A importância da inferência no processo da compreensão leitora

A importância da inferência no processo da compreensão leitora

Autor(a)
Santos, Juciane dos.
<jucianesantos88@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
13/05/2021
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
34
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da inferência no processo de compreensão leitora. Pois, o processo inferencial é essencial para que o leitor a partir de informações já obtidas possa deste modo acrescentar novas informações ao texto para compreendê-lo de forma que haja interação autor/texto/leitor. Assim, o leitor mais experiente pode sair e entra no texto sem perder a ideia do autor, conservando o conhecimento que obteve durante a leitura. O processo de leitura vai além de decodificar, por isso a inferência se torna fundamental para auxiliar o aluno a deduzir o que o texto deixa de explicitar. Para seu desenvolvimento foi utilizada a metodologia qualitativa através da abordagem bibliográfica. O trabalho se fundamentou nos seguintes estudos: Freire (1982), Leffa (1996), Koch e Elias (2010), Kleiman (2011), Solé (2012), assim como os documentos oficiais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC; 1997) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN; 2017) e, entre outros. Portanto concluímos que a abordagem (inferencial) demonstra que existem possíveis caminhos para a compreensão leitora, a partir do uso das estratégias de leitura.

Abstract

This research has as the objective to identify the importance of inference in the reading comprehension process. The inferential process is essential for the reader, since information already obtained, may by this way add new information to the text to comprehend it the way to produce interaction author/text/reader. Therefore, the most experienced reader can come out and enter the text not losing the idea from the author, preserving the knowledge that obtained during the reading. The reading process go beyond the decode, for the inference become fundamental to help the student to deduce what the text not make explicit. To develop this research the qualitative methodology was applied though the bibliographic approach. It was founded in the following studies: Freire (1982), Leffa (1996), Koch and Elias (2010), Kleiman (2011), Solé (2012) and also in the official documents as Common National Curriculum Base(BNCC; 1997), National Curriculum Parameters (PCN; 2017), and others. So we conclude that the approach (inferential) demonstrate that there are lots of ways to reading comprehension, departing from the use of reading strategies.

 

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Vilela, Gláucia Marinho.
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Palavras-chave
Estratégias de leitura.
Educação.
Compreensão leitora.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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