A relação do comportamento sedentário com a qualidade de vida em estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca

A relação do comportamento sedentário com a qualidade de vida em estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca 

Autor(a)
Dantas, Jeremias dos Santos.
<jeremiassantos15@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
01/04/2022
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
38
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a prevalência do comportamento sedentário, a qualidade de vida e verificar uma possível associação entre o comportamento sedentário e a qualidade de vida em estudantes universitários do curso de Educação Física do campus de Arapiraca. Trata-se de um estudo transversal quantitativo, em que a coleta de dados foi realizada através de autopreenchimento via formulário online (Google forms), fez parte do questionário o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, situação socioeconômica, Questionário Internacional de Atividade Física e avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde. Acerca dos resultados, destacamos que dos 107 estudantes que participaram da pesquisa foi apurado que 87,1% tem um alto índice de comportamento sedentário enquanto que 12,9% tem índice baixo. Através da investigação dos dados obtidos pela pesquisa e realizado o teste entre os quatro domínios da qualidade de vida, o domínio físico, o psicológico, o das relações sociais e do meio ambiente, com o comportamento sedentário, foi constatado que não tem relação entre o comportamento sedentário e os domínios e a classificação total da qualidade de vida. Portanto, a partir da averiguação dos dados obtidos na pesquisa podemos afirmar que apesar de uma taxa elevada de comportamento sedentário e baixos níveis de qualidade de vida em todos os seus domínios, foi verificado que não teve relação entre essas variáveis, porém tais dados mostram que devemos nos preocupar com os universitários, já que esses comportamentos trazem risco para a saúde. 

Abstract

The present study aimed to analyze the prevalence of sedentary behavior, quality of life and to verify a possible association between sedentary behavior and quality of life in university students of the Physical Education course at the Arapiraca campus. This is a quantitative cross-sectional study, in which data collection was carried out through self-completion via an online form (Google forms), the Free and Informed Consent Form, socioeconomic status, International Physical Activity Questionnaire and evaluation were part of the questionnaire. quality of life by the World Health Organization. Regarding the results, we highlight that of the 107 students who participated in the research, it was found that 87.1% have a high rate of sedentary behavior while 12.9% have a low rate. Through the investigation of the data obtained by the research and the test carried out between the four domains of quality of life, the physical domain, the psychological domain, the domain of social relationships and the environment, with sedentary behavior, it was found that there is no relationship between the sedentary behavior and the domains and the total classification of quality of life. Therefore, from the investigation of the data obtained in the research, we can say that despite a high rate of sedentary behavior and low levels of quality of life in all its domains, it was found that there was no relationship between these variables, but such data show that We should be concerned about university students, as these behaviors pose a risk to health. 

Orientador(a)
Dr. Luz, Leonardo Gomes de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr. Cunha Júnior, Arnaldo Tenório da.
Me. Lima, Braúlio Patrick da Silva.
Palavras-chave
Indicadores de saúde.
Estudantes universitários.
Qualidade de vida.
Saúde.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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