A constituição intertextual do gênero meme da internet

A constituição intertextual do gênero meme da internet

Autor(a)
Fragoso, Marcos Vinícius Lúcio.
<marcosviniciusarapiraca@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
21/06/2022
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
66
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

É sabido que todo o mundo, na atualidade, está imerso em uma grande aldeia global, em virtude da ascensão tecnológica e suas proliferações na sociedade. Dessa forma, surgem inúmeras práticas comunicacionais e de interação social, implicando o aparecimento de novos gêneros textuais nativos do meio digital. Este trabalho, localizado nos estudos da Linguística Textual, objetiva situar a relação entre o gênero textual Meme e as suas manifestações de intertextualidade presentes. A etimologia do termo Meme, cunhada pelo etólogo Richard Dawkins, em 1976, caracteriza-se abrangendo significados como os de imitação e de reprodução informacional, além de sua ressignificação nos contextos virtuais de comunicação. Destaca-se o conceito de intertextualidade e suas classificações, assim como as possíveis manifestações desse fenômeno. O aporte teórico utilizado sobre Gênero Textual, Memes e as Relações Intertextuais estão concentrados em Marcuschi (2008), Koch e Elias (2008), Dawkins (2007), Recuero (2009), Melo Junior; Morais e Santos (2020), Koch e Elias (2006), Koch; Bentes e Cavalcante (2007), Samoyault (2008) e Cavalcante (2012). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com análises de caráter descritivo e interpretativista. Os resultados das análises apontam para a percepção das relações intertextuais como fator primordial para a constituição do gênero textual e sua função sociomunicativa. O gênero textual Meme constituído, plenamente, pela intertextualidade está presente em diversas redes comunicacionais e contribui com o compartilhamento de informações resultantes de uma produção textual com base em outro(s) texto(s). Nesse sentido, esse trabalho poderá contribuir para os estudos sobre Memes e os fenômenos linguísticos inerentes ao seu uso em contextos sociais. 

Abstract

It is known that the entire world, nowadays, is immersed in a large global village, due to the technological rise and its proliferations in society. In this way, numerous communicational and social interaction practices arise, implying the emergence of new textual genres native to the digital environment. This work, located in the studies of Textual Linguistics, aims to situate the relationship between the textual genre Meme and its present manifestations of intertextuality. The etymology of the term Meme, coined by ethologist Richard Dawkins in 1976, is characterized by covering meanings such as imitation and informational reproduction, in addition to its resignification in virtual communication contexts. The concept of intertextuality and its classifications are highlighted, as well as the possible manifestations of this phenomenon. The theoretical contribution used on Textual Genre, Memes and Intertextual Relations are concentrated in Marcuschi (2008), Koch and Elias (2008), Dawkins (2007), Recuero (2009), Melo Junior; Morais and Santos (2020), Koch and Elias (2006), Koch; Bentes and Cavalcante (2007), Samoyault (2008) and Cavalcante (2012). This research is qualitative in nature, with descriptive and interpretive analysis. The results of the analyzes point to the perception of intertextual relations as a primordial factor for the constitution as a textual genre and its socio-communicative function. The textual genre Meme, fully constituted by intertextuality, is present in several communication networks and contributes to the sharing of information resulting from a textual production based on other text(s). In this sense, this work may contribute to studies on Memes and the linguistic phenomena inherent to their use in social contexts. 

Orientador(a)
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Banca Examinadora
Me. Morais, Eduardo Pantaleão de.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Palavras-chave
Letras.
Linguística textual.
Memes (Gênero textual).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
789
Observações


Não foi possível exibir o PDF