A importância do brincar para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista

A importância do brincar para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista

Autor(a)
Farias, Gizelly Martha Gonçalves de.
<gizellyfarias@hotmail.com> Farias, Victória Ingrid Barbosa de.
<victoria_farias_@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
27/04/2022
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
111
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista. A prática do brincar motiva a criança potencializando a aprendizagem e estimula habilidades físicas, de comunicação, cognitivas e socioemocionais. As pessoas com autismo possuem dificuldades na aquisição dessas habilidades e terão inúmeros benefícios utilizando brincadeiras para estimulá-las. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a pesquisa de cunho bibliográfico e para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e estudo de caso. Foram encontrados a partir das plataformas Pepsic e Scielo 602 artigos e foram selecionados 30 de acordo com a proposta do trabalho. Foram utilizados também 8 livros que tinham relação com o tema. Considerando as particularidades do público infantil, conclui-se que a brincadeira é a forma mais fácil de acessar e estimular a criança em seu processo de desenvolvimento. Utilizar o brincar como fator motivacional se mostrou uma estratégia de extrema importância para as crianças com autismo que em geral apresentam pouco interesse pelo outro.

Abstract

The present study aims to develop the importance of playing for children with autism spectrum disorder. The practice of playing motivates the child, enhancing learning and stimulating physical, communication, cognitive and socio-emotional skills. People with autism have difficulties in acquiring facilities and the benefits of abuse to stimulate them. For the development of this work, a research of bibliographic knowledge was used and for the analysis, a technique of content analysis and case study was used. From the Pepsic and Scielo platforms, 602 articles were found and 30 were selected according to the work proposal. Eight books related to the theme were also used. Considering the particularities of children, it is concluded that play is the easiest way to access and stimulate children  n their development process. Using the motivational factor is shown to be an extremely important strategy as children with autism who play in general as show little interest in the other.

Orientador(a)
Ma. Magalhães, Caroline Cavalcanti Padilha.
Banca Examinadora
Esp. Vale, Carolina Sena do.
Esp. Silva, Rita de Cássia de Oliveira.
Palavras-chave
Autismo.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Psicologia do desenvolvimento.
Ludoterapia .
Psicologia da aprendizagem.
Crianças - Desenvolvimento.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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