Associação entre o sexo do (a) professor (a) e o desenvolvimento do conteúdo lutas em aulas de educação física escolar

Associação entre o sexo do (a) professor (a) e o desenvolvimento do conteúdo lutas em aulas de educação física escolar

Autor(a)
Santos, Bianka da Silva.
<bianka.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
24/02/2022
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e de campo, que objetivou (1) verificar se o tema luta é trabalhado em aulas de educação física do ensino fundamental II de escolas públicas da cidade de Arapiraca e cidades circunvizinhas e, em caso negativo, os motivos para não tratá-lo; e (2) analisar a associação entre o sexo do(a) professor(a), com a opção por tratar o conteúdo luta nas aulas de Educação Física Escolar. A amostra foi constituída por 60 docentes da rede municipal e estadual de ensino, (33 homens e 27 mulheres) e os dados foram coletados através de um questionário contendo 9 perguntas de múltiplas escolhas.  Foram realizadas análise descritiva, com frequências absolutas e relativas, além do teste do qui-quadrado. Da amostra estudada, 75% dos docentes afirmaram trabalhar com a temática lutas em suas aulas e 25% não, citando como justificativa: a) Déficit estrutural no ambiente de trabalho (materiais, espaços, segurança, etc.); b) sente-se despreparado(a); c) outros. Não houve evidências estatísticas que o sexo do(a) docente esteja associado com a opção de tratar do conteúdo luta em aulas de educação física, indicando que apesar das dificuldades enfrentadas pelas mulheres em relação a sua participação nas artes marciais, isto não influenciou a negligência do conteúdo em suas aulas.

Abstract

This is a quantitative and field study, which aimed to (1) verify if the fight content is addressed in elementary school II physical education classes of public schools in the city of Arapiraca and surrounding cities and, if not, the reasons for not approaching it; and (2) to analyze the association between the teacher's sex and the option to address or not the content fight in Physical Education classes. The sample consisted of 60 teachers from the municipal and state schools (33 men and 27 women) and data were collected through a questionnaire containing 9 multiple-choice questions. Descriptive analysis was performed, with absolute and relative frequencies, in addition to the chi-square test. Of the sample studied, 75% of the teachers said they work with the content fight in their classes and 25% do not, citing as justification: a) Structural deficit in the work environment (materials, spaces, safety, etc.); b) feel unprepared; c) others. There was no statistical evidence that the teacher sex is associated with the option to address the fight content in physical education classes, indicating that despite the difficulties faced by women in relation to their participation in martial arts, this did not influence the neglect with the content in your classes. 

Orientador(a)
Dr. Giudicelli, Bruno Barbosa.
Banca Examinadora
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Dr. Luz, Leonardo Gomes de Oliveira.
Palavras-chave
Educação física.
Luta (Esporte).
Ensino.
Esportes escolares.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
235
Observações


Não foi possível exibir o PDF