Personalizart: plano de negócio para análise da viabilidade de implantação de uma empresa de brindes personalizados diversos
Personalizart: plano de negócio para análise da viabilidade de implantação de uma empresa de brindes personalizados diversos
<juliana.rodrigues@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho tem como objetivo
analisar a viabilidade de implantação de uma empresa de brindes e
personalizados com estrutura física no município de Arapiraca-AL. Este trabalho
tem como propósito principal a elaboração de uma empresa sustentável, que
esteja enquadrada nos 4 pilares do capitalismo consciente. Tendo início na
disciplina de Pesquisa de Marketing, o desenvolver deste estudo foi baseado em
uma pesquisa secundária com estudo exploratório dos diversos fatores que
influenciam o mercado de personalizados. Através deste estudo, foi elaborado
uma ideia de negócio tendo em vista os aspectos que influenciam os clientes no
momento da compra de produtos neste segmento. No apêndice A é possível ver a
redação da oportunidade de negócio, que traz informações detalhadas sobre os
requisitos pertinentes a abertura deste empreendimento. O canvas consciente e o
canvas business que estão apresentados no apêndice B e C, respectivamente,
darão suporte para o conhecimento dos meios conscientes que é o propósito maior
deste modelo de negócio. Através das informações coletadas, foi possível a
elaboração do plano de negócio com o auxílio de ferramentas fornecidas pelo
software livre “Plano de Negócio 3.0” ofertado pelo SEBRAE/Minas Gerais. Em
suma, as atividades a serem desenvolvidas, as características do
empreendimento, as diretrizes a serem seguidas e o planejamento dos diversos
processos que viabiliza a abertura da empresa estará apresentado no decorrer
deste trabalho.
The present work aims to analyze the
feasibility of implementing a gift and personalized company with physical
structure in the municipality of Arapiraca-Al. This work has as main purpose
the elaboration of a sustainable company, which is framed in the 4 pillars of
conscious capitalism. Starting with the Marketing Research discipline, the
development of this study was based on secondary research with an exploratory
study of the various factors that influence the personalized market. Through
this study, a business idea was developed considering the aspects that
influence customers when purchasing products in this segment. In Appendix A,
you can see the wording of the business opportunity, which provides detailed
information on the relevant requirements for opening this venture. The
conscious canvas and the business canvas that are presented in appendix B and
C, respectively, will support the knowledge of conscious means that is the main
purpose of this business model. Through the information collected, it was
possible to prepare the business plan with the help of tools provided by the free
software "Business Plan 3.0" offered by SEBRAE/Minas Gerais. In
short, the activities to be developed, the characteristics of the enterprise,
the guidelines to be followed and the planning of the various processes that
enable the opening of the company will be presented in the course of this work.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Plano de negócios.
Capitalismo consciente.