Personalizart: plano de negócio para análise da viabilidade de implantação de uma empresa de brindes personalizados diversos

Personalizart: plano de negócio para análise da viabilidade de implantação de uma empresa de brindes personalizados diversos 

Autor(a)
Rodrigues, Juliana Pereira.
<juliana.rodrigues@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
03/06/2022
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
79
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de implantação de uma empresa de brindes e personalizados com estrutura física no município de Arapiraca-AL. Este trabalho tem como propósito principal a elaboração de uma empresa sustentável, que esteja enquadrada nos 4 pilares do capitalismo consciente. Tendo início na disciplina de Pesquisa de Marketing, o desenvolver deste estudo foi baseado em uma pesquisa secundária com estudo exploratório dos diversos fatores que influenciam o mercado de personalizados. Através deste estudo, foi elaborado uma ideia de negócio tendo em vista os aspectos que influenciam os clientes no momento da compra de produtos neste segmento. No apêndice A é possível ver a redação da oportunidade de negócio, que traz informações detalhadas sobre os requisitos pertinentes a abertura deste empreendimento. O canvas consciente e o canvas business que estão apresentados no apêndice B e C, respectivamente, darão suporte para o conhecimento dos meios conscientes que é o propósito maior deste modelo de negócio. Através das informações coletadas, foi possível a elaboração do plano de negócio com o auxílio de ferramentas fornecidas pelo software livre “Plano de Negócio 3.0” ofertado pelo SEBRAE/Minas Gerais. Em suma, as atividades a serem desenvolvidas, as características do empreendimento, as diretrizes a serem seguidas e o planejamento dos diversos processos que viabiliza a abertura da empresa estará apresentado no decorrer deste trabalho.

Abstract

The present work aims to analyze the feasibility of implementing a gift and personalized company with physical structure in the municipality of Arapiraca-Al. This work has as main purpose the elaboration of a sustainable company, which is framed in the 4 pillars of conscious capitalism. Starting with the Marketing Research discipline, the development of this study was based on secondary research with an exploratory study of the various factors that influence the personalized market. Through this study, a business idea was developed considering the aspects that influence customers when purchasing products in this segment. In Appendix A, you can see the wording of the business opportunity, which provides detailed information on the relevant requirements for opening this venture. The conscious canvas and the business canvas that are presented in appendix B and C, respectively, will support the knowledge of conscious means that is the main purpose of this business model. Through the information collected, it was possible to prepare the business plan with the help of tools provided by the free software "Business Plan 3.0" offered by SEBRAE/Minas Gerais. In short, the activities to be developed, the characteristics of the enterprise, the guidelines to be followed and the planning of the various processes that enable the opening of the company will be presented in the course of this work. 

Orientador(a)
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Banca Examinadora
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Palavras-chave
Administração.
Plano de negócios.
Capitalismo consciente.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
825
Observações


Não foi possível exibir o PDF