Alfabetização: aprendizado da língua escrita orientação da BNCC
Alfabetização: aprendizado da língua escrita orientação da BNCC
<amanda_mayra16@hotmail.com>
Este trabalho tem como objetivo
principal analisar as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para
o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A BNCC (2017) é um
documento oficial de caráter normativo em nível nacional, que tem como objetivo
tornar o ensino e aprendizagem na educação básica no contexto curricular comum
para todos. Para desenvolver este trabalho, investigamos o ensino da escrita
através da alfabetização baseada pela BNCC. O trabalho se orienta pela
metodologia qualitativa, destacando as explicações da análise documental. Foi
necessário analisar os dados de forma processual, interpretativa e dinâmica.
Dessa forma, o trabalho está fundamentado nos pressupostos teóricos dos estudos
de: Koch & Elias (2010); Geraldi (2002); Pereira & Calsa (2007);
Braggio (2002); Lerner (2002); Zuculoto, 2001), entre outros. Para analisar o
aprendizado da escrita através da alfabetização, utilizamos como fonte
principal a BNCC (2017). O documento selecionado como fonte confirma que a
alfabetização deve ocorrer entre o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Assim,
durante a análise, identificamos uma questão importante sobre a alfabetização,
pois o documento orienta que esse processo ocorre a partir da transição da
Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para que essa transição ocorra, é
necessário um olhar específico do docente, identificando os saberes adquiridos
pela criança na etapa anterior.
This work has as main objective to
analyze the orientations of the Common National Base Curricular – BNCC for
teaching writing in the early years of elementary school. is an official
document of a normative character at the national level, which aims to make
teaching and learning in basic education in the curricular context common to
all. To develop this work we investigated the teaching of writing through
literacy guided by the BNCC. The work is guided by the qualitative methodology,
highlighting the orientations of the documentary analysis. It was necessary to
analyze the data in a procedural, interpretative and dynamic way. Thus, the
work is based on the theoretical assumptions of the studies of Koch and Elias
(2010); Geraldi (2002); Pereira and Calsa (2007); Braggio (2002); Lerner
(2002); Zuculoto, 2001) among others. To analyze the learning of writing
through literacy, we used BNCC (2017) as the main source. The document selected
as a source confirms that literacy must occur between the 1st and 2nd year of
elementary school. Thus, during the analysis, we identified an important issue
about literacy, as the document guides that this process occurs from the
transition from Early Childhood Education to Elementary Education. For this
transition to occur, a specific look from the teacher is necessary, identifying
the knowledge acquired by the child in the previous step.
Dr. Silva, Ricardo da.
Educação.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ensino de escrita.