O desinteresse e a desmotivação dos alunos do Ensino médio em aprender matemática

O desinteresse e a desmotivação dos alunos do Ensino médio em aprender matemática

Autor(a)
Gonçalves, Edmilson Nunes.
<edmilsonunes13@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
02/05/2022
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
48
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente pesquisa buscou investigar o desinteresse e a desmotivação dos alunos do ensino médio em aprender matemática numa escola no município de Limoeiro de Anadia/AL. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e de campo. Para alcançar o objetivo geral foram aplicados dois questionários: um questionário direcionado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio de Limoeiro de Anadia/AL e o outro, aplicado ao professor de Matemática das turmas. Os 1º anos são compostos por 412 alunos dos quais foram selecionados por critérios descritos na metodologia, 15 alunos do turno vespertino e seu referido professor de Matemática. Após essa análise, identificou-se que a maior parte dos alunos que têm dificuldades em compreender os conteúdos da Matemática, são aqueles que se sentem desmotivados com a disciplina e nem sequer, conseguem relacionar os seus conteúdos com sua vida fora da escola. Por outro lado, para o professor pesquisado, se as dificuldades de um aluno com a Matemática não forem superadas, poderá levá-lo a desmotivação com a disciplina. Logo, foi possível verificar a necessidade de novas estratégias didáticos-metodológicas no ensino da Matemática que possibilitem aos alunos perceberem a importância do estudo da Matemática para o seu crescimento intelectual e social.

 

Abstract

This research aimed to investigate the disinterest and demotivation of high school students in learning mathematics in a school in the municipality of Limoeiro de Anadia/AL. For this, a qualitative and field research was carried out. To achieve the general objective, two questionnaires were applied: a questionnaire directed to the students of the 1st year of the High School of Limoeiro de Anadia/AL and the other, applied to the mathematics teacher of the classes. The 1st years are composed of 412 students of whom were selected by criteria described below in the methodology, 15 students of the afternoon shift and their said professor of Mathematics. After this analysis, it was identified that most of the students who have difficulties in understanding the contents of mathematics, are those who feel unmotivated with the discipline and do not even manage to relate their contents with their life outside of school. On the other hand, for the teacher surveyed, if a student's difficulties with mathematics are not overcome, it can lead to demotivation with discipline. Logo, foi possível verificar a necessidade de novas estratégias didáticos-metodológicas no ensino da Matemática que possibilitem aos alunos perceberem a importância do estudo da Matemática para o seu crescimento intelectual e social.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Aprendizagem - Dificuldades.
Desinteresse matemático.
Desmotivação escolar.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
411
Observações


Não foi possível exibir o PDF