Avaliação de comportamento de consumo de celulares em jovens adultos alagoanos a partir do uso da escala Consumer Styles Inventory (CSI)
Santos, Lucas Rodrigues.
<lucas.rodrigues@arapiraca.ufal.br>
Esse estudo mapeou as motivações dos alagoanos entre 18 e 34 anos em
relação ao consumo de celulares utilizando uma escala internacional, a
Consumer Styles Inventory (CSI). Esse estudo foi o primeiro do Brasil a
utilizar a CSI no consumo de celulares em Alagoas. A CSI é um questionário que
se utilizando de 32 variáveis que são agrupadas em fatores pode-se
rastrear comportamentos de consumo. A partir desse mapeamento foi possível
realizar uma comparação e compreensão dos resultados obtidos a partir de
diferentes características do público pesquisado, que foram conforme o sexo,
estado civil e escolaridade. Foi utilizada para a compreensão dos
resultados a análise descritiva que é uma pesquisa que tem como finalidade
principal a descrição das características de certa população, por isso nesse trabalho
são apresentados diversos gráficos e análises dos resultados obtidos. Dentro
desse estudo foi incluso também um levantamento dos estudos relevantes
sobre economia comportamental e comportamento do consumidor. Espera-se que
a partir desse estudo outros possam ser feitos nessa mesma metodologia.
This study mapped the motivations of
Alagoas between 18 and 34 years old in relation to cell phone consumption using
an international scale, the Consumer Styles Inventory (CSI). This study was the
first in Brazil to use CSI in cell phone consumption in Alagoas. The CSI is a
questionnaire that, using 32 variables that are grouped into factors, can track
consumption behaviors. From this mapping, it was possible to carry out a
comparison and understanding of the results obtained from different characteristics
of the surveyed public, which were according to sex, marital status and
education. Descriptive analysis was used to understand the results, which is a
research that has as its main purpose the description of the characteristics of
a certain population, so in this work several graphs and analyzes of the
results obtained are presented. This study also included a survey of relevant
studies on behavioral economics and consumer behavior. It is hoped that from
this study other can be made using the same methodology.
Me. Silva Júnior, Gérson Alves da.
Comportamento de consumo.