A ginástica geral como conteúdo da educação física escolar no primeiro ano do Ensino médio: contribuições do PIBID
A ginástica geral como conteúdo da educação física escolar no primeiro ano do Ensino médio: contribuições do PIBID
<ingred.barbosa@arapiraca.ufal.br>
Este
trabalho é de natureza qualitativa do tipo descritiva e
de campo pois
se trata de um relato de experiência com conteúdo da Ginástica Geral
desenvolvido com alunos dos 1º anos do ensino médio da Escola Estadual Santos
Ferraz no município de Taquarana - Alagoas, nas aulas de Educação Física no
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, destacando a
possibilidade de realizar um trabalho comprometido com o desenvolvimento dos
alunos. Concebe-se a Ginástica como “uma forma particular de exercitação onde,
com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam
valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças”.
Tem-se como objetivos específicos: analisar seu conteúdo, avaliação, assim como
as dificuldades encontradas com o trato da ginástica geral na educação física
escolar. Para análise a interpretação dos dados foi
utilizado a técnica de sistematização de experiências proposta por
HOLLIDAY(2012).
Assim foi possível observar que houve um desenvolvimento qualitativo dos
alunos.
This work is of a
qualitative nature of descriptive and field type because it is an experience
report with the content of General Gymnastics developed with students from the
1st years of high school in the Santos Ferraz State School in the city of
Taquarana - Alagoas, in Physical Education classes in the Institutional Program
of Scholarships for Initiation to Teaching - PIBID, highlighting the
possibility of performing a work committed to the development of students.
Gymnastics is conceived as "a particular form of exercise where, with or
without the use of equipment, there is the possibility of activities that
provoke valuable body experiences, enriching children's body culture. The
specific objectives were to analyze its content, evaluation, and the difficulties
encountered in dealing with general gymnastics in school physical education.
For analysis and interpretation of the data, the technique of systematization
of experiences proposed by HOLLIDAY (2012) was used. Thus it was possible to observe that there
was a qualitative development of students.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Atividade física.
Exercício físico.
Educação física (Ensino médio).