A ginástica geral como conteúdo da educação física escolar no primeiro ano do Ensino médio: contribuições do PIBID

A ginástica geral como conteúdo da educação física escolar no primeiro ano do Ensino médio: contribuições do PIBID

Autor(a)
Barbosa, Ingred Myllena de Araújo.
<ingred.barbosa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
17/09/2021
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho é de natureza qualitativa do tipo descritiva e de campo pois se trata de um relato de experiência com conteúdo da Ginástica Geral desenvolvido com alunos dos 1º anos do ensino médio da Escola Estadual Santos Ferraz no município de Taquarana - Alagoas, nas aulas de Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, destacando a possibilidade de realizar um trabalho comprometido com o desenvolvimento dos alunos. Concebe-se a Ginástica como “uma forma particular de exercitação onde, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças”. Tem-se como objetivos específicos: analisar seu conteúdo, avaliação, assim como as dificuldades encontradas com o trato da ginástica geral na educação física escolar. Para análise a interpretação dos dados foi utilizado a técnica de sistematização de experiências proposta por HOLLIDAY(2012). Assim foi possível observar que houve um desenvolvimento qualitativo dos alunos.

Abstract

This work is of a qualitative nature of descriptive and field type because it is an experience report with the content of General Gymnastics developed with students from the 1st years of high school in the Santos Ferraz State School in the city of Taquarana - Alagoas, in Physical Education classes in the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching - PIBID, highlighting the possibility of performing a work committed to the development of students. Gymnastics is conceived as "a particular form of exercise where, with or without the use of equipment, there is the possibility of activities that provoke valuable body experiences, enriching children's body culture. The specific objectives were to analyze its content, evaluation, and the difficulties encountered in dealing with general gymnastics in school physical education. For analysis and interpretation of the data, the technique of systematization of experiences proposed by HOLLIDAY (2012) was used.  Thus it was possible to observe that there was a qualitative development of students.

 

Orientador(a)
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Palavras-chave
Ginástica.
Atividade física.
Exercício físico.
Educação física (Ensino médio).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
777
Observações


Não foi possível exibir o PDF