Políticas de assistência estudantil: estudo de caso da Universidade Federal de Alagoas
Políticas de assistência estudantil: estudo de caso da Universidade Federal de Alagoas
<soniasampaio.scj@gmail.com>
O presente trabalho tem por objetivo analisar os
processos referentes à trajetória das políticas públicas no Brasil,
evidenciando a importância do Estado em garantir a todos o bem estar social,
com o propósito de também fazer uma breve análise das políticas sociais e
estudantis, além de fazer uma discussão sobre a assistência estudantil na universidade,
mostrando quais os determinantes que vão nortear os modelos que esta política
vai seguir ao decorrer da história. Assim sendo, o trabalho apresenta uma reflexão
desde as primeiras regulamentações das políticas educacionais até o modelo que
se encontra atualmente, fazendo um paralelo com a problemática do conhecimento,
acesso a assistência estudantil, e o quão, essa falta ou não conhecimento dessa
prática de direitos e deveres reflete na sociedade atual. O trabalho basea-se
em pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, norteada pela literatura
especializada na Constituição Federal. Através de pesquisas foi obtido os resultados
onde foi possível constar que o Estado na tentativa de concretizar os direitos
elencados na Constituição Federal, faz uso das políticas públicas como instrumento
possível de garantir o bem-estar da coletividade, baseando-se no princípio
norteador do ordenamento jurídico pátrio que é a dignidade da pessoa humana.
The present work aims to analyze the processes
related to the trajectory of public policies in Brazil, highlighting the
importance of the State in guaranteeing social welfare for all, with the
purpose of also making a brief analysis of social and student policies, in
addition to making a discussion about student assistance at the university,
showing which determinants will guide the models that this policy will follow
throughout history. Therefore, the work presents a reflection from the first
regulations of educational policies to the model that is currently found,
making a parallel with the problem of knowledge, access to student assistance,
and how this lack or not of knowledge of this practice of rights and duties
reflects in today's society. The work is based on bibliographical, qualitative
and exploratory research, guided by specialized literature in the Federal
Constitution. Through research the results were obtained in which it was possible
to inffer that the State, in an attempt to materialize the rights listed in the
Federal Constitution, makes use of public policies as instrumentthat can
guarantee the well-being of the community, based on the guiding principle of
ordering homeland which is the dignity of the human person.
Dr. Coelho, Rodrigo Pereyra de Sousa.
Administração pública.
Política pública.