Tecnologia e educação: o uso de sistemas de gestão escolar nas escolas públicas de Ensino básico de Penedo - AL
Tecnologia e educação: o uso de sistemas de gestão escolar nas escolas públicas de Ensino básico de Penedo - AL
<thiagodeividdossantos@yahoo.com.br>
O presente trabalho busca proporcionar uma discussão sobre a importância do uso de sistemas de gestão escolar na área educacional. Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar o uso dos sistemas de gestão escolar como ferramenta auxiliadora e facilitadora nos processos que envolvem a gestão escolar nas escolas de ensino básico do município de Penedo, Alagoas. Para obter um melhor resultado, utilizou-se a pesquisa de caráter exploratório, a fim de buscar maior familiaridade com o tema, o que possibilitou descrever um histórico sobre a educação, desde os primeiros relatos até a forma como é conhecida atualmente. Além disso, apresentou-se também um breve histórico da evolução da tecnologia de informação, sua interação no processo de gestão escolar, além de uma descrição dos sistemas de gestão escolar utilizados nas escolas de ensino básico de Penedo-AL. Assim, a partir das informações obtidas através de levantamento bibliográfico por meio de pesquisas em livros, monografias, publicações em revistas e artigos científicos, pôde-se traçar o público-alvo para aplicação de questionários, a fim de obter resultados que contribuíssem para o alcance do objetivo deste estudo. Constatou-se, portanto, a importância do uso dos sistemas de gestão escolar no gerenciamento do ensino, os quais oferecem dados seguros e precisos para a tomada de decisão e processos mais rápidos e disponíveis em qualquer lugar a todo tempo.
The present work seeks to provide a discussion about the importance of using school management systems in the educational area. So, this work aims to analyze the use of school management systems as an auxiliary and facilitating tool in the processes that involve school management in basic education schools in the municipality of Penedo, Alagoas. To obtain a better result, an exploratory research was used, in order to seek a greater familiarity with the subject, which made it possible to describe a historic of education, from the first reports to the way it is known today. Besides, a brief historic of the evolution of information technology was also presented, its interaction in the school management process, as well as a description of the school management systems used in basic education schools in Penedo-AL. So, from the information obtained through a bibliographic survey with research in books, monographs, publications in journals and scientific articles, was possible to trace the target audience for the application of questionnaires, in order to obtain results that would contribute to the reach of the objective of this study. Therefore, the importance of using school management systems in the education management, which offer safe and precise data for decision-making and faster processes, available anywhere at all times, was verified.
Me. Barros, Petrúcio Antônio Medeiros.
Gestão escolar - Software.
Tecnologia e educação.