O impacto da liderança no desempenho de equipes da Prefeitura Municipal de Igaci - AL
O impacto da liderança no desempenho de equipes da Prefeitura Municipal de Igaci - AL
<lainecrisluz@gmail.com>
Atualmente com a globalização e a
competitividade em alta, muitas empresas buscam conquistar seu espaço. Dentro
desta realidade, uma boa liderança é fundamental para que a organização atinja
seus objetivos. Considerando estas questões, a presente monografia tem como
principal objetivo averiguar os impactos causados no desempenho das equipes na
Prefeitura Municipal, situada no Município de Igaci estado de Alagoas. A
pesquisa teve ação exploratória e descritiva de abordagem quali-quantitativa,
havendo a necessidade de caracterizar a influência que o líder causa, ou seja,
os impactos no desempenho de seus colaboradores, sendo assim aconteceu em duas
fases: Diagnóstico e Desenvolvimento, relativamente. Desse modo foi executada a
pesquisa com aplicação de questionário, composto por 09 questões
fechadas, tamanho da amostragem totalizou 18 entrevistados, a população alvo
foram os liderados escolhidos de forma aleatória dos setores da própria
organização de acordo com a disponibilidade, sendo eles: Recursos Humanos (A),
Planejamento (B), Finanças (C) e Contabilidade (D); logo em seguida os
resultados foram gerados no Microsoft Excel . Através desta pesquisa pode-se
constatar ainda que não se encontram totalmente preparados para assegurar as
vantagens competitivas a sua respectiva organização, provando que os processos
de liderança podem ser aprimorados e que as empresas podem conquistar
resultados satisfatórios por meio de seus líderes.
Currently with globalization and high
competitiveness, many companies seek to conquer their space. Within this
reality, good leadership is essential for the organization to achieve its
goals. Considering these issues, the main objective of this monograph is to
investigate the impacts caused on the performance of the teams in the City
Hall, located in the Municipality of Igaci, state of Alagoas. The research had
an exploratory and descriptive action of a quali-quantitative approach, with
the need to characterize the influence that the leader causes, that is, the
impacts on the performance of its employees, so it happened in two phases:
Diagnosis and Development, relatively. In this way, the research was carried
out with the application of a questionnaire, consisting of 09 closed questions,
the size of the sample totaled 18 respondents, the target population were those
randomly chosen from the sectors of the organization itself according to
availability, namely: Human Resources (A), Planning (B), Finance (C) and
Accounting (D); then the results were generated in Microsoft Excel. Through this
research, it can be seen that they are not fully prepared to ensure competitive
advantages to their respective organization, proving that leadership processes
can be improved and that companies can achieve satisfactory results through
their leaders.
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Liderança.
Organizações.