Avaliação de comportamento de consumo de celulares em jovens adultos alagoanos a partir do uso da escala Consumer Styles Inventory (CSI)

Avaliação de comportamento de consumo de celulares em jovens adultos alagoanos a partir do uso da escala Consumer Styles Inventory (CSI)

Autor(a)
Barros, Emerson Vitor Farias de.
Santos, Lucas Rodrigues.
<lucas.rodrigues@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
18/04/2022
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
117
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Esse estudo mapeou as motivações dos alagoanos entre 18 e 34 anos em relação ao consumo de celulares utilizando uma escala internacional, a Consumer Styles Inventory (CSI). Esse estudo foi o primeiro do Brasil a utilizar a CSI no consumo de celulares em Alagoas. A CSI é um questionário que se utilizando de 32 variáveis que são agrupadas em fatores pode-se rastrear comportamentos de consumo. A partir desse mapeamento foi possível realizar uma comparação e compreensão dos resultados obtidos a partir de diferentes características do público pesquisado, que foram conforme o sexo, estado civil e escolaridade. Foi utilizada para a compreensão dos resultados a análise descritiva que é uma pesquisa que tem como finalidade principal a descrição das características de certa população, por isso nesse trabalho são apresentados diversos gráficos e análises dos resultados obtidos. Dentro desse estudo foi incluso também um levantamento dos estudos relevantes sobre economia comportamental e comportamento do consumidor. Espera-se que a partir desse estudo outros possam ser feitos nessa mesma metodologia.

Abstract

This study mapped the motivations of Alagoas between 18 and 34 years old in relation to cell phone consumption using an international scale, the Consumer Styles Inventory (CSI). This study was the first in Brazil to use CSI in cell phone consumption in Alagoas. The CSI is a questionnaire that, using 32 variables that are grouped into factors, can track consumption behaviors. From this mapping, it was possible to carry out a comparison and understanding of the results obtained from different characteristics of the surveyed public, which were according to sex, marital status and education. Descriptive analysis was used to understand the results, which is a research that has as its main purpose the description of the characteristics of a certain population, so in this work several graphs and analyzes of the results obtained are presented. This study also included a survey of relevant studies on behavioral economics and consumer behavior. It is hoped that from this study other can be made using the same methodology.


Orientador(a)
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Banca Examinadora
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Me. Silva Júnior, Gérson Alves da.
Palavras-chave
Consumidores.
Comportamento de consumo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
196
Observações


Não foi possível exibir o PDF