A constituição intertextual do gênero meme da internet
A constituição intertextual do gênero meme da internet
<marcosviniciusarapiraca@gmail.com>
É sabido que todo o mundo, na
atualidade, está imerso em uma grande aldeia global, em virtude da ascensão
tecnológica e suas proliferações na sociedade. Dessa forma, surgem inúmeras
práticas comunicacionais e de interação social, implicando o aparecimento de
novos gêneros textuais nativos do meio digital. Este trabalho, localizado nos
estudos da Linguística Textual, objetiva situar a relação entre o gênero
textual Meme e as suas manifestações de intertextualidade presentes. A
etimologia do termo Meme, cunhada pelo etólogo Richard Dawkins, em 1976,
caracteriza-se abrangendo significados como os de imitação e de reprodução
informacional, além de sua ressignificação nos contextos virtuais de
comunicação. Destaca-se o conceito de intertextualidade e suas classificações,
assim como as possíveis manifestações desse fenômeno. O aporte teórico
utilizado sobre Gênero Textual, Memes e as Relações Intertextuais estão
concentrados em Marcuschi (2008), Koch e Elias (2008), Dawkins (2007), Recuero
(2009), Melo Junior; Morais e Santos (2020), Koch e Elias (2006), Koch; Bentes
e Cavalcante (2007), Samoyault (2008) e Cavalcante (2012). Esta pesquisa é de
natureza qualitativa, com análises de caráter descritivo e interpretativista.
Os resultados das análises apontam para a percepção das relações intertextuais
como fator primordial para a constituição do gênero textual e sua função
sociomunicativa. O gênero textual Meme constituído, plenamente, pela
intertextualidade está presente em diversas redes comunicacionais e contribui com
o compartilhamento de informações resultantes de uma produção textual com base
em outro(s) texto(s). Nesse sentido, esse trabalho poderá contribuir para os
estudos sobre Memes e os fenômenos linguísticos inerentes ao seu uso em
contextos sociais.
It is known that the entire world,
nowadays, is immersed in a large global village, due to the technological rise
and its proliferations in society. In this way, numerous communicational and
social interaction practices arise, implying the emergence of new textual
genres native to the digital environment. This work, located in the studies of
Textual Linguistics, aims to situate the relationship between the textual genre
Meme and its present manifestations of intertextuality. The etymology of the
term Meme, coined by ethologist Richard Dawkins in 1976, is characterized by
covering meanings such as imitation and informational reproduction, in addition
to its resignification in virtual communication contexts. The concept of
intertextuality and its classifications are highlighted, as well as the
possible manifestations of this phenomenon. The theoretical contribution used
on Textual Genre, Memes and Intertextual Relations are concentrated in
Marcuschi (2008), Koch and Elias (2008), Dawkins (2007), Recuero (2009), Melo Junior;
Morais and Santos (2020), Koch and Elias (2006), Koch; Bentes and Cavalcante
(2007), Samoyault (2008) and Cavalcante (2012). This research is qualitative in
nature, with descriptive and interpretive analysis. The results of the analyzes
point to the perception of intertextual relations as a primordial factor for
the constitution as a textual genre and its socio-communicative function. The
textual genre Meme, fully constituted by intertextuality, is present in several
communication networks and contributes to the sharing of information resulting
from a textual production based on other text(s). In this sense, this work may
contribute to studies on Memes and the linguistic phenomena inherent to their
use in social contexts.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Linguística textual.
Memes (Gênero textual).