos da unidade. Esta pesquisa se faz necessária para que possamos refletir sobre o papel da educação científica na construção de uma escolarização que contemple efetivamente a diversidade étnico-racial e ao educador sobre sua prática, a fim de construir uma pedagogia da diversidade e multiculturalmente comprometida que contribua no combate a discriminação racial e preconceito nas escolas. 

Abstract

This research presents a discussion about the state of the art with regard to ethnic-racial issues, with a focus on the Biological Sciences Degree course at the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca (Headquarters Unit). We question how the legal-normative apparatus that outlines the insertion of ethnic-racial education in higher education has been providing opportunities for teacher training that contributes to a critical approach to the theme and expanding the focus of curricula. The main objective of this research was to investigate and discuss the teaching training in higher education, with regard to the ethnic-racial theme, as well as its relationship with the insertion of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations in the field of Degrees, in specific, in the Licentiate of Biological Sciences at the Federal University of Alagoas – Campus Arapiraca (Headquarters Unit). To this end, analyzes of the curricular contents of the Biological Sciences Degree Course were carried out, with emphasis on the themes of affirmative action policies, curricular policy and law nº 10.639/2003, in addition to surveys of events, articles, extension projects and productions academic studies produced both by professors and students of the University, aiming to understand: how is ethnic-racial education developing in the Degrees of Campus Arapiraca (Headquarters Unit) and how is the ethnic-racial discussion being posed in the Biological Sciences course? And what are the possible impacts caused by this limitation on the training of undergraduates? In this work, a quantitative approach was used with the application of bibliographic research. The methodology will be the trend to study State of the Art analysis. From the studies carried out, there was a detachment from the ethnic-racial discussions within the Arapiraca Campus and in the biological sciences course, from 2006 to 2020, however, with the insertion of the new grid in the degree courses of the Unit in 2018, including in the Biological Sciences degree course, there was a great advance with regard to ethnic-racial issues in the unit's curricula. This research is necessary so that we can reflect on the role of scientific education in the construction of a schooling that effectively contemplates ethnic-racial diversity and the educator about its practice, in order to build a pedagogy of diversity and multicultural commitment that contributes to the fight racial discrimination and prejudice in schools.

Orientador(a)
Dr.ª Viegas, Maria Ester Ferreira da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Henrique Costa Hermenegildo da.
Dr.ª Silva, Taline Cristina.
Palavras-chave
Formação de professores .
Prática docente.
Ensino superior.
Educação em ciências.
Currículo multicultural.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
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Observações


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