A importância da inferência no processo da compreensão leitora
A importância da inferência no processo da compreensão leitora
<jucianesantos88@gmail.com>
Este
trabalho tem como objetivo identificar a importância da inferência no processo
de compreensão leitora. Pois, o processo inferencial é essencial para que o
leitor a partir de informações já obtidas possa deste modo acrescentar novas
informações ao texto para compreendê-lo de forma que haja interação
autor/texto/leitor. Assim, o leitor mais experiente pode sair e entra no texto
sem perder a ideia do autor, conservando o conhecimento que obteve durante a
leitura. O processo de leitura vai além de decodificar, por isso a inferência
se torna fundamental para auxiliar o aluno a deduzir o que o texto deixa de
explicitar. Para seu desenvolvimento foi utilizada a metodologia qualitativa
através da abordagem bibliográfica. O trabalho se fundamentou nos seguintes
estudos: Freire (1982), Leffa (1996), Koch e Elias (2010), Kleiman (2011), Solé
(2012), assim como os documentos oficiais como Base Nacional Comum Curricular
(BNCC; 1997) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN; 2017) e, entre outros.
Portanto concluímos que a abordagem (inferencial) demonstra que existem possíveis
caminhos para a compreensão leitora, a partir do uso das estratégias de leitura.
This
research has as the objective to identify the importance of inference in the
reading comprehension process. The inferential process is essential for the
reader, since information already obtained, may by this way add new information
to the text to comprehend it the way to produce interaction author/text/reader.
Therefore, the most experienced reader can come out and enter the text not
losing the idea from the author, preserving the knowledge that obtained during
the reading. The reading process go beyond the decode, for the inference become
fundamental to help the student to deduce what the text not make explicit. To
develop this research the qualitative methodology was applied though the
bibliographic approach. It was founded in the following studies: Freire (1982),
Leffa (1996), Koch and Elias (2010), Kleiman (2011), Solé (2012) and also in
the official documents as Common National Curriculum Base(BNCC; 1997), National
Curriculum Parameters (PCN; 2017), and others. So we conclude that the approach
(inferential) demonstrate that there are lots of ways to reading comprehension,
departing from the use of reading strategies.
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Educação.
Compreensão leitora.