Contação de histórias para o trabalho com a oralidade: relato de uma experiência exitosa em Arapiraca - AL

Contação de histórias para o trabalho com a oralidade: relato de uma experiência exitosa em Arapiraca - AL

Autor(a)
Santos, Vera Neide Felix.
<verafelixufal@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
15/07/2022
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
14
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Neste artigo, apresentamos a ação de contar histórias como uma prática relevante para o trabalho com a oralidade nos anos finais do ensino fundamental. A partir de ações realizadas enquanto residentes no Programa Residência Pedagógica, fazemos um relato de uma oficina de contação de histórias organizada e realizada com e por uma turma do 7º ano do ensino fundamental em uma escola urbana da cidade de Arapiraca, em Alagoas. Nosso objetivo geral é mostrar que a oficina é produtiva para o trabalho com a oralidade, confirmando isso a partir de reflexões que se baseiam em autores como Bakhtin (1990,1992), Sisto (2007), Marcuschi (2010), Ferrarezi Jr (2014), entre outros, sem deixar de olhar para a BNCC, documento regulador do ensino no Brasil. As reflexões empreendidas em forma de análise, a partir de uma pesquisa microetnográfica, podem asseverar a relevância da contação de histórias para um eficiente trabalho com oralidade no ensino básico.

 

Abstract

In this paper, we present the action of storytelling as a relevant practice for working with orality in the final years of elementary school. Based on actions carried out as residents in the Pedagogical Residence Program, we report a storytelling workshop organized and carried out with and by a 7th grade elementary school class in an urban school in Arapiraca, Alagoas. Our general objective is to show that the workshop is productive for working with orality, confirming this from a reflection based on authors such as Marcuschi, Bakhtin, Sisco, Ferrarezi Jr, among others, without forgetting to look at the BNCC, document education regulator in Brazil. The reflections undertaken in analysis, based on a microethnographic research, can assert the relevance of storytelling for an efficient work with orality in basic education. 

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Dr.ª Silveira, Nádia Mara da.
Palavras-chave
Oralidade.
Contação de histórias.
Letras.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
169
Observações


Não foi possível exibir o PDF