Ensino de português para estrangeiros: (re)conhecendo dificuldades e crenças de falantes asiáticos

Ensino de português para estrangeiros: (re)conhecendo dificuldades e crenças de falantes asiáticos

Autor(a)
Alves, Kelmany Maria de Holanda.
<kelmany.maria@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
14/06/2022
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
17
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Ensinar Português como língua estrangeira (PLE) é desafiador, haja vista as especificidades dessa vertente. Quando os alunos são falantes de línguas distantes, como as línguas asiáticas, esse desafio se amplia, pois as diferenças linguísticas e culturais são consideráveis. Neste trabalho, buscamos reconhecer características de aprendizagem de oito colaboradores, falantes de Mandarim, Japonês e Tétum, visando levantar suas práticas, assim como crenças sobre o Português e sobre aprender Português. Esse levantamento qualitativo e descritivo tem como objetivo mais amplo, o de elaborar, posteriormente, material didático que prime pelas especificidades destes falantes. Pelo viés da Linguística Aplicada, sobretudo em seu caráter interdisciplinar, usamos teóricos como Almeida Filho (1993), Barcelos (2001), Mendes (2004, 2015), Batista e Alarcon (2012), entre outros, como bases para nossas análises e suporte para nossas reflexões e considerações finais. 

Abstract

Teaching Portuguese to foreigners is challenging, given the specificities of this aspect. When the students are speakers of distant languages, such as Asian languages, there is an increasing in this challenge, because the linguistic and cultural differences are considerable. In this paper, we recognize the learning characteristics of eight collaborators, speakers of Mandarin, Japanese and Tetum, in order to survey their practices, as well as their beliefs about Portuguese and about learning Portuguese. This qualitative and descriptive survey has the broader objective of later elaborating didactic material that takes into account the specificities of these speakers. From the perspective of Applied Linguistics, especially in its interdisciplinary character, we use theorists such as Almeida Filho (1993), Barcelos (2001), Mendes (2004, 2015), Batista and Alarcon (2012), among others, as the basis for our analyses and support for our reflections and final considerations. 

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Botelho, Bruna Silvério.
Dr. Lima, Rosangela Nunes de.
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem.
Linguística e línguas.
Português como Língua Estrangeira (PLE).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
319
Observações


Não foi possível exibir o PDF