Trato do tema lutas em aulas de educação física escolar: associação com a prática regular e com o acesso às lutas na graduação
Trato do tema lutas em aulas de educação física escolar: associação com a prática regular e com o acesso às lutas na graduação
<plinio.silva@arapiraca.ufal.br>
As artes marciais são entendidas como as diversas possibilidades de sistematização de treinamento para combate, vinculados a uma cultura regional e filosofia de vida, sendo atualmente muito praticadas como esporte de rendimento. Partindo da premissa presente na legislação vigente, mais especificamente na BNCC 2017 (Base Nacional Curricular Comum), que afirma que o professor de educação física não precisa ser atleta ou graduado em artes marciais para tratar desse conteúdo em suas aulas, O presente estudo é um recorte de uma pesquisa quantitativa mais ampla, tendo como campo de pesquisa escolas públicas de Arapiraca e região circunvizinha, no Estado de Alagoas, Brasil. Este artigo visa analisar a associação existente entre três elementos, sendo eles: a prática regular de lutas por professores de educação física e o acesso que estes professores tiveram às lutas durante a graduação com a possibilidade de estes docentes escolherem abordar as lutas em aulas de educação física. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado questionário fechado com questões de múltipla escolha. Este artigo, por meio de sua pesquisa, revela o impacto da prática e do acesso às lutas na graduação com a opção dos docentes em ministrar aulas de lutas dentro das escolas.
Dr. Luz, Leonardo Gomes de Oliveira.
Luta (Esporte).
Esportes escolares.