Planejamento estratégico como uma ferramenta de gestão empresarial: estudo de caso em uma empresa de jogos digitais
Planejamento estratégico como uma ferramenta de gestão empresarial: estudo de caso em uma empresa de jogos digitais
<irlacarla.lima@gmail.com>
Um dos fatores que causam a falta de
maturidade profissional em empresas de desenvolvimento de jogos, acontece por
causa do pouco conhecimento em administração dos negócios. Iremos analisar na
área de administração, o conhecimento sobre o Planejamento Estratégico em empresas
de jogos digitais. O objetivo geral desse trabalho é Compreender os Benefícios
da utilização de um Planejamento Estratégico em uma empresa de Jogos Digitais
de Alagoas, utilizando um estudo de caso. Será feito um levantamento sobre o
Planejamento Estratégico, ferramentas mais utilizadas para planejamento,
utilização do planejamento estratégico e suas vantagens, também será analisado
o mercado de Jogos Digitais. Para alcançar o objetivo desse trabalho, foi feito
uma pesquisa exploratória em que foi estabelecido uma relação entre as variáveis
Planejamento Estratégico e Empresas de Jogos Digitais, utilizando uma abordagem
qualitativa e um método de estudo de caso. O Estudo de Caso foi feito em
somente uma empresa, chamada Labbits Space, localizada em Maceió-AL, para a
coleta de dados foi utilizado o método de entrevista com perguntas abertas. Com
as respostas, foi feito uma análise e relação com a literatura abordada na
pesquisa, posteriormente a essas análises, visa-se entender na prática como
tais conceitos funcionam e quais os benefícios proporcionados para a empresa em
estudo.
One of the factors that cause the lack of
professional maturity in game development companies is due to the deficiency of
knowledge about business Management. We will analyze in the administration
area, the knowledge about Strategic Planning in digital game companies. The general
objective of this work is to understand the benefits of using a Strategic
Planning in a Digital Games company in Alagoas, using a case study, so a survey
will be carried out on Strategic Planning, most used tools for planning, use of
strategic planning andadvantages, the Digital Games market will also be
analyzed. To achieve the objective of this work, an exploratory research was
carried out in which a relationship was established between the variables
Strategic Planning and Digital Game Companies, using a qualitative approach and
a case study method. The Case Study was carried out in only one company, called
Labbits Space, located in Maceió-AL, for data collection, the interview method
with open questions was used. With the answers, an analysis and relationship
with the literature addressed in the research was made, after these analyzes,
it is aimed to understand in practice how such concepts work and what benefits
they provide for the company under study.
Me. Cunha, Gilson Sales de Albuquerque.
Planejamento estratégico.
Gestão empresarial - Jogos digitais .