As contribuições do lúdico no ensino de números e operações em uma turma do quarto ano do Ensino fundamental

As contribuições do lúdico no ensino de números e operações em uma turma do quarto ano do Ensino fundamental

Autor(a)
Santos, Lorranny Alves dos.
<lorrannyalves@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
12/11/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
15
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar como os jogos matemáticos contribuem para o aprendizado de números e operações com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Baseado nos aspectos teóricos desenvolvidos anteriormente por profissionais da área como, por exemplo, Piaget (1998), Vygotsky (1998), Carvalho (2009) e Moura (2013); PCN (1997) entre outros; que desenvolveram pesquisas sobre as formas de utilização do lúdico em sala de aula em situações de aprendizagem através dos jogos pedagógicos e que comprovadamente, conseguiram resultados significativos no despertar do interesse dos alunos. Baseado também em uma experiência vivida em sala de aula, na disciplina Saberes e Metodologia do Ensino da Matemática II, ministrada durante o 9º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas-UFAL e visou principalmente justificar a importância da inclusão de jogos lúdicos na aprendizagem, onde foi feita uma pesquisa-ação sobre o ensino tradicional. Podendo assim evidenciar a eficácia da forma lúdica de ensino. Assim, este trabalho pretende responder a seguinte pergunta: Como os jogos matemáticos contribuem para o aprendizado de números e operações de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental? Para seu desenvolvimento utilizamos a pesquisa qualitativa através das orientações da pesquisa-ação, porém ao mesmo a discussão teórica nos remete a identificar as contribuições dos jogos no ensino do raciocínio logico de alunos dos anos iniciais. As atividades propostas estão voltadas para conteúdos específicos e para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino. 

Abstract

This paper aims to identify how mathematical games contribute to the learning of numbers and operations of 4th grade students. Based on the theoretical aspects previously developed by professionals in the field, such as Piaget (1998), Vygotsky (1998), Carvalho (2009) and Moura (2013); PCN (1997) among others; who developed research on ways of using the classroom in situations of learning through games and that have proven to achieve significant results in arousing the interest of students. Also based on an experience lived in the classroom, discipline Knowledge and Methodology of Mathematics Teaching II, taught during the 9th period of the Pedagogy course at the Federal University of Alagoas-UFAL and aimed mainly to justify the importance of including playful games in learning, where an action research was done on traditional teaching. It can thus highlight the effectiveness of the playful form of teaching. Thus, this paper aims to answer the following question: How do mathematical games contribute to the learning of numbers and operations of 4th grade students? For its development we use qualitative research through the orientations of action research, but at the same time the theoretical discussion leads us to identify the contributions of games in the teaching of logical reasoning of early years students. The proposed activities are focused on specific content and on the development of the logical reasoning of students of the 4th grade of elementary school in a public school. 

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Me. Vitorino, Anderson Francisco.
Ma. Pinheiro, Ingrid Kelly Alves dos Santos.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Educação.
Aprendizagem lúdica.
Raciocínio lógico - Jogos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
302
Observações


Não foi possível exibir o PDF