O jogo trunfo no ensino de química

O jogo trunfo no ensino de química 

Autor(a)
Melo, José Silva.
<joses.melo784@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
18/05/2022
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A disciplina de química como as demais disciplinas das ciências exatas apresentam algumas dificuldades para assuntos específicos, nos últimos anos houve bastante empenho de professores e pesquisadores para desenvolverem novas metodologias de ensino aprendizado, como jogos. Diante dessas dificuldades o objetivo é a elaboração de um jogo de cartas para auxiliar os alunos nas aulas do primeiro ano do ensino médio. Foi analisado a quantidade de trabalhos publicados por meio de revisão bibliográfica num período de dez anos nas bases de dados do google acadêmico. Durante a pesquisa foi observado uma relevante quantidade de trabalhos na área de química utilizando jogos, principalmente o jogo trunfo, o que trouxe base para a proposta deste trabalho. Portanto, a elaboração do conteúdo pedagógico traz mais uma ferramenta de ensino que auxiliará os professores para um melhor desempenho no aprendizado.

Abstract

The discipline of chemistry, like the other disciplines of the exact sciences, presents some difficulties for specific subjects, in recent years there has been a lot of effort from teachers and researchers to develop new teaching-learning methodologies, such as games. Faced with these difficulties, the objective is to develop a card game to help students in the first year of high school classes. The number of works published through a bibliographic review over a period of ten years in the academic google databases was analyzed. During the research, a relevant amount of work in the area of ​​chemistry using games was observed, especially the trump game, which provided the basis for the proposal of this work. Therefore, the elaboration of pedagogical content brings another teaching tool that will help teachers to improve their learning performance.

  

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Monique Gabriella Ângelo da.
Coorientador(a)
Soares, Carla Juliana Silva.
Banca Examinadora
Esp. Silva, Adélia Carla Vertano da.
Soares, Carla Juliana Silva.
Dr.ª Paula, Francine Santos de.
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem.
Jogos didáticos .
Trunfo - Jogo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
259
Observações


Não foi possível exibir o PDF