ChurrasPão: plano de negócio para análise da viabilidade de implantação em Arapiraca / AL

ChurrasPão: plano de negócio para análise da viabilidade de implantação em Arapiraca  / AL

Autor(a)
Santos, Bianca Oliveira.
<oli.biancaa@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
06/07/2022
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O plano de negócio é uma ferramenta fundamental no processo de abertura de uma novaempresa, a partir dele, será possível identificar a viabilidade, bem como projetar os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros do negócio. Este trabalho tem por objetivo apresentar um plano de negócio que visa expor o planejamento de ações e viabilidade da abertura do ChurrasPão, uma lanchonete especializada em lanches feitos com de carnes de churrasco, a ser inaugurada no município de Arapiraca-AL. A pesquisa utilizada tem classificação qualitativa e quantitativa e valeu-se dos métodos de pesquisa primária, com pesquisa de mercado e secundária, com pesquisa bibliográfica. Para o levantamento de dados, foi realizada uma pesquisa através de questionário contendo 11 perguntas, respondido por 377 moradores economicamente ativos de Arapiraca. As informações colhidas serviram como base para a elaboração do plano de negócio, que foi desenvolvido através do Software livre “PNBOX- O Plano de Negócio do Sebrae”. No decorrer do trabalho será apresentado detalhadamente a ideia de negócio e as atividades a serem desenvolvidas para sua implementação, bem como sua viabilidade. 

Abstract

The business plan is a fundamental tool in the process of opening a new company, from it, will be possible to identify and project the marketing, operational and financial aspects of the business This work aims to present a business plan that aims to expose the planning of actions and feasibility of opening “ChurrasPão”, a snack bar specialized in snacks made with barbecue meats, to be opened in the municipality of Arapiraca, AL. The research used has a qualitative and quantitative classification and used primary research methods, with market research and secondary research, with bibliographic research. For data collection, a survey was carried out through a questionnaire containing 11 questions, answered by 377 economically active residents of Arapiraca. The information collected served as a basis for the elaboration of the business plan, which was developed through the free software “PNBOX - O Plano de Negócios do Sebrae”. During the work, the business idea and the activities to be developed for its implementation, as well as its feasibility.

Orientador(a)
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Palavras-chave
Administração.
Lanchonete - Plano de negócio.
Setor de alimentos - Empreendimento.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
201
Observações


Não foi possível exibir o PDF