Botânica no Ensino médio: análise diagnóstica do conhecimento de alunos de instituições de ensino da cidade de Arapiraca - AL

Botânica no Ensino médio: análise diagnóstica do conhecimento de alunos  de instituições de ensino da cidade de Arapiraca - AL

Autor(a)
Santos, Eduarda Sabino dos.
<eduarda.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
09/06/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
48
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As plantas representam parte fundamental na história da humanidade. No entanto, o ensino da Botânica apresenta-se como desanimador e tradicionalista naquilo que a disciplina abrange. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento de alunos do ensino médio sobre os conteúdos da disciplina de Botânica, na cidade de Arapiraca -AL. O trabalho analisou dados coletados em sete instituições de ensino privados, públicos estaduais e público federal. Por meio de um questionário, as respostas dadas pelos 567 alunos participantes da pesquisa, nos três anos do ensino médio. Observou-se, de acordo com os dados, que a média geral entre os alunos foi de 6,37 pontos, demonstrando que os alunos possuem algum conhecimento na disciplina de Botânica, no entanto em uma análise geral, quando investigado sobre as questões específicas da área, como, por exemplo, a função da raiz na planta um percentual acima dos 70% dos alunos deram a resposta errada. Quando diagnosticado sobre as instituições de ensino, percebeu-se que as escolas de rede pública estadual obtiveram percentuais de erros acima dos 45%, enquanto as escolas de rede privada e a de rede pública federal obtiveram percentuais acima dos 60% de acertos. Investigando os três anos do ensino médio, obteve-se o segundo ano do ensino médio com uma média geral de 6,89 pontos, estando a frente das médias gerais dos outros dois anos. Observando as concepções dos alunos sobre a importância das plantas para eles, os mesmos demonstraram reconhecer sobre as relações do homem com as plantas e suas utilidades diretas e indiretas, num percentual aproximado de 78% no total dos dois aspectos, porém poucos demonstraram compreender a importância das plantas para o meio ambiente, resultando no percentual restante. Concluiu-se que os estudantes apresentaram alguns conhecimentos na disciplina, porém uma aprendizagem que se mostrou superficial, demonstrando as pequenas lacunas que existem quanto aos conteúdos específicos da Botânica, resultando em notas baixas perante os assuntos específicos. As instituições de ensino avaliadas demonstrou que o ensino público esteve desfavorável em relação ao ensino privado e federal, além disso, o segundo ano do ensino médio se sobressaiu em relação aos outros anos participantes. Diante as respostas dos participantes da pesquisa foi possível entender que os alunos compreendem mais a importância das plantas quando estas estão ligadas as ações cotidianas ou a permanência do ser humano na terra e pouco reconhecem a importância das plantas no meio ambiente.

Abstract

Plants represent a fundamental part of human history. However, the teaching of Botany is presented as discouraging and traditionalist in what the discipline encompasses. The objective of this research was to analyze the knowledge of high school students about the contents of the Botany discipline in the city of Arapiraca-Al. The study analyze the data collected in seven private, state public and federal public educational institutions. Through a questionnaire, the answers given by the 567 students participating in the survey, in the three years of high school. It was observed, according to the data, that the general average among the students was 6,37 points, showing that the students have some knowledge in the discipline of Botany, however , when investigated on the specific issues of the area, such as the function of the root in the plant a percentage above 70% of the students gave the wrong answer. When diagnosed with educational institutions, it was noticed that state public school had percentages of errors above 45%, while private and federal public schools had percentages above 60% of correct answers. Investigating the three years of high school, the second year of high school was obtained with a general average of 6,89 points, being ahead of the general averages of the other two years. Observing the students conceptions about the importance of plants for them, they demonstrated to recognize about man´s relationships with the plant and its direct and indirect utilities, in an approximate percentage of 78% in the total of the two aspects, but few demonstrated to understand the importance of plants for the environment, resulting in the remaining percentage. It was concluded that the students presented some knowledge in the discipline, but a learning that proved superficial, demonstrating the small gaps that exist regarding the specific contents of Botany, resulting in low scores in relation to specific subjects. The educational institutions evaluated showed that public education was unfavorable in relation to private and federal education, in addition, the second year of high school stood out in relation to the other participating years. Given the answers of the research participants, it was possible to understand more the importance of plants when they are linked to daily actions or the permanence of the human being on earth and little recognize the importance of plants in the environment.

 

Orientador(a)
Me. Barroso, Dimitri Vilhena .
Banca Examinadora
Dr. Silva, Henrique Costa Hermenegildo da.
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Palavras-chave
Aprendizagem.
Botânica - Ensino.
Biologia vegetal.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
253
Observações


Não foi possível exibir o PDF