Limites e possibilidades da educação para as relações étnico-raciais no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas - _Campus_ Arapiraca
Limites e possibilidades da educação para as relações étnico-raciais no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca
<amanda.lima@arapiraca.ufal.br>
Esta pesquisa
apresenta uma discussão acerca do estado da arte na que diz respeito às
questões étnico raciais, com recorte, no curso de Licenciatura de Ciências
Biológicas da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca (Unidade Sede). Questionamos
como o aparato jurídico-normativo que delineia a inserção da educação
étnico-racial no ensino superior vem oportunizando uma formação docente que
contribua para uma abordagem crítica em torno da temática e com ampliação do
foco dos currículos. O
objetivo central dessa pesquisa foi investigar e discutir a formação docente no
ensino superior, no que se refere à temática étnico racial, bem como sua
relação com a inserção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
das Relações Étnico-raciais no campo das Licenciaturas, em
específico, no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade
Federal de Alagoas – Campus Arapiraca
(Unidade Sede). Para tanto foram realizadas análises dos conteúdos
curriculares do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, com ênfase nas
temáticas das políticas das ações afirmativas, a política curricular e a lei nº
10.639/2003, além de levantamentos de eventos, artigos, projetos de extensão e
produções acadêmicas produzidas tanto pelos docentes quanto pelos discentes da
Universidade, visando compreender: de que forma a educação étnico-racial está
se desenvolvendo nas Licenciaturas do Campus
Arapiraca (Unidade Sede)e como está sendo posta a discussão étnico racial no
curso de Ciências Biológicas? E quais são os possíveis impactos causados por
esta limitação na formação dos graduandos/as? Neste trabalho utilizou-se a
abordagem quantitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. A metodologia
será a tendência para estudo de análise de Estado de Arte. A partir dos estudos
realizados, observou-se um distanciamento em relação às discussões
étnico-raciais dentro do Campus
Arapiraca e no curso de ciências biológicas, no período de 2006 a 2020, no
entanto, com a inserção da nova grade nos cursos de licenciatura da Unidade em
2018, inclusive no curso de licenciatura de Ciências Biológicas, notou-se um
grande avanço no que diz respeito às questões étnico-raciais nos currículos da
unidade. Esta pesquisa se faz necessária para que possamos refletir sobre o
papel da educação científica na construção de uma escolarização que contemple
efetivamente a diversidade étnico-racial e ao educador sobre sua prática, a fim
de construir uma pedagogia da diversidade e multiculturalmente comprometida que
contribua no combate a discriminação racial e preconceito nas escolas.
This research
presents a discussion about the state of the art with regard to ethnic-racial
issues, with a focus on the Biological Sciences Degree course at the Federal
University of Alagoas - Campus Arapiraca (Headquarters Unit). We question how
the legal-normative apparatus that outlines the insertion of ethnic-racial
education in higher education has been providing opportunities for teacher
training that contributes to a critical approach to the theme and expanding the
focus of curricula. The main objective of this research was to investigate and
discuss the teaching training in higher education, with regard to the
ethnic-racial theme, as well as its relationship with the insertion of the
National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations in
the field of Degrees, in specific, in the Licentiate of Biological Sciences at
the Federal University of Alagoas – Campus Arapiraca (Headquarters Unit). To
this end, analyzes of the curricular contents of the Biological Sciences Degree
Course were carried out, with emphasis on the themes of affirmative action
policies, curricular policy and law nº 10.639/2003, in addition to surveys of
events, articles, extension projects and productions academic studies produced
both by professors and students of the University, aiming to understand: how is
ethnic-racial education developing in the Degrees of Campus Arapiraca
(Headquarters Unit) and how is the ethnic-racial discussion being posed in the
Biological Sciences course? And what are the possible impacts caused by this
limitation on the training of undergraduates? In this work, a quantitative
approach was used with the application of bibliographic research. The
methodology will be the trend to study State of the Art analysis. From the
studies carried out, there was a detachment from the ethnic-racial discussions
within the Arapiraca Campus and in the biological sciences course, from 2006 to
2020, however, with the insertion of the new grid in the degree courses of the
Unit in 2018, including in the Biological Sciences degree course, there was a
great advance with regard to ethnic-racial issues in the unit's curricula. This
research is necessary so that we can reflect on the role of scientific
education in the construction of a schooling that effectively contemplates
ethnic-racial diversity and the educator about its practice, in order to build
a pedagogy of diversity and multicultural commitment that contributes to the
fight racial discrimination and prejudice in schools.
Dr.ª Silva, Taline Cristina.
Prática docente.
Ensino superior.
Educação em ciências.
Currículo multicultural.