Projeto Pertencer: proposta de implantação de uma escola de ensino infantil, na zona rural de Estrela de Alagoas - AL
Projeto Pertencer: proposta de implantação de uma escola de ensino infantil, na zona rural de Estrela de Alagoas - AL
<itala.aquino@gmail.com>
É fundamental que a criança tenha intrínseco o sentimento de pertencer ao ambiente educacional, pois o espaço escolar pode influenciar diretamente no processo de formação social e cultural. Um ambiente adequado, proporciona um aprendizado de qualidade, para que a criança tenha a oportunidade de se desenvolver, se relacionar e conviver fora do seio familiar, adquirindo novas habilidades essenciais para formação humana, além das aptidões cognitivas e motoras. A Escola Municipal João Fausto de Araújo, objeto deste estudo, possui um terreno com área reduzida e uma estrutura precária que compõe o espaço o escolar, além disso um dos seus principais problemas é o emparedamento na infância, na qual não existe atualmente na escola ambientes externos para circulação, convivência e aprendizado das crianças. Estes fatores impossibilitaram uma possível reforma da edificação, sendo viável a implantação de uma nova Escola de ensino Infantil, no mesmo local. A escola foi estruturada para que as crianças possam circular livremente, foram implantadas aberturas adequadas para circulação de ventilação e luz natural nos ambientes internos; além disto, para proporcionar uma permanência confortável nestes ambientes, soluções acústicas foram implementadas. As formas retilíneas foram predominantes no projeto, para que a edificação não destoasse da paisagem local, apesar disto, alguns ambientes receberam formas mais orgânicas. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma dinâmica com as crianças, para compreender a visão que elas têm sobre a estrutura que a escola possui, foi observado ainda o cotidiano da comunidade escolar e da localidade. Com base nisso, foram analisadas quatro abordagens pedagógicas e retiradas delas as recomendações mais apropriadas para um espaço com educação recreativa, eficaz e diretrizes. Portanto, após o levantamento foi desenvolvido o projeto preliminar, com os ambientes integrados a natureza, com conforto ambiental e acessibilidade.
It is essential that the child has the intrinsic feeling of belonging to the educational environment, as the school space can directly influence the process of social and cultural formation. An adequate environment provides quality learning, so that the child has the opportunity to develop, relate and live outside the family, acquiring new essential skills for human formation, in addition to cognitive and motor skills. The João Fausto de Araújo Municipal School, object of this study, has a land with a reduced area and a precarious structure that makes up the school space, in addition one of its main problems is the walling in childhood, in which there are currently no environments in the school. external spaces for children's circulation, coexistence and learning. These factors prevented a possible renovation of the building, making it feasible to implement a new kindergarten school in the same location. The school was structured so that children can move freely, adequate openings were installed for the circulation of ventilation and natural light in the internal environments; in addition, to provide a comfortable stay in these environments, acoustic solutions were implemented. Rectilinear shapes were predominant in the project, so that the building would not clash with the local landscape, despite this, some environments received more organic shapes. For the development of this work, a dynamic was carried out with the children, to understand the vision they have about the structure that the school has, the daily life of the school community and the locality was also observed. Based on this, four pedagogical approaches were analyzed and the most appropriate recommendations for a space with recreational, effective education and guidelines were taken from them. Therefore, after the survey, the preliminary project was developed, with environments integrated with nature, with environmental comfort and accessibility.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Ambiente escolar.
Desemparedamento infantil.
Espaço escolar - Natureza.
Projeto Pertencer - proposta de implantação de uma escola de ensino infantil, na zona rural de Estrela de Alagoas - AL.pdf
APENDICE B - PLANTA DE SITUAÇÃO.pdf
APENDICE C - PLANTA DE LOCAÇÃO E COBERTA.pdf
APÊNDICE D – PLANTA BAIXA COM LAYOUT.pdf
APÊNDICE E – PLANTA BAIXA SEM LAYOUT.pdf
APÊNDICE F – CORTES AA’, BB’ E CC’.pdf
APÊNDICE G – FACHADAS DOS BLOCOS.pdf