O desinteresse e a desmotivação dos alunos do Ensino médio em aprender matemática
O desinteresse e a desmotivação dos alunos do Ensino médio em aprender matemática
<edmilsonunes13@gmail.com>
A presente pesquisa
buscou investigar o
desinteresse e a desmotivação dos alunos do ensino médio em aprender matemática
numa escola no município de Limoeiro de Anadia/AL. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e de
campo. Para alcançar o objetivo geral foram aplicados dois questionários: um
questionário direcionado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio de Limoeiro de
Anadia/AL e o outro, aplicado ao professor de Matemática das turmas. Os
1º anos são compostos por 412 alunos dos quais foram selecionados por critérios
descritos na metodologia, 15 alunos do turno vespertino e seu referido
professor de Matemática. Após essa análise,
identificou-se que a maior parte dos alunos que têm dificuldades em compreender
os conteúdos da Matemática, são aqueles que se sentem desmotivados com a
disciplina e nem sequer, conseguem relacionar os seus conteúdos com sua vida
fora da escola. Por outro lado, para o professor pesquisado, se as dificuldades
de um aluno com a Matemática não forem superadas, poderá levá-lo a desmotivação
com a disciplina. Logo, foi possível verificar a necessidade de novas
estratégias didáticos-metodológicas no ensino da Matemática que possibilitem
aos alunos perceberem a importância do estudo da Matemática para o seu
crescimento intelectual e social.
This research aimed to investigate the disinterest
and demotivation of high school students in learning mathematics in a school in
the municipality of Limoeiro de Anadia/AL. For this, a qualitative and field
research was carried out. To achieve the general objective, two questionnaires
were applied: a questionnaire directed to the students of the 1st
year of the High School of Limoeiro de Anadia/AL and the other, applied to the
mathematics teacher of the classes. The 1st years are composed of 412 students
of whom were selected by criteria described below in the methodology, 15
students of the afternoon shift and their said professor of Mathematics. After
this analysis, it was identified that most of the students who have
difficulties in understanding the contents of mathematics, are those who feel
unmotivated with the discipline and do not even manage to relate their contents
with their life outside of school. On the other hand, for the teacher surveyed,
if a student's difficulties with mathematics are not overcome, it can lead to
demotivation with discipline. Logo, foi possível verificar a necessidade de novas estratégias
didáticos-metodológicas no ensino da Matemática que possibilitem aos alunos
perceberem a importância do estudo da Matemática para o seu crescimento
intelectual e social.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Desinteresse matemático.
Desmotivação escolar.