Associação entre as características da escola e o nível habitual de atividade física de adolescentes brasileiros

Associação entre as características da escola e o nível habitual de atividade física de adolescentes brasileiros

Autor(a)
Silva, Éllen Kélvia.
<ellen.kelvia@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
04/03/2022
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de, pelo menos, 60 minutos diários de atividade física moderada para crianças acima dos 5 anos de idade e adolescentes até os 17 anos, no entanto dados internacionais apontam que 81,0% dos adolescentes são insuficientemente ativos fisicamente.  O presente estudo tem como objetivo analisar a associação entre as características da escola e o nível habitual de atividade física em adolescentes brasileiros.A amostra foi formada por dados da Amostra 1 da PeNSE 2015, com o total da amostra de 89 208 estudantes de ambos os sexos com idade de 13 a 16 anos, matriculados no 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.  A coleta de dados foi realizada através de questionário eletrônico aplicado nas escolas. Para preencher o questionário, os alunos foram instruídos a considerar os últimos sete dias anteriores à pesquisa.  As variáveis foram compostas pelos aspectos sociodemográficos, características da escola e nível de atividade física dos estudantes. Estatísticas descritivas foram realizadas para as variáveis de estudo. Posteriormente, foram estabelecidas associações entre as variáveis de estudo (sociodemográficas e características da escola) e o comportamento de atingir ou não a recomendação diária de 60 minutos de atividade física através do teste do Qui-quadrado. Para as análises foi adotado um valor de p<0,05. Considerando os valores percentuais para cada variável, respectivamente, os resultados relacionados aos aspectos sociodemográficos mostra uma maior prevalência dentre os indivíduos que atendem à recomendação, na região norte (9,8%), moradores de municípios que não são capitais (9,0%), indivíduos do sexo masculino (13,4%), estudante da cor ou raça autodeclarada preta (10,1%), com 17 anos de idade (10,8%) e que não possuem celular (9,4%).  Quanto às características da escola, percebe-se que a maior parcela dos estudantes, que atendem à recomendação de atividade física diária, é formada por aqueles que participam das aulas de educação física (9,60%) e que são matriculados em escolas públicas (9,0%). Portanto, os resultados do presente estudo mostram que há associação entre as características da escola e o nível e atividade física, atendendo ou não a recomendação diária dos 60 minutos de atividade física.

 

Abstract

The World Health Organization recommends the practice of at least 60 minutes of moderate physical activity daily for children over 5 years of age and adolescents up to 17 years of age, however international data indicate that 81.0% of adolescents are insufficiently active. physically. The present study aims to analyze the association between school characteristics and the level of physical activity in Brazilian adolescents. The sample consisted of data from Sample 1 of PeNSE 2015, with a total sample of 89,208 students of both sexes aged 13 to 16 years, enrolled in the 9th grade of elementary school in public and private schools. Data collection was carried out through an electronic questionnaire applied in schools. To complete the questionnaire, students were instructed to consider the last seven days prior to the survey. The variables were composed of sociodemographic aspects, school characteristics and students' level of physical activity. Descriptive statistics were performed for the study variables. Subsequently, associations were established between the study variables (sociodemographic and school characteristics) and the behavior of reaching or not the daily recommendation of 60 minutes of physical activity through the chi-square test. For the analyses, a value of p<0.05 was adopted. Considering the percentage values ​​for each variable, respectively, the results related to sociodemographic aspects show a higher prevalence among individuals who meet the recommendation, in the northern region (9.8%), residents of municipalities that are not capitals (9.0%), male individuals (13.4%), students of color or self-declared black race (10.1%), 17 years of age (10.8%) and who do not have a cell phone (9.4%). As for the characteristics of the school, it can be seen that the majority of students who meet the recommendation of daily physical activity are those who participate in physical education classes (9.60%) and who are enrolled in public schools (9.0%). Thus, the results of the present study show that there is an association between school characteristics and physical activity level, whether or not meeting the daily recommendation of 60 minutes of physical activity.

 

Orientador(a)
Dr. Luz, Leonardo Gomes de Oliveira.
Banca Examinadora
Esp. Magalhães, Kleberton Carlos Silva.
Me. Silva, Luís Carlos Barbosa.
Palavras-chave
Educação física escolar.
Atividade física.
Exercício físico.
Saúde.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
594
Observações


Não foi possível exibir o PDF