Botânica no Ensino médio: análise diagnóstica do conhecimento de alunos de instituições de ensino da cidade de Arapiraca - AL
Botânica no Ensino médio: análise diagnóstica do conhecimento de alunos de instituições de ensino da cidade de Arapiraca - AL
<eduarda.santos@arapiraca.ufal.br>
As plantas representam parte
fundamental na história da humanidade. No entanto, o ensino da Botânica
apresenta-se como desanimador e tradicionalista naquilo que a disciplina
abrange. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento de alunos do
ensino médio sobre os conteúdos da disciplina de Botânica, na cidade de
Arapiraca -AL. O trabalho analisou dados coletados em sete instituições de
ensino privados, públicos estaduais e público federal. Por meio de um
questionário, as respostas dadas pelos 567 alunos participantes da pesquisa,
nos três anos do ensino médio. Observou-se, de acordo com os dados, que a média
geral entre os alunos foi de 6,37 pontos, demonstrando que os alunos possuem
algum conhecimento na disciplina de Botânica, no entanto em uma análise geral,
quando investigado sobre as questões específicas da área, como, por exemplo, a
função da raiz na planta um percentual acima dos 70% dos alunos deram a
resposta errada. Quando diagnosticado sobre as instituições de ensino,
percebeu-se que as escolas de rede pública estadual obtiveram percentuais de
erros acima dos 45%, enquanto as escolas de rede privada e a de rede pública
federal obtiveram percentuais acima dos 60% de acertos. Investigando os três
anos do ensino médio, obteve-se o segundo ano do ensino médio com uma média
geral de 6,89 pontos, estando a frente das médias gerais dos outros dois anos.
Observando as concepções dos alunos sobre a importância das plantas para eles,
os mesmos demonstraram reconhecer sobre as relações do homem com as plantas e
suas utilidades diretas e indiretas, num percentual aproximado de 78% no total
dos dois aspectos, porém poucos demonstraram compreender a importância das
plantas para o meio ambiente, resultando no percentual restante. Concluiu-se
que os estudantes apresentaram alguns conhecimentos na disciplina, porém uma
aprendizagem que se mostrou superficial, demonstrando as pequenas lacunas que
existem quanto aos conteúdos específicos da Botânica, resultando em notas
baixas perante os assuntos específicos. As instituições de ensino avaliadas
demonstrou que o ensino público esteve desfavorável em relação ao ensino
privado e federal, além disso, o segundo ano do ensino médio se sobressaiu em
relação aos outros anos participantes. Diante as respostas dos participantes da
pesquisa foi possível entender que os alunos compreendem mais a importância das
plantas quando estas estão ligadas as ações cotidianas ou a permanência do ser
humano na terra e pouco reconhecem a importância das plantas no meio ambiente.
Plants represent a fundamental part of human history.
However, the teaching of Botany is presented as discouraging and traditionalist
in what the discipline encompasses. The objective of this research was to
analyze the knowledge of high school students about the contents of the Botany
discipline in the city of Arapiraca-Al. The study analyze the data collected in
seven private, state public and federal public educational institutions.
Through a questionnaire, the answers given by the 567 students participating in
the survey, in the three years of high school. It was observed, according to
the data, that the general average among the students was 6,37 points, showing that
the students have some knowledge in the discipline of Botany, however , when
investigated on the specific issues of the area, such as the function of the
root in the plant a percentage above 70% of the students gave the wrong answer.
When diagnosed with educational institutions, it was noticed that state public
school had percentages of errors above 45%, while private and federal public
schools had percentages above 60% of correct answers. Investigating the three
years of high school, the second year of high school was obtained with a
general average of 6,89 points, being ahead of the general averages of the
other two years. Observing the students conceptions about the importance of
plants for them, they demonstrated to recognize about man´s relationships with
the plant and its direct and indirect utilities, in an approximate percentage
of 78% in the total of the two aspects, but few demonstrated to understand the
importance of plants for the environment, resulting in the remaining percentage.
It was concluded that the students presented some knowledge in the discipline,
but a learning that proved superficial, demonstrating the small gaps that exist
regarding the specific contents of Botany, resulting in low scores in relation
to specific subjects. The educational institutions evaluated showed that public
education was unfavorable in relation to private and federal education, in
addition, the second year of high school stood out in relation to the other
participating years. Given the answers of the research participants, it was
possible to understand more the importance of plants when they are linked to
daily actions or the permanence of the human being on earth and little
recognize the importance of plants in the environment.
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Botânica - Ensino.
Biologia vegetal.