A importância do brincar para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista
A importância do brincar para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista
<gizellyfarias@hotmail.com> Farias, Victória Ingrid Barbosa de.
<victoria_farias_@hotmail.com>
O
presente estudo tem como objetivo discutir sobre a importância do brincar para
o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista. A prática do
brincar motiva a criança potencializando a aprendizagem e estimula habilidades
físicas, de comunicação, cognitivas e socioemocionais. As pessoas com autismo
possuem dificuldades na aquisição dessas habilidades e terão inúmeros benefícios
utilizando brincadeiras para estimulá-las. Para o desenvolvimento deste
trabalho foi utilizada a pesquisa de cunho bibliográfico e para a análise foi
utilizada a técnica de análise de conteúdo e estudo de caso. Foram encontrados
a partir das plataformas Pepsic e Scielo 602 artigos e foram selecionados 30 de
acordo com a proposta do trabalho. Foram utilizados também 8 livros que tinham
relação com o tema. Considerando as particularidades do público infantil,
conclui-se que a brincadeira é a forma mais fácil de acessar e estimular a
criança em seu processo de desenvolvimento. Utilizar o brincar como fator
motivacional se mostrou uma estratégia de extrema importância para as crianças
com autismo que em geral apresentam pouco interesse pelo outro.
The present study aims to develop the importance of playing for children with autism spectrum disorder. The practice of playing motivates the child, enhancing learning and stimulating physical, communication, cognitive and socio-emotional skills. People with autism have difficulties in acquiring facilities and the benefits of abuse to stimulate them. For the development of this work, a research of bibliographic knowledge was used and for the analysis, a technique of content analysis and case study was used. From the Pepsic and Scielo platforms, 602 articles were found and 30 were selected according to the work proposal. Eight books related to the theme were also used. Considering the particularities of children, it is concluded that play is the easiest way to access and stimulate children n their development process. Using the motivational factor is shown to be an extremely important strategy as children with autism who play in general as show little interest in the other.
Esp. Silva, Rita de Cássia de Oliveira.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Psicologia do desenvolvimento.
Ludoterapia .
Psicologia da aprendizagem.
Crianças - Desenvolvimento.