Alfabetização: aprendizado da língua escrita orientação da BNCC

Alfabetização: aprendizado da língua escrita orientação da BNCC

Autor(a)
Costa, Amanda Mayra de Lima.
<amanda_mayra16@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
14/05/2022
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A BNCC (2017) é um documento oficial de caráter normativo em nível nacional, que tem como objetivo tornar o ensino e aprendizagem na educação básica no contexto curricular comum para todos. Para desenvolver este trabalho, investigamos o ensino da escrita através da alfabetização baseada pela BNCC. O trabalho se orienta pela metodologia qualitativa, destacando as explicações da análise documental. Foi necessário analisar os dados de forma processual, interpretativa e dinâmica. Dessa forma, o trabalho está fundamentado nos pressupostos teóricos dos estudos de: Koch & Elias (2010); Geraldi (2002); Pereira & Calsa (2007); Braggio (2002); Lerner (2002); Zuculoto, 2001), entre outros. Para analisar o aprendizado da escrita através da alfabetização, utilizamos como fonte principal a BNCC (2017). O documento selecionado como fonte confirma que a alfabetização deve ocorrer entre o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Assim, durante a análise, identificamos uma questão importante sobre a alfabetização, pois o documento orienta que esse processo ocorre a partir da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para que essa transição ocorra, é necessário um olhar específico do docente, identificando os saberes adquiridos pela criança na etapa anterior.

Abstract

This work has as main objective to analyze the orientations of the Common National Base Curricular – BNCC for teaching writing in the early years of elementary school. is an official document of a normative character at the national level, which aims to make teaching and learning in basic education in the curricular context common to all. To develop this work we investigated the teaching of writing through literacy guided by the BNCC. The work is guided by the qualitative methodology, highlighting the orientations of the documentary analysis. It was necessary to analyze the data in a procedural, interpretative and dynamic way. Thus, the work is based on the theoretical assumptions of the studies of Koch and Elias (2010); Geraldi (2002); Pereira and Calsa (2007); Braggio (2002); Lerner (2002); Zuculoto, 2001) among others. To analyze the learning of writing through literacy, we used BNCC (2017) as the main source. The document selected as a source confirms that literacy must occur between the 1st and 2nd year of elementary school. Thus, during the analysis, we identified an important issue about literacy, as the document guides that this process occurs from the transition from Early Childhood Education to Elementary Education. For this transition to occur, a specific look from the teacher is necessary, identifying the knowledge acquired by the child in the previous step.

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Eudes da Silva.
Dr. Silva, Ricardo da.
Palavras-chave
Alfabetização.
Educação.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ensino de escrita.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
402
Observações


Não foi possível exibir o PDF